domingo, 6 de junho de 2010

Casa das Letras publica "O Elefante Evapora-se", de Haruki Murakami

Título: O Elefante Evapora-se
Autor:Haruki Murakami
N.º de Páginas: 370
PVP: 18€

MURAKAMI É SENHOR DE UM TALENTO CAPAZ DE DESLOCAR REALIDADES, DE DESCOBRIR O SURREAL NA VIDA DE TODOS OS DIAS, O INVULGAR NO VULGAR, SEMPRE COM O AR MAIS SISUDO DESTE MUNDO.

Livro Num sufocante dia de Verão, um advogado põe-se à procura do seu gato e dá de caras com uma estranha rapariga num jardim abandonado nas traseiras de casa. Mais adiante, as dores provocadas a meio da noite pela fome levam um jovem casal de recém-casados a fazer uma incursão nocturna e a assaltar um McDonald’s para conseguir deitar a mão a trinta hambúrgueres Big Mac, realizando assim um secreto desejo que já vinha dos tempos da adolescência. Um homem fica obcecado pela misteriosa e incrível saga de um elefante que se desvanece em fumo e desaparece da noite para o dia sem deixar rasto.
Sem esquecer as confidências de uma mulher casada e jovem mãe com insónias que passa as noites em claro, a ler Tolstoi, e acorda para a vida num mundo indefinido de semiconsciência em que tudo se afigura possível – até mesmo a morte. Ao longo de dezassete pequenas histórias aparentemente banais, das muitas que povoam o nosso quotidiano, Haruki Murakami transporta o leitor à dimensão paralela de um imaginário delicioso e bizarro ao mesmo tempo, percorrendo um Japão que tem tanto de nostálgico como de moderno.
«Muitas vezes divertidos, sempre comoventes», os dezassete contos desta colectânea são prova da extraordinária capacidade narrativa de Haruki Murakami.

Sobre o autor:
Por mais de uma vez referido como forte candidato ao Prémio Nobel da Literatura, Haruki Murakami é, cada vez mais, um autor de culto, lido por todas as gerações e procurado com especial curiosidade pelos leitores mais jovens. É um dos escritores japoneses contemporâneos mais divulgados em todo o mundo sendo, simultaneamente, aplaudido pela crítica, que o considera um dos «grandes romancistas vivos» (The Guardian) e a «mais peculiar e sedutora voz da moderna ficção» (Los Angeles Times). A Casa das Letras editou Kafka à Beira-Mar (com mais de 40 mil exemplares vendidos) Crónica do Pássaro de Corda, Sputnik, Meu Amor, Em Busca do Carneiro Selvagem, Dança, Dança, Dança, A Rapariga que Inventou Um Sonho, After Dark – Os Passageiros da Noite, A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol e Auto-retrato do Escritor como Corredor de Fundo. Murakami é ainda autor, entre outros, de Hard-boiled Wonderland and the End of the World (distinguido com o prestigiado Prémio Tanizaki).

Imprensa
«Um digno sucessor de Franz Kafka.» Sunday Herald
«Estas histórias dão a conhecer o Japão tal como ele é, vivido de dentro… Até mesmo nas histórias mais vagas de Haruki Murakami, e que escapam por vezes ao leitor, é possível identificar pormenores palpitantes de vida.» New York Times
«Fascinantes… caracterizadas pelo engenho… Todas estas histórias possuem em comum uma qualidade espantosamente surreal e um tom de grande modernidade, cheio de espírito.» Wall Street Journal

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt