Já são conhecidos os vencedores do Concurso Nacional de Jornais Escolares, que serão premiados, hoje, a partir das 14h30, na Futurália.
Mais uma vez, a Porto Editora associa-se à iniciativa e premeia o primeiro classificado na Categoria Jornais Digitais (Escola Secundária Abade de Baçal, de Bragança), os terceiros classificados ex aequo na categoria Jornais de Escolas Secundárias e Profissionais (Escola Secundária de Gondomar e a Escola Secundária Francisco da Holanda, em Guimarães) e o terceiro prémio da categoria Jornais de Agrupamentos de Escolas ou de Estabelecimentos dos Ciclos Iniciais do Ensino Básico e dos Jardins de Infância (Agrupamento de Escolas da Branca, em Albergaria-a-Velha).
O fornecimento de instrumentos de pesquisa e de reflexão sobre a relação das crianças e jovens com os media e a organização de um concurso anual de jornais escolares fazem parte do projecto Público na Escola, que mobiliza, todos os anos lectivos, muitos milhares de alunos e professores de todo o país. Um inquérito recente remetido aos jornais e revistas escolares que participaram numa edição anterior do concurso, permitiu quantificar 5806 alunos e 1614 professores envolvidos na produção da imprensa escolar.
Presente desde o primeiro momento do Concurso Nacional de Jornais Escolares, a Porto Editora encontra nesta iniciativa um excelente exemplo de como entidades privadas, com inegável responsabilidade social, se podem associar e promover uma iniciativa que visa despertar e promover nos mais novos o gosto pelo exercício da cidadania e, não menos importante, a compreender a importância de se ter um olhar atento e crítico sobre a nossa sociedade.
O Concurso Nacional de Jornais Escolares é uma iniciativa que o Público na Escola promove anualmente. Desde 2000 a 2009, concedeu 279 prémios e menções honrosas, que chamaram a atenção para a excelente qualidade de 161 publicações escolares.
Sem comentários:
Enviar um comentário