segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Planeta edita dois livros dedicados à língua portuguesa. Nas livrarias a partir de 25 de Fevereiro

Título: Assim é que é falar!
Coordenado por: Maria Regina de Matos Rocha

Este livro reúne em 201 perguntas as dúvidas mais frequentes de qualquer falante de língua portuguesa. Como se pronunciam certas palavras, qual a adaptação correcta dos estrangeirismos, como se formam femininos e plurais, conjugações verbais irregulares, construções sintácticas e pontuação.
Para cada pergunta, há uma resposta, elaborada por especialistas, exposta de forma clara, simples e inesquecível, acompanhada da regra e de exemplos.
Um livro para falar melhor e transformar cada um de nós num defensor deste património de valor inestimável que é a língua portuguesa!

Sobre as autoras:
Maria Regina de Matos Rocha é licenciada em Filologia Românica, com o mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É professora de Português do Ensino Secundário, com experiência de docência do Ensino Politécnico na área da Língua Portuguesa. Desempenha desde 1993 funções de formadora em centros de formação de professores. Autora de manuais escolares e de diversas comunicações e publicações, com colunas regulares na imprensa e participação no programa Páginas de Português, da RDP, Antena 2, é consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e responsável pelos conteúdos linguísticos do porgrama Cuidado com a Língua, transmitido pela RTP.

Maria João Casanova de Matos é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.Foi professora de Português e de Francês do Ensino Secundário entre 1985 e 2009. É consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa desde 2003.

Sandra Duarte Tavares é licenciada e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lecciona várias disciplinas na área da Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências. É consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e colaboradora do programa diário Jogo da Língua, transmitido pela RDP, Antena 1.


Título: Nas bocas do mundo
Autor: Sérgio Luís de Carvalho

Sabia que os termos assassino e haxixe estão historicamente relacionados? E que a expressão queimar as pestanas envolve estudantes de outros tempos? e que verdade de La Palice provém de um erro de tradução? E que a frase estar nas suas sete quintas estará associada ao Seixal? e sabia que o doutor da Mula Ruça existiu mesmo e exerceu em Évora no século XVI?
Neste livro analisa-se a história de centenas de expressões populares que há muito se enraizaram na língua portuguesa. Quando surgiram estas frases? Como nos chegaram? Que histórias estão por trás da sua origem? Uma recolha baseada nos mais prestigiados estudiosos que desvenda aspectos curiosos e bizarros do nosso idioma. Uma viagem,afinal, pelo nosso património nacional. Porque a verdade é que - como dizia Fernando Pessoa - a nossa pátria é a língua portuguesa.

Sobre o autor:
Sérgio Luís de Carvalho nasceu em Lisboa de 1959. Em 1990 publicou o seu primeiro livro - Anno Domini 1348 -, a que se seguiram os romances As Horas de Monsaraz (1997), El-Rei Pastor (2000), Os Rios da Babilónia (2003), Retrato de S. Jerónimo no Seu Estúdio (2006), Os Peregrinos sem Fé (2007), O Retábulo de Genebra (2008) e O Destino do Capitão Blanc (2009).
Em 1989 recebeu o Prémio Literário Ferreira de Castro (Portugal); em 2004 foi finalista do Prémio Jean Monnet de Literatura Europeia (França) e em 2005 foi finalista do Prémio Amphi de Literatura Europeia (França).
Tem várias obras publicadas nos domínios da História e da literatura infanto-juvenil. Com Nas Bocas do Mundo retoma o domínio da pesquisa histórica , explicitando de um modo coloquial a origem de inúmeras expressões que fazem o nosso quotidiano.

1 comentário:

Tatiana Moreira disse...

devem de ser interessantes!
bjs

WOOK - www.wook.pt