terça-feira, 6 de abril de 2010

As Lágrimas do Meu Pai de John Updike publicado pela Civilização em Abril

Título: As Lágrimas do Meu Pai
Autor: John Updike
Título Original: My Father’s Tears
Tradução: Carla Morais Pires
Páginas: 256 pp.
Tema: Contos
Colecção: Literatura
PVP: 16 €

Sinopse:
Os últimos contos escritos por Updike, publicados apenas após a sua morte. Uma obra bela e comovente, na qual o autor revisita os lugares da sua infância a partir da posição privilegiada da velhice.
Em O Passeio com Elizanne, velhos amigos retomam o contacto num reencontro de antigos alunos e um deles medita: “o que quer dizer esta enormidade de termos sido crianças e agora sermos velhos, a morar na porta ao lado da morte.” No conto O Copo Cheio, o protagonista descreve de um modo pesaroso os rituais da velhice. Antes de se deitar, ergue o seu copo de água e “brinda ao mundo visível, mandando o seu iminente desaparecimento à fava”. Em Variedades da Experiência Religiosa, um idoso de visita à filha em Brooklyn Heights vê desabar a Torre Sul do World Trade Center e a sua visão de Deus é alterada para sempre.
Nestas histórias memoráveis, Updike apela vezes sem conta ao sentimento, dando palavras ao que tantas vezes fica por dizer. É simultaneamente espirituoso, devastadoramente atento, comovente e, claro, um contador de histórias consumado. Esta é uma colectânea que será admirada e estimada.

Imprensa Internacional
“A Terra torna-se celestial quando Updike escreve sobre ela.”
THE OBSERVER
“Updike é o mestre.”
SUNDAY TELEGRAPH
“Com convicção de mestre, Updike transforma o familiar no misterioso.”
PUBLISHERS WEEKLY
“Raramente me tenho deparado com ficção que conta tão jovialmente as fragilidades da
velhice.”
WASHINGTON POST
“Updike continua a ser um fenómeno literário […] nenhum ficcionista contemporâneo usa a linguagem de forma tão bela.”
IRISH TIMES

Argumentos de Vendas:
• O último livro de John Updike publicado após a sua morte em Janeiro 2009.
• A Civilização tem os direitos exclusivos da obra de John Updike.
• John Updike é considerado um dos três maiores escritores americanos do século XX e um dos maiores escritores anglo-saxónicos do mesmo século.
• Updike ganhou dois prémios Pulitzer e vários National Book Awards, tendo sido, no total, vencedor de 29 prémios de literatura.
• Autor com mais de 13.000 exemplares vendidos em Portugal.

Sobre o autor:

John Updike nasceu em 1932, em Shillington, na Pensilvânia. Licenciou-se na Universidade de Harvard em 1954. Trabalhou no The New Yorker nos anos 50, onde publicou poemas, contos, ensaios e recensões. Updike viveu em New England, cenário da maior parte dos seus livros. Os seus romances receberam inúmeros prémios, como o Pulitzer Prize, o National Book Award, o American Book Award e o National Book Critics Circle Award. É autor de uma obra extensa, que abrange até mesmo crítica literária sobre alguns dos melhores escritores contemporâneos. Falecido em Janeiro de 2009, continua a ser um dos escritores americanos mais importantes e conhecidos, autor de vários livros já publicados em Portugal.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt