domingo, 19 de setembro de 2010

As raparigas que sonhavam ursos - Margo Lanagan [Opinião]


Título: As raparigas que sonhavam ursos
Autor: Margo Lanagan
Editora: Guerra & Paz

PVP: 18, 50€

O livro de estreia de Margo Lanagan em Portugal já está nas livrarias. As Raparigas Que Sonhavam Ursos conta uma comovente história de viagens e transformações de três raparigas, que oscila entre a realidade e o mito, a natureza e a magia. Liga vive num céu pessoal, que lhe foi dado em troca da sua vida terrena, em compensação pelo seu sofrimento enquanto adolescente. As suas duas filhas crescem, neste mundo harmonioso, protegidas da violência e dos preconceitos. No entanto, as fronteiras entre o refúgio de Liga e o lugar de onde ela tinha fugido começam a ceder…
Num romance de grande intensidade emocional, Margo Lanagan explora a maldade e a doçura e mostra a magia de viver com as duas.

A minha opinião:
As Raparigas que sonhavam ursos é um livro comovente da história de Liga, uma jovem infeliz que, após a morte da mãe, é violada quase diariamente pelo pai e fica grávida deste. Numa primeira gravidez o pai ainda consegue fazer com que aborte, no entanto, após novas violações, Liga volta a engravidar e acaba por conseguir ter o bebé porque entretanto o pai morre. Mas não se pense que a vida desta jovem de 15 anos se vai tornar fácil. Logo que tem a sua bebé, Branza, Liga é violada por um grupo de rapazes e, sem saber, fica grávida novamente. Urdda é a sua segunda filha, completamente diferente da primeira.
É aí que Liga e as filhas têm uma espécie de viagem no espaço. Viajam para um local bem mais bonito do que o anterior, onde todas as pessoas são unidas e se tratam bem e onde Liga vive na plenitude. Um espaço para onde, de vez em quando, viajam ursos que são pessoas. E mesmo transformados em ursos essas personagens não querem voltar ao lugar de onde vieram.
Porém, a curiosidade de Urdda pelo desconhecido, leva-a a seguir os ursos por forma a saber como é que eles passam para o outro lado. Até que um dia, o seu intento se transforma em realidade. Finalmente Urdda consegue transpor a barreira do espaço e conhece o rapaz/urso que conhecera outrora.
É neste local que Urdda gosta de estar, ao contrário de Liga e Branza. E é aqui que, provavelmente o lugar onde sua mãe é o lugar do desejo do seu coração, um lugar só possível de chegar por intermédio da bruxa Lady Annie, pessoa capaz de fazer com que a pessoa se transporte para outro mundo.
Ao longo do livro encontramos personagens caricatas como o anão Collaby, um homem tão ambicioso que depois de descobrir que no espaço onde vive Liga os objectos se transformam em ouro, “transporta-se” sempre que acha conveniente até que é comido por Teasel Wurldge tranformado em urso. Encontramos também Ramstrong, o urso que as irmãs vêem e que é meigo, carinhoso e muito brincalhão. Personagens fortes que vamos encontrando ao longo do livro que nos fazem transportar também para este mundo real e ficcionado.
Apesar de não ser grande amante de literatura fantástica, como aliás tenho vindo a referir, desde logo que apaixonei por esta história escrita por Margo Lanagan e me foi surgindo cada vez mais curiosidade para ler mais do que a sinopse mostra.

Excerto:
“É melhor estar a salvo do que arrependermo-nos. E a salvo é o que eu estou aqui, nesta casa e nesta vida.” - Liga
“A única coisa que as pessoas lá na minha terra fazem é sorrir e sorrir e ser boazinhas, e nunca querem ir a lado nenhum, nem fazer nada de novo. É tremendamente aborrecido.” - Urdda

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt