quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sextante lança Cinco de Outubro a 22 deste mês

Título: Cinco de Outubro
Autor: Lourenço Pereira Coutinho
N.º Págs.: 280
P.V.P.: 16,50€

Romance de Lourenço Pereira Coutinho recorre aos protagonistas da época para retratar os últimos momentos da monarquia em Portugal.

No ano em que se comemora o centenário da implementação da República, a Sextante Editora publica, a 22 de Fevereiro, Cinco de Outubro, de Lourenço Pereira Coutinho, uma história romanceada dos últimos meses da monarquia e da revolução republicana. O livro será apresentado no dia 24 de Fevereiro (22:00), no festival literário Correntes d’ Escritas, na Póvoa de Varzim, e, no início de Março, em Lisboa.

Junho de 1910: D. Manuel II enfrentava nova crise governamental, após queda do ministério Veiga Beirão. Entretanto, revolucionários e carbonários organizavam reuniões desencontradas para o derrube da monarquia. Cinco de Outubro acompanha os percursos dos principais protagonistas da época – D. Manuel II, Teixeira de Sousa, Paiva Couceiro, Afonso Costa, Machado Santos –, que se cruzam com personagens ficcionados, numa narrativa de intensidade crescente que culmina nos dias da revolução republicana: 3, 4 e 5 de Outubro.

Sobre o autor
Lourenço Pereira Coutinho nasceu em Lisboa em 1973 e é licenciado em História. Trabalhou no Protocolo da Expo’98, foi técnico superior da Direcção de Comunicação do ICEP e assessor da ministra da Educação do XVI Governo Constitucional. Actualmente, e para além da escrita, dirige e participa em projectos editoriais e de comunicação. É autor do ensaio Do Ultimato à República (2003) e dos romances Na Sombra de João XXI (2006), Fim d’ Época (2007) e Baile de Máscaras (2008).

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt