quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Uma voz na noite - Sandra Brown [Opinião]


Título: Uma voz na Noite
Autor: Sandra Brown
N.º de Páginas: 450
PVP: 17€

Para Paris Gibson, o seu popular programa de rádio nocturno é ao mesmo tempo uma fuga e o seu contacto real com o mundo exterior.
Desde que se mudou para Austin para mitigar a dor dos passados erros trágicos, Paris leva uma vida solitária, ganhando vida apenas quando apresenta o seu programa. Para os ouvintes fiéis, é uma amiga sensata e de confiança, que não só acede aos seus pedidos de música, como ouve também os seus problemas e, ocasionalmente, dá conselhos. O mundo de isolamento de Paris é, porém, gravemente ameaçado quando um ouvinte - um homem que se identifica apenas como «Valentino» - lhe diz que os conselhos que deu à mulher que ele ama a levaram a abandoná-lo e que agora ele próprio pretende vingar-se. Primeiro, planeia matar a rapariga, que já raptou, dali a 72 horas, e a seguir virá atrás de Paris.
Com a ajuda da polícia de Austin, Paris entra numa corrida contra o tempo, num esforço para encontrar Valentino antes de ele poder cumprir a ameaça de matar - e de matar de novo. Para seu espanto, descobre que uma das pessoas com quem tem de trabalhar é o psicólogo criminal Dean Malloy, um homem com quem partilha um passado que teve um efeito catastrófico na vida de ambos. A sua presença desperta paixões antigas, obrigando Paris a confrontar as memórias dolorosas que tentava esquecer. Enquanto o relógio continua a avançar, e as ameaças de Valentino de se aproximar se vão tornando realidade, Paris vê-se de repente obrigada a lidar com um assassino que, afinal, pode não ser um desconhecido.
A minha opinião:
Nunca tinha lido qualquer livro de Sandra Brown, mas fiquei rendida a esta autora. “Uma voz na noite” relata um caso de pedofilia, da sexualidade na adolescência, na rebeldia dos jovens, mas também uma estória trágica que envolve a locutora de rádio Paris Gibson, Jack, o seu namorado, já falecido e o amigo de ambos Dean, que Paris já não via há alguns anos. Um estranho telefonema para o seu programa de rádio de um suposto sequestrador denominado “Valentino” vai colocar Paris no caminho de Dean para tentar descobrir uma macabra estória de sequestro, violação e abuso de menores.
Sandra Brown revela que muitas vezes o perigo pode estar mais próximo do que imaginamos e que um abusador nem sempre é aquilo que parece. Muitas vezes os homens mais suspeitos são pessoas completamente normais enquantos que pessoas reputadas e com uma profissão acima de qualquer suspeita podem ser os verdadeiros fascínoras. Por outro lado, também nos dá conta de que as aparências também contam para muita gente, dando vida ao juíz Kemp, pai da desaparecida, que com medo que a notícia sobre a sua filha saia na comunicação social prefere não apresentar queixa e deixar com que ela apareça em casa como sempre tem feito. Depois há aindo o outro lado, o lado dos polícias corruptos, neste caso, polícias que se “desculpam” no trabalho camuflado para também eles se aproveitarem da impetuosidade dos jovens estudantes e assim também dar umas escapadinhas. Gostei bastante desta autora e estou curiosa para ler mais dela.

1 comentário:

Landslide disse...

Olá Maria, também já o li e adorei. Devias experimentar o "Calafrio", também da Sandra Brown, é muito bom.

WOOK - www.wook.pt