segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A menina que não sabia ler - John Harding [Opinião]

-->
Título: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
N.º de Páginas: 288
Editora: Livros d'Hoje
Colecção: Ficção Clássica
Ano de Edição: 2010
PVP: 14€

1891. Nova Inglaterra. Numa mansão distante e decadente, onde nada é o que parece, dois irmãos são deixados à mercê de criados e regras ditadas por um tio negligente. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias a tomar conta do seu irmão mais novo Giles e a deambular pelos corredores, numa rotina entediante e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra na mansão um lugar proibido: uma biblioteca fechada e empoeirada, pela qual se apaixona. Mas naquela casa existem segredos sombrios que não deveriam ser revelados. Porque é que Florence sonha sempre com uma mulher misteriosa que insiste em ameaçar o seu irmão? Que segredo esconde a nova preceptora e porque Florence tem dela um medo sobrenatural? E porque é que o seu tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa de encontrar muitas respostas – sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas daquele mundo literário.

A minha opinião:
Florence é inteligente, solitária e amante de livros. Giles, seu meio-irmão, é ingénuo, influenciável e muito imaturo. Estas duas crianças estão sozinhas, praticamente abandonadas à sua sorte e cuidadas por criados que pouco conhecem a história da sua família.
A única ordem que os criados têm é de não ensinar Florence a ler, pedido esse feito pelo seu tutor, um tio que a criança nunca conheceu.
No entanto, a curiosidade da jovem Florence pelo conhecimento leva-a a descobrir a biblioteca existente na casa onde vive e acaba por aprender a ler sozinha, enredando-se no mundo maravilhoso dos livros, conhecendo Poe, Shakespeare, Walter Scott, Janes Austen, Dickens, Withman... Aí se isola e passa a maior parte do dia, sobretudo quando Giles é enviado para um colégio interno.
Porém, o seu meio-irmão regressa a casa pouco tempo depois, por não se adaptar ao ensino e aos seus colegas. É aí que surge uma preceptora nas suas vidas. A primeira morre afogada, mas logo surge uma segunda, Miss Taylor, bastante misteriosa que deixa aterrada Florence que começa a descobrir muitas coisas a seu respeito.
Uma delas é o seu desejo de desaparecer com Giles. Será que o mundo que vive nos livros passou para a sua realidade? Ou será que a própria Florence se está a deixar influenciar pelas histórias que lê diariamente? Um livro espantoso que nos deixa enredados na trama de John Harding. Fenomenal!


4 comentários:

ludmilla disse...

Parece otimo o livro ,,,otimaa a sua resenha vou colocar na minha lista ...bjokasss

ludmilla disse...

Parece otimo o livro ,,,otimaa a sua resenha vou colocar na minha lista ...bjokasss

Borboleta disse...

A historia pareceu-me bastante interessante, fiquei com curiosidade de ler este livro

Maria Manuel Magalhães disse...

Obrigada Ludmilla :).
O livro também ajudou bastante na opinião. É um livro fantástico.

Borboleta acho que não ficará arrependida de o ler. Eu adorei.

WOOK - www.wook.pt