Autor: António Simões do Paço
Chancela: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 232
PVP: €15,90
Lançamento dia 16 de Julho
O autor da biografia de Francisco Louçã regressa com a vida e percurso de uma das figuras mais discutidas e controversas da História recente de Portugal, aproveitando a data que assinala os 40 anos da sua morte, a 27 de Julho. António Simões do Paço traça o percurso e vida do homem e estadista António de Oliveira Salazar.
Sinopse:
27 de Julho de 1970. «Morreu hoje às 9 e 15 o Prof. Oliveira Salazar», anuncia a toda a largura da primeira página O Século, em 2ª edição, vespertina, citando o comunicado oficial da Secretaria de Estado da Informação e Turismo. «De súbito», escreve-se na mesma primeira página, «na sexta-feira, 17 do corrente, os portugueses foram brusca e dolorosamente surpreendidos por uma comunicação assinada pelo prof. Eduardo Coelho, médico assistente do prof. Oliveira Salazar: fora acometido de doença infecciosa e o prognóstico era reservado. (…) Efectivamente, o estado do Presidente Salazar piorou rapidamente e sem remédio. Todos os órgãos vitais foram afectados. O coração não resistiu. As crises sucederam-se, cada vez mais graves. A ciência nada pôde contra a morte.» Tinha 81 anos, entrara para o Governo como ministro das Finanças em Abril de 1928, Governo a que presidiu durante 36 anos, entre 1932 e 1968.
Sobre o autor:
António Simões do Paço é jornalista, editor e historiador. Nasceu em Lisboa em 1957. É autor de uma biografia de Salazar (2006), da biografia de Francisco Louçã (2009) e foi o editor-coordenador (e co-autor) de Os Anos de Salazar, um retrato da sociedade portuguesa durante o Estado Novo em 30 volumes (2008). Foi editor da revista História (2001) e coordenou a edição de mais de uma dezena de colecção e obras de História.
Sem comentários:
Enviar um comentário