sexta-feira, 16 de julho de 2010

Planeta sugere... Cremes, óculos de sol, roupa, sapatos e...livros!

Entre a roupa de banho, o pijama, os produtos de higiene pessoal, os calções, os vestidos e os chinelos há sempre espaço para os livros na mala de viagem. Companhia ideal na praia ou no campo, qualquer que seja o país de destino ou a duração das férias, os livros nunca ficam de fora. Agradável entre banhos, de manhã cedo ou à noitinha, a leitura complementa o lazer e aumenta o deleite dos merecidos dias de descanso.

Porém, como a mala de viagem não tem o tamanho da estante lá de casa, há que seleccionar bem os livros que se levam. Mas se para escolher a roupa e o calçado é preciso conhecer o tempo e as características climáticas do local para onde vai, seleccionar os livros é menos complicado.

E para que se torne ainda mais fácil, a Planeta sugere alguns títulos infalíveis: Provas Manipuladas, A Aia da Rainha, O Vermelho e o Verde, A Coragem de Uma Mãe, O Livro de Feitiços de Deliverance Dane, O Livro Inacabado de Dickens e Contra o Vento.

O Livro de Feitiços de Deliverance Dane proporcionará ao leitor uma viagem no tempo até ao período dos julgamentos de Salem e a um dos capítulos mais tenebrosos da história dos EUA. Katherine Howe, a autora, é descendente directa de duas mulheres condenadas à morte sob acusações de bruxaria.

O Livro Inacabado de Dickens, por sua vez, baseado em factos e em personagens reais fará o leitor viajar mais uma vez, até à Londres vitoriana, onde se ouvem os cascos dos cavalos na ruas empedradas e onde se sente o cheiro dos candeeiros a gás.

De Ángeles Caso, vencedora do Prémio Planeta, um dos mais importantes galardões literários em Espanha, Contra o Vento propiciará aos leitores uma história simultaneamente dura mas apaixonante, rica em sabores e cheiros e muito enriquecedora ao nível do conhecimento da realidade cabo-verdiana.

Provas Manipuladas é um policial da autoria de Donna Leon que parte do assassinato de uma veneziana idosa em circunstâncias suspeitas e o mais recente livro da autora. Partindo do mesmo acontecimento (uma morte misteriosa), e tendo como detective uma menina de 11 anos com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas, A Talentosa Flavia de Luce (premiado com Agatha e Debbut Dagger Awards) e Flavia de Luce e o Mistério do Bosque de Gibbet são duas escolhas seguras de puro entretenimento.

ROMANCE HISTÓRICO

A Aia da Rainha, de Barbara Kyle, é um romance histórico situado no tempo de Henrique VIII. Também dentro do romance histórico e em ano de comemorações do centenário da República, O Vermelho e o Verde, de José Jorge Letria, é ao mesmo tempo o retrato de uma família portuguesa nos primeiros anos da república e uma breve lição de história.

ROMANCE FEMININO

A história de Marie-Laure Picat, A Coragem de Uma Mãe, um dos livros do momento, será sem dúvida uma leitura dura mas repleta de esperança.

THRILLER

Situado num dos períodos mais conturbados da História da Europa, A Abadia Profanada, de Montserrat Rico Góngora, mergulha o leitor num romance baseado em factos reais que o fazem recuar no tempo e conhecer os meandros do regime nazi.


INFANTIL

E para os mais pequenos, claro, tanto as aventuras de Geronimo e Tea Stilton (em BD) como as divertidíssimas histórias de BAT PAT, o morcego que tem medo do escuro, são escolhas acertadas para os miúdos.

FANTASIA

Para os fans de literatura repleta de fantasia, por sua vez, a vasta oferta da Planeta ao nível do Fantástico e Romances Sobrenaturais, de Cassandra Clare e L.J. Smith, passando por Pamela Freeman (Laços de Sangue) ou Trudi Canavan (A Sacerdotisa da Luz) serão uma companhia apaixonante.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt