quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PR - Bubok lança edição bilingue do livro "Circo Vicioso", de João Lopes Marques, em Portugal e Espanha


A edição bilingue do livro “Circo Vicioso”, do famoso blogger João Lopes Marques, é uma estreia para a auto-publicação Ibérica, com o livro a ter um lançamento conjunto para Portugal e Espanha na Fundação Rei Afonso Henriques, em Zamora.

Hoje à noite quando João Lopes Marques apresentar o seu mais recente livro de micro-contos terá ao seu lado, em Zamora, Alexandre Lemos, o Country Manager da Bubok em Portugal, para saudar este avanço da auto-publicação para o formato Ibérico. Uma comunidade maior de autores e leitores que pode ser compreendida juntando os mais de 48 mil autores e cerca de 183 mil livros publicados nas plataformas espanhola e portuguesa da editora líder em auto-publicação na nossa Península.

A obra reúne mais de uma centena de micro-contos que encerram grandes histórias ibéricas em poucas palavras e representa o segundo volume de uma colecção publicada pela Bubok.Pt em colaboração com a Blablabla Media. A maioria dos micro-contos já foram publicados no blog do autor, mas o livro incluí também contos inéditos. O livro está disponível nas livrarias online da Bubok.Pt e Bubok.Es.

Segundo João Lopes Marques, a “saga de mil micro-contos especialmente dedicados aos que há muito se desmotivaram pelas histórias da carochinha” enquadra-se num novo género literário, filho da “falta de tempo para ler e, sobretudo, da impossibilidade de contar todas as histórias que nos (me) atropelam a mente”.
A escrita de micro-contos surgiu, na vida do autor e jornalista, como resultado da fugacidade do tempo aliado à sua presença nas redes sociais. Como refere João Lopes Marques, “as redes sociais reiteraram o poder da criação livre”. Alexandre Lemos, Country Manager da Bubok em Portugal, acrescenta que “embora o micro-conto não sendo um género literário, a evolução da tecnologia e a aparição do Facebook, do Twitter e dos SMS, tornou o particularmente relevante. Autores e leitores estão a aprender a comunicar-se com menos palavras e, sem dúvida que este fenómeno atrai cada vez mais pessoas. É a prova de que a tecnologia pode ser uma ferramenta para difundir e promover a literatura”.


Sobre o autor:
João Lopes Marques é jornalista e autor dos romances "O Homem que queria ser Lindbergh" e "Terra Java" (Oficina do Livro). Para além das crónicas para a "Rotas & Destinos", "Eesti Ekspress" e "Naistemaailm", escreve os guiões do programa "Cuidado com a Língua!", na RTP. Reside actualmente em Tallin, na Estónia.

A edição bilingue do “Circo Vicioso” vai ser apresentada na Fundação Rei Afonso Henriques, uma instituição dedicada a fomentar o desenvolvimento económico e cultural e o intercâmbio entre Portugal e Espanha.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt