O novo romance de David Nicholls, Um Dia, lançado em Agosto deste ano pela Civilização Editora, acaba de ganhar um dos mais importantes prémios dos Galaxy National Book Awards, o Popular Fiction Book of the Year. O livro tinha por concorrentes títulos de autores tão conceituados como Jilly Cooper, Dorothy Koomson ou Phillippa Greggory – publicada em Portugal também pela Civilização.
Assim que foi lançado no Reino Unido, Um Dia entrou directamente para o número um do top de vendas – em Portugal, atingiu, desde logo, os top de vendas nacionais. A crítica, na altura, não podia ser mais unânime a caracterizar a sua obra. “É raro encontrar um romance que aborde o passado recente de forma tão competente… É difícil encontrar personagens tão bem construídas como estas e não reconhecer o talento do escritor que as criou”, escreveu na altura o The Guardian.
David Nicholls nasceu em 1966 em Eastleigh, Hampshire. Estudou teatro antes de se dedicar a escrita. De entre os seus êxitos televisivos destacam-se a terceira série de Cold Feet, Rescue Me e I Saw You, bem como uma muito elogiada versão moderna de Much Ado About Nothing e uma adaptação de Tess of the D’Ubervilles, ambas para a BBC.
Além de romances, David Nicholls escreve guiões para cinema e televisão, e já foi duas vezes nomeado para os prémios BAFTA. O seu primeiro romance e bestseller, Starter for Ten, foi seleccionado para o Richard and Judy Book Club em 2004 e adaptado para o cinema em 2006 (em Portugal com o nome Concurso Viciado). O argumento do filme foi escrito pelo próprio David Nicholls e a personagem principal foi interpretada por James McAvoy.
1 comentário:
eu gostei imenso deste livro :D e o filme sai para o ano que vem
Enviar um comentário