quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Livros sobre Representação Política em Portugal são as novidades da Sextante

Inquéritos a deputados e a cidadãos resultam em estudo sobre a representação política em Portugal agora publicado, em dois volumes, pela Sextante Editora. Livros serão apresentados na Assembleia da República.

Chegam às livrarias a 22 de Fevereiro os livros Representação Política – O Caso Português em Perspectiva Comparada, de André Freire e José Manuel Viegas, e Representação Política em Portugal – Inquéritos e Bases de Dados, dos mesmos autores e a quem se junta Filipa Seiceira. Os artigos reunidos no primeiro são uma versão revista de outros que foram inicialmente apresentados na conferência internacional realizada na Assembleia da República, em 2009, subordinada ao tema «Representação Parlamentar: o caso português em perspectiva comparada».
O segundo livro contém um CD-R com os inquéritos e bases de dados sobre a representação política em Portugal. Ambos serão apresentados na Assembleia da República no próximo dia 24 de Fevereiro.

Título: Representação Política – O Caso Português em Perspectiva Comparada
Organizadores: André Freire e José Manuel Leite Viegas
N.º Págs.: 460
P.V.P.: 16,00€

Representação Política – O Caso Português em Perspectiva Comparada estuda, de uma forma pioneira em Portugal, a representação política entendida como o acordo entre as preferências políticas (sobre políticas públicas, ideologia, reforma institucional, integração europeia, deliberação democrática, etc.) dos eleitores e dos deputados. Para tanto, recorre-se sobretudo a dois inquéritos realizados em 2008: um aos deputados, outro aos cidadãos.


Título: Representação Política em Portugal – Inquéritos e Bases de Dados
Organizadores: André Freire, José Manuel Leite Viegas e Filipa Seiceira
N.º Págs.: 232
P.V.P.: 11,00€

Representação Política em Portugal – Inquéritos e Bases de Dados torna acessível à sociedade portuguesa a matéria-prima (inquéritos e bases de dados) de um significativo manancial de estudos sobre a representação política em Portugal, que assim fica disponível para quem quiser desenvolver pesquisas ulteriores sobre este tema.





Os Organizadores
André Freire é professor auxiliar no ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e investigador sénior do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES – ISCTE). Tem vários livros, capítulos de livros e artigos publicados, sobre as temáticas dos sistemas eleitorais, comportamento eleitoral, atitudes políticas, sistemas de governo e elites políticas. Recentemente foi co-autor do livro Para Uma Melhoria da Representação Política: A Reforma do Sistema Eleitoral (Sextante, 2008).
José Manuel Leite Viegas é professor auxiliar (com agregação) no ISCTE – IUL, investigador sénior do CIES – ISCTE e, actualmente, presidente do Departamento de Sociologia. Tem-se dedicado à investigação sobre variados temas: cidadania e valores políticos, participação política, o processo de tomada de decisão em democracia e deliberação democrática, tolerância política e o fenómeno das associações voluntárias. É editor e/ou autor de vários livros e assinou diversos artigos sobre atitudes políticas, abstenção eleitoral e associativismo voluntário.
Filipa Seiceira é licenciada em Sociologia pelo ISCTE – IUL e encontra-se a frequentar o mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação na mesma instituição. É assistente de investigação no projecto «Os deputados Portugueses em Perspectiva Comparada: Eleições, Liderança e Representação Política» do CIES – ISCTE. Tem como áreas privilegiadas de interesse a participação política, a comunicação política e as novas tecnologias de informação e os seus efeitos na política e na cidadania.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt