quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Décimo Círculo - Jodi Picoult [Opinião]

-->
Título: O Décimo Circulo
Autor: Jodi Picoult
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 340
Editor: Civilização Editora
PVP: 16€

Sinopse:

Daniel Stone era o único rapaz branco da vila esquimó do Alasca onde a mãe dava aulas. Por ser diferente, todos troçavam dele sem misericórdia e ele retribuiu tornando-se o pior dos adolescentes, roubando, bebendo e assaltando, até um dia deixar a vila. Quinze anos depois, Daniel é uma pessoa totalmente diferente: um pai calmo e atencioso, autor de banda desenhada, casado com uma professora que dá aulas sobre Dante e o seu Inferno. Trixie, a filha de ambos, é tudo para Daniel. Mas toda esta calma é perturbada no dia em que Trixie é violada numa festa e Daniel começa a debater-se novamente com uma impotência e uma raiva que podem destruí-lo a si e à sua família.
O Décimo Círculo questiona até onde somos capazes de ir por alguém que amamos e quantas vezes somos capazes de nos reinventar até os nossos erros desaparecerem para sempre ou voltarem para nos assombrar quando menos esperamos. Mas este livro mostra que existe mais do que uma maneira de contar uma história. No livro encontramos também a banda desenhada de Daniel Stone que conta a história de uma rapariga que é raptada pelo diabo e levada para o inferno de Dante, e do pai que literalmente desce ao inferno para salvá-la. Este livro viaja desde os corredores de um liceu moderno até uma vila isolada no Alasca, e do inferno até ao coração desfeito de um pai.

A minha opinião:
O Décimo Círculo foi o primeiro livro que li da tão falada Jodi Picoult. Gostei do enredo e gostei da forma que a autora contou a história de Trixie e Jason, de Daniel e Laura.
Trixie era uma jovem de catorze anos normal a tantas outras até que é violada pelo ex-namorado, Jason. Sem que os seus pais saibam, Trixie vai a uma festa em casa da sua amiga Zephyr e quando se apercebe está a ser violada pelo rapaz que tanto gosta Jason. Tudo indica que tenha sido drogada, embora Jason fique surpreendido quando é acusado de drogar e violar a sua ex-namorada.
No entanto, naquela pequena localidade, e tal como acontece em muitos locais em todo o mundo, nem sempre as pessoas ficam do lado da pessoa que é violada e colocam como vítima o violador. Trixie viu-se assim ridicularizada na escola, desacreditada por quase todas as pessoas, inclusive a polícia e começa a inventar uma outra história do que se passou naquela noite, mas isso vai prejudicá-la ainda mais. Esta tragédia abate a família de Trixie, que já se encontrava bastante fragilidade devido à traição de Laura com um aluno do liceu. No entanto, a busca pela defesa da filha vai juntar o casal novamente.
Daniel refugia-se na Banda Desenhada, Laura no Inferno de Dante e através destas duas paixões pode-se entender melhor ainda o enredo de O Décimo Círculo.
Uma história que aborda os problemas da juventude, a forma como se integram na escola, a forma como lidam com os seus problemas, e a própria ajuda e compreensão dos pais com os próprios filhos. Interessante a analogia que a autora fez da paixão dos pais (BD e Dante) com o que se estava a passar no seio da sua família.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt