terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Literatura portuguesa ficou mais pobre: faleceu Rosa Lobato de Faria


Quem me quiser há-de saber as conchas
a cantiga dos búzios e do mar.
Quem me quiser há-de saber as ondas
e a verde tentação de naufragar.

Quem me quiser há-de saber as fontes,
a laranjeira em flor, a cor do feno,
a saudade lilás que há nos poentes,
o cheiro de maçãs que há no inverno.

Quem me quiser há-de saber a chuva
que põe colares de pérolas nos ombros
há-de saber os beijos e as uvas
há-de saber as asas e os pombos.

Quem me quiser há-de saber os medos
que passam nos abismos infinitos
a nudez clamorosa dos meus dedos
o salmo penitente dos meus gritos.

Quem me quiser há-de saber a espuma
em que sou turbilhão, subitamente
- Ou então não saber coisa nenhuma
e embalar-me ao peito, simplesmente.


Penso que é notório, para os seguidores deste blogue, que era uma devoradora dos livros de Rosa Lobato de Faria.

Autora pouco reconhecida pela crítica em Portugal era, para mim, uma das melhores escritoras, tendo ficado muito contente por no ano passado a Porto Editora me ter proporcionado conhecê-la aquando da Feira do Livro do Porto. Vi nela uma pessoa simpática, alegre, comuncativa, mas um pouco débil.
Nessa altura, Rosinha, como era tratada pelos amigos, confessou-nos estar a escrever um novo romance. Não sei se o chegou a terminar...

A escritora faleceu hoje, em Lisboa, aos 77 anos, depois de ter sido internada há uma semana com uma anemia grave.


A Porto Editora, à qual pertencia, deixa um comunicado de pesar:
"É com enorme pesar que a Porto Editora comunica o falecimento de Rosa Lobato de Faria. Como é do conhecimento público, a autora encontrava-se internada desde a passada semana devido a uma anemia grave da qual, infelizmente, não conseguiu recuperar.

Rosa Lobato de Faria nasceu em
Lisboa, em Abril de 1932. Romancista, poeta e actriz, afirmou-se como uma das vozes mais influentes da literatura portuguesa, tendo sido reconhecida, em 2000, com o Prémio Máxima de Literatura. O seu último livro, As Esquinas do Tempo, foi publicado em 2008 pela Porto Editora.
O essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997.
O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007). Foi, igualmente, autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias colectâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro.
Rosa Lobato de Faria foi também conhecida do grande público como actriz de televisão e cinema.
Num momento de recordação e profunda tristeza, a Porto Editora aproveita para endereçar as mais sentidas condolências à família da autora.

Pode ver mais aqui http://www.publico.pt/Cultura/morreu-rosa-lobato-faria_1420979
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=433711
http://www.ionline.pt/conteudo/44949-toze-martinho-diz-que-morte-rosa-lobato-faria-e-uma-perda-significativa
http://www.ionline.pt/conteudo/44947-rosa-lobato-faria-era-muito-talentosa-e-fazia-tudo-bem-diz-mario-zambujal-
http://www.ionline.pt/conteudo/44937-alice-vieira-recorda-poesia-rosa-lobato-faria
http://aeiou.visao.pt/um-rasto-de-hortela=f546518
http://www.ionline.pt/conteudo/44936-joao-botelho-rosa-lobato-faria-era-excelente-actriz-e-grande-contadora-historias

2 comentários:

Jo disse...

Recentemente comecei a ser seguidora do seu blog. Os livros são uma das minhas paixões e o seu blog deixa-me a par das novidades com facilidade =)

Eu não conheço esta escritora, no entanto quando li o poema que colocou no comentário, gostei muito dele e fiquei com curiosidade sobre o livro.

Poderia indicar-me o título do livro de onde retirou esse poema?

Maria Manuel Magalhães disse...

Sinceramente não sei. Tirei a internet porque ainda não tenho livros de poesia da Rosa. No entanto, e muito provavelmente, estará no livro Poemas Escolhidos e Dispersos.
Recomendo os seus livros de prosa. São deliciosos.

WOOK - www.wook.pt