Autor: Karen White
Tradução: Isabel Andrade
N.º Págs.: 384
P.V.P.: 16,50€
O romance, finalista do National Reader’s Choice e vencedor de vários prémios literários, explora os laços que unem duas irmãs e a coragem para enfrentar os obstáculos mais difíceis e as memórias mais dolorosas.
Na noite em que a mãe desaparece numa tempestade no mar, as irmãs Diana e Marnie Maitland descobrem que pode haver mais do que um tipo de morte. As duas passarão a guardar os seus próprios segredos sobre o que realmente aconteceu – segredos que as perseguirão até à idade adulta.
Após dez anos de silêncio entre as duas irmãs, Marnie Maitland regressa à Carolina do Sul a pedido de Quinn, o seu ex-cunhado. O pequeno Gil voltou de um passeio de barco com a mãe profundamente perturbado e recusa-se a falar. Para ajudar o sobrinho, Marnie será obrigada a reabrir velhas feridas e trazer à superfície memórias inquietantes e há muito enterradas. E terá de confrontar Diana… Mas serão elas capazes de exorcizar os fantasmas que as atormentam? Serão capazes de lidar com as suas próprias fraquezas?
A minha opinião:
A Memória da Água, finalista do prémio National Reader’s Choice não foi dos livros que mais me tenha seduzido. Com uma história que poderia ter algum potencial, a autora, no meu entender, tornou a obra um pouco maçadora, e pouco desenvolveu a temática, tendo tornado o livro interessante apenas a algumas páginas do seu final.
O livro conta a história de duas irmãs, Diana e Marnie Maitland que se separam afectivamente logo após o acidente de barco que, viria a vitimar a sua mãe, e do qual também elas froam vítimas. Uma história de ciúmes, comparações, silêncios, que deixam uma onda de mistério na sua família, cuja história se mostra sempre sombria. Ao longo do livro vamos percebendo que, no lugar da maldição pela qual é conhecida a família, alguns membros têm problemas psíquicos, como a doença bipolar. Dez anos após se terem separado, as irmãs vão tornar a encontar-se, por Marnie decide voltar à sua terra natal com o propósito de ajudar o seu sobrinho. Dez anos depois a história repetiu-se: Diana sai com o filho para velejar e ambos têm um acidente. Após o acidente Gil deixa de falar e Diana pouco diz do que terá acontecido em alto mar. Marnie, professora de artes e especialista em crianças especiais volta, assim, para tentar resolver o problema de Gil. E aí tudo se transforma. Segredos familiares são revelados e Marnie conhece o amor.
2 comentários:
O livro me pareceu bem interessante, a historia diferente. Um belo mistério!
Sinceramente, não me convenceu muito esse livro. Não faz muito o meu gênero.
:*
Enviar um comentário