quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Porto Editora lança a 23 de Setembro Dez Mil Guitarras, o mais recente romance de Catherine Clément

Título: Dez Mil Guitarras
Autor: Catherine Clément
Tradução: Isabel St-Aubin
N.º de Págs.: 368
Capa: mole
PVP: 17,50 €

A Porto Editora informa que dia 23 de Setembro estará nas livrarias o novo romance de Catherine Clément, autora reconhecida pelos leitores portugueses desde a publicação dos sucessos A Senhora, Por Amor da Índia ou A Viagem de Théo.
Inspirada por uma visita a Portugal e pelo misticismo em torno de D. Sebastião, o Desejado, Catherine Clément brinda-nos com um novo romance que destaca novamente o nosso país. Baseado em factos históricos que giram em torno de soberanos cristãos e mouros, Dez Mil Guitarras está envolto em mistério, exotismo e excentricidade. Narrada por diferentes personagens, um deles um rinoceronte que viajou da Índia até Lisboa para ser oferecido ao rei D. Sebastião, esta é uma obra que sem dúvida irá agradar aos fiéis seguidores de Catherine Clément e cativar ainda mais leitores.
A autora, cuja obra já está traduzida em 24 línguas, vai estar em Lisboa de 22 a 24 de Setembro para contactos com a imprensa.

O enredo:

Marrocos, 1578: dez mil guitarras jazem ao abandono no campo de batalha de Alcácer-Quibir. D. Sebastião desapareceu. Morto ou vivo? Há quem espere por ele…
Ao contar-nos essa espera, Catherine Clément oferece-nos uma truculenta galeria de retratos de uma Europa em mutação: o peso dos Habsburgo, a violência das guerras religiosas, a loucura do Imperador da Áustria, a rebelião da jovem rainha Cristina da Suécia e a sua paixão por Descartes.
Composto como uma ópera, pleno de fantasia e de verdades pouco conhecidas, o romance dá voz a personagens memoráveis, como esse famoso rinoceronte - que atravessou a Índia a toda a amargura e que, depois de ter navegado de Goa para Lisboa, se encontra enjaulado para deleite de soberanos: um jovem rei português, um velho rei de Espanha, um imperador alquimista, uma rainha bárbara.
Catherine Clément retoma em Dez Mil Guitarras a veia romanesca dos seus grandes sucessos: A Senhora, Por Amor da Índia ou A Viagem de Théo.

A autora:
Filósofa e romancista, Catherine Clément nasceu em 1939, em Paris. Depois de ter publicado obras de filosofia, antropologia e psicanálise, converteu-se, com grande sucesso, à ficção. Entre os seus romances mais populares contam-se A Senhora, Por Amor da Índia, A Valsa Inacabada, A Rameira do Diabo, A Viagem de Théo e O Último Encontro. A sua obra está hoje traduzida para 24 línguas.

Críticas:
«Um fresco histórico barroco e apaixonante.» - Le Nouvel Observateur
«Um livro que atrairá os leitores que gostam de grandes frescos históricos.» - Le Monde
«Fazendo uso de uma voz única – a voz de um rinoceronte que pertenceu a vários soberanos –, Catherine Clément insinua-se com liberdade e humor na intimidade dos aposentos reais, mas também no vazio que separa a história da lenda.» - Le Magazine Littéraire
«Catherine Clément convoca reis, cardeais e artistas num romance verdadeiramente popular.» - Marianne

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt