A representação do Instituto Camões na Galiza, em colaboração com a Porto Editora, promove um ciclo formativo sobre a aplicação do Acordo Ortográfico (A.O.) no contexto do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, dirigido exclusivamente a professores que desenvolvem a sua actividade neste território.
Este ciclo começa já amanhã em Cangas (Vigo), estando os outros momentos de formação marcados para Teo (Santiago de Compostela), a 24 de Abril, e Cospeito (Lugo), a 8 de Maio.
Os mais de setenta professores que, no total, participarão nesta iniciativa vão interagir com dois estudiosos das mais diversas especialidades do ensino da língua em cada sessão, visando a indagação conjunta sobre os aspectos que mais dúvidas e incertezas suscitam aquando da aplicação do A.O. em ambiente escolar.
Fazem parte do painel de formadores Ana Maria Barros de Brito, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Linguística; Ana Castro Salgado, coordenadora científica dos dicionários da Porto Editora; João Veloso e Olívia Figueiredo, ambos docentes na Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Carlos Rocha, coordenador executivo do Ciberdúvidas; e Aldina Marques, docente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
Para além da equipa formadora, marcarão presença Luís Miguel Viana, director de informação da Agência Lusa, José Carlos Vasconcelos, director do Jornal de Letras, e António Sampaio, responsável da Agência Lusa em Madrid.
Na última sessão, dia 8 de Maio, estará presente a coordenadora da Rede do Ensino de Português em Espanha (Embaixada de Portugal em Madrid), Maria José de Matos.
De sublinhar que a Porto Editora, líder na área dos dicionários, é responsável por duas obras lexicográficas que são uma referência no que ao Acordo Ortográfico diz respeito: Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2010 – Acordo Ortográfico (Antes e Depois) e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário