segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Novidades Camões & Companhia para Agosto

Título: Passos Perdidos
Autor: Alejo Carpentier
Género: Lit. Contemporânea
Palavras-chave: Música, Selva, Realismo mágico, Procura pelas origens
Tradutor: António Santos
Páginas: 224
Tiragem: 2500
PVP: 18,97 €
Data de Lançamento: 06 de Agosto de 2010

Um livro estimulante, quase mítico. Representativo daquilo a que o próprio Alejo Carpentier chamou “o real maravilhoso americano”, este romance constitui uma busca das origens, a procura de uma Idade de Ouro perdida. A personagem central dispôe-se a subir Orenoco, na Venezuela, em busca de um tempo primordial, tentando assim alcançar as raizes da vida. Desfilam nesta obra os mineiros dos campos de petróleo, os padres missionários, os vaqueiros, os astrólogos, as prostitutas em busca do El Dorado, os índios dos lugares visitados, os espirítos, os rituais, as histórias e os mitos de um tempo em que um homem branco ainda não pisara o continente americano.
Para Carpentier, a América é um repto de um “novo mundo” apressadamente entrevisto por viajantes e poetas, poucas vezes correctamente apreendido.

Sobre o autor:
Alejo Carpentier (Havana, 1904 - 1980)Abordou a realidade americana, descobrindo a magistralidade de um continente onde o maravilhoso se podia encontrar a cada passo. Escritor universal, proporcionou uma nova linha criativa que transcende a sua narrativa, indicando novos caminhos para a literatura. Considerado um dos criadores do Realismo Mágico, foi inspiração para Gabriel García Márquez, e muitos outros escritores latinoamericanos. jornalista, musicólogo e crítico de arte, Carpentier permitiu uma comunicação entre o velho continente e a América em matéria de cultura. Ganhou prémios como Melhor Livro Estrangeiro, Prémio Mundial Cino del Duca, Honororary Fellow, Prémio Miguel de Cervantes, Prémio Médicis Étranger, o mais alto reconhecimento com que França galardoa os escritores estrangeiros.

Título: Melincué
Autor: María Cecilia Muruaga
Género: Lit. Contemporânea
Palavras-chave: Vida, Morte, Traição, Argentina, Amor
Tradutor: Patricia Gomes
Páginas: 160
Tiragem: 800
PVP: 16,96 €
Data de Lançamento: 06 de Agosto de 2010

Os filhos do morto, a mãe dos filhos do morto, a criada da mãe dos filhos do morto e, naturalmente, o morto antes de morrer: todos contam partes de uma história que dura mais de trinta anos e tem mortos no começo, no meio e no fim, e que mais do que tudo é uma história de amor. Do amor entre um pai e os seus filhos, do amor devoto de uma filha ao seu pai, e do amor transparente entre dois amigos.
Esta é a atracção anedótica deste livro, potenciada pelo talento da escrita de Maria Cecilia Muruaga que, na sua surpreendente primeira novela, usa uma prosa reflexiva e madura, com um fino conhecimento da arte de narrar e permite que os contraditórios sentimentos dos personagens de Melincué invadam e interpelem os dos seus leitores de forma inesquecível.

Sobre a autora:
María Cecilia Muruaga nasceu na Argentina a 30 de Janeiro de 1963. Tirou o curso de Letras na Universidade Nacional do Rosário, onde trabalha actualmente.Publicou o romance Melincué (Primeiro Prémio no Concurso Manuel Musto 2004) e a crónica El Canal San Urbano (2008).

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt