quinta-feira, 6 de maio de 2010

Novidades Planeta: O livro de Feitiços de Deliverance Dane e Princesa de África entre as novidades

Título: O Livro de Feitiços de Deliverance Dane
Autor: Katherine Howe

N.º de Páginas: 408
PVP: 20,95 €
Tradução: António Carlos Carvalho
Disponível a partir de 19 de Maio


O Livro de Feitiços de Deliverance Dane Estreia auspiciosa contada em dois registos Katherine Howe, a autora de O Livro de Feitiços de Deliverance Dane, é descendente de Elizabeth Howe, enforcada como bruxa em 1692, e de Elizabeth Proctor, que escapou da execução por estar grávida à época. Oriunda de uma poderosa linhagem de bruxas de Salem, Howe estreia-se na literatura com uma perspectiva nova e surpreendente sobre um dos períodos mais sombrios e fascinantes da História da América. Escrito com convicção e graça, O Livro de Feitiços de Deliverance Dane, qual caldeirão mágico em ebulição, é uma mistura de factos históricos e ficção, tempos remotos e presente, mistério, intriga e revelações, tudo com um toque de sobrenatural.
«Uma leitura diabolicamente saborosa» - San Francisco Chronicle


Número 1 do New York Times, do Wall Street Journal e da Barnes & Noble, a obra de estreia de katherine Howe depressa conquistou a crítica e os leitores. Elogiada pelo magnífico trabalho de pesquisa, pelo rigor da recriação da vida quotidiana no século XVII, período da verdadeira caça às bruxas, e pela cuidada e sólida descrição do mundo universitário, Howe não deixa também de surpreender pela originalidade da sua escrita e pela mestria com que funde dois momentos distintos da História. No livro, a autora serve-se de flashbacks para recuar até um dos momentos mas infames da história dos Estados Unidos, os julgamentos de Salem, e entrar na vida de três mulheres consideradas bruxas e condenadas por superstição e intransigência, uma delas Deliverance Dane, célebre por curar doentes, receitando remédios e poções.
Partindo de um exímio trabalho de pesquisa e documentação, Howe cruza dois períodos históricos muito distintos para narrar uma história que funde o mundo académico do século XX com uma sedutora intriga definida pelo «encontro» de si própria com algumas das mulheres que fizeram história em Salem.

Sobre O Livro de Feitiços de Deliverance Dane
«Uma história de bruxas que o vai encantar.» - USA Today
«Um enigma sobrenatural apaixonante… e cativante.» - Mathew Pearl
«Verdadeiramente encantador, este romance é simultaneamente a história de uma jovem estudante universitária em pleno ano de 1991 e a história dos julgamentos de Salem, em 1692….» - Washington Post
«Eis um romance histórico, mágico, com astutas referências à persistente desvalorização da mulher na sociedade….» - Booklist

Sobre a autora:
Katherine Howe está a completar um doutoramento em Estudos Americanos e da Nova Inglaterra. Vive em Massachussets com o marido. Embora seja descendente de Elizabeth Proctor, que sobreviveu aos julgamentos das bruxas de Salem, e de Elizabeth Howe, que foi executada, a ideia do livro só surgiu em 2005, quando se mudou para Marblehead, cidade vizinha de Salem. «Para muitas pessoas, descobrir uma relação familiar é um modo de personalizar um período da historia que, de outro modo, seria muito remoto e ao qual seria difícil aceder. No meu caso, sempre fui curiosa acerca de como era o dia-a-dia nos Estados Unidos daquela época. Como se sentiam as pessoas naquele período da História? Como pensava um puritano? Acho que o episódio de Salem pertence a todos os americanos, e cada um de nós tem muito a aprender com ele», defende.
Os julgamentos de bruxaria em Salem foram alguns dos eventos mais tenebrosos de toda a história norte-americana. Durante o decorrer dos julgamentos, entre 1692 e 1693, 150 pessoas foram presas e acusadas de bruxaria e mais de vinte condenadas à forca.



Título: Princesa de África
Autor: Sonia Sampayo
N.º de Páginas: 216
PVP: 17,50 €
Tradução: Cristina Vaz
Disponível a partir de 19 de Maio


Princesa de África por Sonia Sampayo História de uma mulher culta e moderna no coração do Senegal
Princesa de África é um testemunho de vida e a prova de que duas pessoas de culturas e sistemas de valores completamente diferentes podem compreender-se e amar-se.


Além de O Livro de Feitiços de Deliverance Dane chegam também às livrarias no dia 19 de Maio Princesa de África (de Sonia Sampayo), Laços de Sangue (romance fantástico da autoria de Pamela Freeman) e A Escolhida, terceiro volume da colecção O Mundo da Noite de L.J. Smith.

Mais do que uma história de amor, o relato de Sonia Sampayo é uma profunda reflexão sobre a diversidade, o respeito e a riqueza da pluralidade. Mais do que a história de uma jovem culta e moderna que decidiu contar a sua experiência enquanto mulher de um homem negro, polígamo, muçulmano e membro de uma sociedade completamente diferente da sua, esta é a história de dois sonhos: o de Marem, uma jovem bailarina senegalesa de 14 anos que quer viajar para a Europa e o de Sonia Sampayo, uma bailarina espanhola atraída pela magia de África.
Porém, nem África é como Sonia sonhava nem a Europa corresponde às quimeras de Marem. Quando Sonia, madrilena, chega ao Senegal para conhecer a família de Pap Ndiaye, o homem com quem acabou de casar, tem de lidar com uma situação com que poucas mulheres brancas e ocidentais podem imaginar: conhecer as outras duas mulheres do marido e os filhos. Sem referências próprias, sem nada nem ninguém a quem recorrer, Sonia sente-se perdida. O mesmo sucede a Marem ao descobrir que na Europa os meninos não brincam nas ruas e que, afinal, também há pobreza.
Escrito num registo de diário íntimo, Princesa de África é um livro sobre a cultura senegalesa, cujas tradições, usos e costumes a autora tão bem conhece, e um convite à reflexão sobre o respeito e a compreensão do que nos é estranho.
Único no conteúdo e autêntico no estilo, esta é a história de um amor difícil de compreender e que Sonia Sampayo explica com argumentos inteligentes, rotundos e sinceros já que, em verdade, o amor não conhece cores nem raças, tão-pouco fronteiras ou linguagens e Princesa de África é a prova disso mesmo. Viagem apaixonante ao coração do Senegal, a história de Sonia Sampayo é também um hino à vida, à música e à dança.

Sobre a autora:
Sonia Sampayo nasceu em Madrid, em 1973. Desde os sete anos teve aulas de ballet, mas ao chegar à idade adulta começou a procurar outras formas de expressão corporal. Primeiro a dança contemporânea e o estudo de técnicas corporais. Mais tarde descobriu a dança oriental e a africana. É licenciada em Biologia pela Universidade Autónoma de Madrid e tem formação em quiromassagem, anatomia e biomecânica aplicada à dança. Participa e colabora como bailarina e professora em diversos grupos como a Fundação Livika Drum Experience, Dikatt, Surur, Candaces, Luna de Oriente e Fenicia. Publicou Bailar para adelgazar y divertirse (2006) e Estiramientos y conciencia corporal para el movimiento (2008). É a primeira vez que escreve sobre a sua vida.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt