quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Símbolo Perdido - Dan Brown [Opinião]

-->
Título: O Símbolo Perdido
Autor: Dan Brown
Aquilo que se perdeu será encontrado…
Edição/reimpressão: 2009
Editor: Bertrand Editora
Idioma: Inglês

Sinopse:
Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros.

Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos.

Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo.
Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível.
Trama de história veladas, símbolos secretos e códigos enigmáticos, tecida com brilhantismo, O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página.
O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…

A minha opinião
No livro que sucede O Código da Vinci, Dan Brown retrata a maçonaria ao mais ínfimo pormenor. Desde os rituais mais profundos, aos membros que dela fizeram parte, como o primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington. Robert Langdon é outra vez o protagonista desta história e vai tentar descobrir, sob ameaça, o símbolo perdido da maçonaria tão desejado por Mal’akh, o vilão da trama, que esconde uma história de ódio pela família Solomon. Mal’akh infiltra-se como membro da maçonaria para tentar desvendar o segredo da mesma, desde os rituais secretos, aos segredos mais bem guardados, como os “Mistérios Antigos”. O Símbolo Perdido passa-se em apenas 12 horas de acção onde até a própria CIA é chamada. Apesar de ter gostado de ler mais um livro de Brown, confesso que a forma extensa com que desvenda os mistérios da maçonaria faz com que O Símbolo Perdido se torne, por vezes, um pouco maçudo. Contudo, por outro lado, o autor dá-nos a conhecer algo mais sobre as sociedades secretas como a Maçonaria; a história dos EUA, sobretudo da sua capital, Washington; e os mistérios da CIA. De facto, no átrio da sede dos serviços secretos norte-americanos, existe uma escultura com o nome Kryptos que contém quatro mensagens ocultas.


1 comentário:

Juliana disse...

ja estava querendo ler este livro, estou empolgadíssima.

WOOK - www.wook.pt