sábado, 5 de setembro de 2009

Novidades da Esfera do Livro até ao final do ano

Setembro

«As Avis- As grandes desconhecidas que partilharam o trono de Portugal na 2.ª dinastia», de Joana Bouza Serrano
Primeiro livro sobre as mulheres da dinastia de Avis. Durante os 200 anos que durou a dinastia de Avis, o país conheceu nove rainhas consorte, que, na sombra, definiram o rumo da História do reino. A autora historiadora é professora.

«Henrique, O Infante», de João Paulo Oliveira e Costa
Poucas figuras históricas marcaram tão profundamente a existência de Portugal na sua configuração e na sua relação com o mundo e de forma tão radical e transformadora como o infante D. Henrique. Biografia original e um retrato completo deste homem egocêntrico, implacável, mas também um visionário, que ficou famoso por ter provocado um movimento novo e transformador da Humanidade, os Descobrimentos.

«Um Amor em Tempo de Guerra», de Júlio Magalhães
Novo romance de Júlio Magalhães sobre o tema de África. No seu estilo íntimo, quente, directo e rápido. Uma história de amor, de um soldado português que fica com o seu coração dividido entre o amor que deixou em Portugal e um novo que encontra em Angola. Podia ser a história de qualquer português, dos muitos que deixaram o seu coração em África.

«O Livro da Alimentação Infantil», de Rodrigo Abreu e Graciete Bragança
Uma alimentação correcta é fundamental para a saúde e o desenvolvimento dos nossos filhos. De um modo prático, completo e pensado para os pais de hoje, este livro, que nasce da experiência de dois grandes profissionais, com uma larga experiência clínica - um nutricionista e uma pediatra -, acompanha o processo da alimentação infantil desde do início da gravidez até aos cinco anos de idade e responde às dúvidas sobre educação alimentar que assaltam a maioria dos pais. Esta obra oferece-lhe conselhos práticos e apresenta casos reais, analisa e desvenda erros e tabus mais comuns sobre o tema e inclui uma grande variedade de planos alimentares, menus, receitas e curiosidades.


Outubro

«Se as Jóias Falassem», de Eduardo Alves Marques
Por detrás das jóias reais, as mais formosas de Portugal, está a história das suas donas. Será que são elas que nos contam as vidas das suas rainhas? Pela primeira vez conta-se a história desconhecida das jóias. Será que são elas que nos contam as vidas das suas rainhas? As jóias são símbolos do amor, do poder, da devoção. Prólogo e participação de S.A.R. Isabel de Herédia, que permitiu fotografar as suas jóias. Livro com ilustrações muito ricas.

« A Paixão pelo Poder - Teoria e Prática da Dominação», de José António Marina
José António Marina é juntamente com Fernando Savater um dos filósofos divulgadores com mais êxito em Espanha. A sua forma de escrever, profunda e transparente e curta, convertaram-no num autor de verdadeiros best-sellers. Livro apaixonante sobre o poder e as suas manifestações. O poder na política, no amor, no sexo, em família, na religião, a nível empresarial. Uma reflexão para os que gostam de exercer o poder e para os que sofrem (teoria da dominação). Porque se deseja tanto o poder? Como se consegue? Como manter? Como se perde? Como o exerceram os super-poderosos Augusto, Mahoma, Napoleão ou Hitler.

«Tudo o que Devemos saber sobre a Música», de José Luís Comellas
Com este livro ficamos com uma perspectiva de toda a história da música, desde os seus principais compositores, aos seus diversos estilos e instrumentos musicais. Os sociólogos afirmam que, mais do que as palavras, a música une as pessoas e fá-las relacionarem-se umas com as outras. Este livro não se propõe a explicar o que é a música; pretende antes ajudar o leitor a senti-la e a desfrutar da mesma.


Novembro

«Amantes dos Reis de França», de Ana Cristina Pereira e Joana Troni
Sempre houve uma puta na cama dos reis de França´, Catarina de Medicis. Das autoras de ´Amantes dos Reis de Portugal´, com mais de 20 000 exemplares vendidos. História e sexo, uma forma divertida de aprender a História de França, através de duas historiadoras portuguesas. A História do ´país do amor´ vista através dos olhos dos/das amantes dos seus reis. As favoritas Diana de Potier, Madame Pompadour, De Burry… Contínuas referências à História de Portugal. Livro com ilustrações.

«Pompeia - História e Lenda de uma Cidade Romana», de Mary Beard
A autora é especialista da Roma-Clássica. Divulgação de alto nível. Reproduz a vida em Pompeia, no seu dia-a-dia, como se fosse um filme. Tema mítico. Ilustrações a cores.

«Bíblia Infantil»
Religião

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

No teu deserto - Miguel Sousa Tavares [Opinião]


-->
Título: No Teu Deserto
Autor:
Miguel Sousa Tavares
Ano de edição ou reimpressão: 2009
Editor: Oficina do Livro
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128

Excerto
“Esta história que vos vou contar passou-se há vinte anos. Passou-se comigo há vinte anos e muitas vezes pensei nela, sem nunca a contar a ninguém, guardando-a para mim, para nós que a vivemos. Talvez tivesse medo de estragar a lembrança desses longínquos dias, medo de mover, para melhor expor as coisas, essa fina camada de pó onde repousa, apenas adormecida, a memória dos dias felizes.”
«Éramos donos do que víamos: até onde o olhar alcançava, era tudo nosso. E tínhamos um deserto inteiro para olhar.» «Ali estavas tu, então, tão nova que parecias irreal, tão feliz que era quase impossível de imaginar. Ali estavas tu, exactamente como te tinha conhecido. E o que era extraordinário é que, olhando-te, dei-me conta de que não tinhas mudado nada, nestes vinte anos: como nunca mais te vi, ficaste assim para sempre, com aquela idade, com aquela felicidade, suspensa, eterna, desde o instante em que te apontei a minha Nikon e tu ficaste exposta, sem defesa, sem segredos, sem dissimulação alguma.» «Parecia-me que já tínhamos vivido um bocado de vida imenso e tão forte que era só nosso e nós mesmos não falávamos disso, mas sentíamo-lo em silêncio: era como se o segredo que guardávamos fosse a própria partilha dessa sensação. E que qualquer frase, qualquer palavra, se arriscaria a quebrar esse sortilégio.» «Eu sei que ela se lembra, sei que foi feliz então, como eu fui. Mas deve achar que eu me esqueci, que me fechei no meu silêncio, que me zanguei com o seu último desaparecimento, que vivo amuado com ela, desde então. Não é verdade, Cláudia. Vê como eu me lembro, vê se não foram assim, passo por passo, aqueles quatro dias que demorámos até chegar juntos ao deserto.»

A minha opinião
No teu deserto, obra assumidamente autobiográfica, Miguel Sousa Tavares leva-nos em viagem pelo deserto na sua companhia e na de Cláudia, uma rapariga que conheceram pouco tempo antes, mas pela qual criou uma afinidade, que após mais de 20 anos ainda perdura. A viagem, realizada em Novembro de 1987 ao deserto do Sahara num jipe UMM seria uma espécie de uma aventura, com peripécias bastante hilariantes. Desde os acontecimentos do ferry, árabe, que os levaria a Oran, até à chegada a Argel, onde o protagonista ia sendo preso. Na obra, Miguel Sousa Tavares arrisca um romance a quatro mãos, e duas vozes, onde coloca como narradora a própria Cláudia, 15 anos mais nova, da viagem de 40 dias ao deserto. O autor viria mesmo a dizer em entrevistas que o "só existe porque ela morreu". O livro esteve quase para não chegar às mãos dos leitores porque esteve dentro do computador que foi roubado ao escritor, em Outubro do ano passado, isto porque numa entrevista dada a Helena Teixeira da Silva ao Jornal de Notícias, Miguel Sousa Tavares disse que durante os dois meses que esteve sem computador não escreveu uma linha. «E não, acho que não rescreveria a história, não teria força anímica para voltar atrás», adianta. No teu deserto é um livro intimista, que se lê em pouco mais de uma hora, e que faz com que o leitor entre também ele na história. Um livro diferente do que Miguel Sousa Tavares nos habituou a ler (Equador e Rio das Flores), mas que arrisco ser a sua melhor obra.

“É por isso que não gosto de olhar para fotografias antigas: se alguma coisa elas reflectem, não é a felicidade, mas sim a traição – quando mais não seja, a traição do tempo, a traição daquele mesmo instante em que ali ficámos aprisionados no tempo. Suspensos e felizes, como se a felicidade se pudesse suspender carregando no botão “pausa” no filme da vida.” “Mesmo a desordem necessita de uma ordem que lhe dê um sentido para que não seja apenas leviandade.”

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Rentrée literária da Porto Editora com muitas novidades

A primeira novidade, de entre muitas para o resto do ano, apresentada pela Porto Editora ontem, no Hotel Tivoli, em Lisboa foi o Vocabulário da Língua Portuguesa, que estará nas livrarias ainda este mês de Setembro. Segundo a editora, este vocabulário “promete ser a bíblia da língua de Camões”.
Seguiu-se O Sangue da Terra, de Sofia Marrecas Ferreira, que está, desde o dia de ontem, à venda nas livrarias. O Sangue da Terra dá-nos as cores, os cheiros e as vozes do Alentejo em páginas que celebram a mulher e a sua capacidade de recuperar para a vida. Sofia Marrecas Ferreira oferece às mulheres, sobre o alento daquele que muitos identificam como o verdadeiro e único sexo forte.
A editora aposta em autores africanos de língua portuguesa: Vítor Burity da Silva lança Esta Lago Não Existe e Rua dos Anjos. Estas obras vão estar disponíveis também em Angola e Moçambique, países nos quais o Grupo Porto Editora está representado através da Plural Editores Angola e da Plural Editores Moçambique.
A signora do bestseller italiano, Sveva Casati Modignani, tem novo livro, que estará disponível a 17 de Setembro. Roberta, uma jovem livreira em plena crise existencial e conjugal - e Oscar, o marido, com quem casou contra a opinião de toda a gente, que se revela incapaz de responder às suas necessidades e de assumir as responsabilidades de uma família, serão as personagens principais.

Após Uma Longa Viagem com José Saramago, João do Céu e Silva volta com Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes, e promete revelações surpreendentes. O volume que reúne 3 anos de entrevistas com o autor de "As Naus" chega às livrarias a 24 de Setembro.
Uma edição de autor que se tornou um fenómeno de vendas e popularidade em todo o mundo: A Cabana, de Wm. Paul Young também vai ser editado pela Porto Editora.
Luís Sepúlveda está de regresso. A Sombra do que Fomos, do escritor sul-americano, poderá ser lido a partir de 2 de Outubro.
Recuperando o inspector Jaime Ramos, o detective que ficamos a conhecer em “Longe de Manaus”, Francisco José Viegas publica na Porto Editora um dos mais aguardados livros do ano: Mar em Casablanca e estará disponível no dia 8 de Outubro.
Grande nome da literatura mundial: Valerio Massimo Manfredi surge com a obra O Exército Perdido, nas livrarias a 22 de Outubro.
A Mensagem de Elena, de Brooke e Keith Desserich, publicado pela Albatroz chegará a 27 de Outubro.
Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, João Tordo, José Eduardo Agualusa, Miguel Esteves Cardoso e Rui Zink juntos em colectânea de contos.

Contos de Vampiros surgirá no final do mês de Outubro.
Um romance doce: Amor & Guloseimas, de Kate Jacobs, estará à venda a 5 de Novembro.
Prémio Goncourt 2004, Laurent Gaudé, regressa com a Porta dos Infernos.
Na Literatura Infantil o livro Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas, coordenado por Pedro Sena-Lino, nos escaparates a 15 de Outubro. Também será editado Contos e Lendas de Portugal e do Mundo e O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e Outros Contos de Natal contam com belíssimas ilustrações.

O ano termina com a publicação de grande antologia de poemas portugueses. Poemas Portugueses - Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Século XXI reúne mais de 650 autores e mais de 1500 poemas.





quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Resultados do Passatempo "O Professor"

Obrigada a todos que participaram no passatempo "O Professor" realizado entre o Marcador de Livros e a Editoral Presença, num total de 199 participações.
As respostas às perguntas colocadas são:

1 – Em que ano nasceu o autor? R. Em 1930
2 –
O livro As Cinzas de Ângela foi galardoado com o Prémio em 1997. Qual foi? R. O Prémio Pullitzer
3 – O livro de memórias, publicado pela Editorial Presença a 2 de Setembro, relata as vivências de Frank McCourt teve enquanto professor em diversos liceus. De que cidade? R. Nova Iorque

Os felizes contemplados foram:
99 - Maria João Ribeiro (Lisboa)
178 - Saudade de Oliveira Gordalina (Olival Basto)
79 - Ana Cristina Silva (Ovar)


Além de o seu nome figurar no blogue, os contemplados foram ainda avisados através de email.

Vítor Burity da Silva é o primeiro autor africano de língua portuguesa publicado pela Porto Editora

A 12 de Setembro, pelas 21h30, no Clube Literário do Porto, são apresentados, pelo jornalista Júlio Magalhães, dois títulos de Vítor Burity da Silva que inaugura a colecção Literatura Plural: Rua dos anjos e Este lago não existe. Estas obras vão estar disponíveis também em Angola e Moçambique, países nos quais o Grupo Porto Editora está representado através da Plural Editores Angola e da Plural Editores Moçambique. Uma parte de Rua dos Anjos está publicada em manuais escolares angolanos (12ª classe) e a obra é estudada no ensino superior cabo-verdiano. Este lago não existe é um livro que Pepetela, referência da literatura angolana e lusófona e antigo vice-ministro da educação daquele país, considera «um longo poema de amor». A apresentação dos dois títulos vai ser feita pelo jornalista Júlio Magalhães e inclui, no final, música ao vivo (piano e voz) e um Porto de Honra, nas instalações ribeirinhas do Clube Literário do Porto.

Título: Rua dos anjos
Autor: Vítor Burity da Silva
Colecção: Literatura Plural
N.º de Págs.: 80
PVP: 8,50 €
Capa: mole


Serafim, nome de anjo, coabita com os demónios da terra, numa rua que tem, como qualquer outra, um nome: Rua dos Anjos. Nela há cafés e tabernas repletos de almas, de vozes, de ruídos. Dorme no chão e convive com a rua, só. Até que a aparição angelical de uma misteriosa mulher há-de salvá-lo dos belzebus urbanos que andam por aí à solta.

Primeiras páginas aqui

Título: Este lago não existe
Autor: Vítor Burity da Silva

Colecção: Literatura Plural
N.º de Págs.: 152

PVP: 9,50 €

Capa: mole


A sua última obra, Este lago não existe, mescla de luz e trevas, real e imaginário, é um livro para ler devagar, uma obra na qual, segundo Pepetela, «uma frase por vezes irrompe em explosão e uma palavra surge inesperadamente para nos surpreender… e encantar».

Primeiras páginas aqui


A ficção de Vítor Burity da Silva

Enveredando conscientemente pelo caminho do onírico, do sentido latente e das diversas possibilidades de leitura, Vítor Burity apresenta, em Rua dos Anjos e Este Lago não Existe, dois trabalhos em prosa poética. I

O autor
Vítor Burity da Silva nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 28 de Dezembro de 1961. Estudou Jornalismo em Lisboa, vive no Porto e Luanda. É autor do livro Rua dos anjos, do qual se extraiu parte do texto para manuais escolares de Português (12ªclasse – Angola) e participou em várias colectâneas de prosa poética: Poiesis, (2007), Intemporal, (2008), A Arte pela Escrita, (2008). Publicou em jornais e revistas, tendo obtido vários prémios e menções honrosas. Digam o que disseram os doutos da literatura e os sábios da cidade, este livro é para mim um longo poema de amor, onde uma frase por vezes irrompe em explosão e uma palavra surge inesperadamente para nos surpreender… e encantar.
Pepetela, sobre Este lago não existe Clube Literário do Porto http://www.clubeliterariodoporto.co.pt/

Novidades da Editorial Presença para a 1.ª quinzena de Setembro

Título: Rumores
Autor: Anna Godbersen
Colecção: Princesas de Nova Iorque
N.º na Colecção: 2
P.V.P.: € 15,00
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 288

Sinopse: Bem-vinda de volta a Manhattan, 1899. A cidade ainda chora a perda da sua «princesa» favorita, Elizabeth Holland, mas as atenções também se voltam rapidamente para quem irá ocupar o seu lugar no coração de todos - Penelope Hayes ou a irmã mais nova de Elizabeth, Diana? À medida que a linha entre amizade e rivalidade continua a revelar-se cada vez mais ténue para ambas, Nova Iorque prepara-se para assistir a nova torrente de escândalos envolvendo a nata da sua sociedade. Especialmente quando certos rumores do passado ameaçam comprometer o futuro de todos os envolvidos…



Título: O Violoncelo de Sarajevo
Autor: Steven Galloway
Colecção: Grandes Narrativas
N.º na Colecção: 443
P.V.P.: € 12,00
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 180

Sinopse: Cerco de Sarajevo, 1992. À janela do seu apartamento no segundo andar, sob o ruído constante das balas e granadas, um violoncelista senta-se a tocar o Adagio de Albinoni. Mas lá em baixo, na rua, um morteiro mata 22 pessoas que se encontravam na fila para comprar pão. Num desafio cego e surdo ao perigo, o violoncelista decide, durante 22 dias consecutivos, sair para a rua mutilada e tocar em memória dos mortos… isto é, se conseguir sobreviver. O dia-a-dia de uma cidade sob ataque num romance escrito numa prosa despretensiosa, que nos mostra aquilo que nos mantém humanos quando parece que todos os vestígios de humanidade já se esvaíram à nossa volta.

Título: A Prisão do Silêncio
Autor: Torey Hayden
Colecção: Grandes Narrativas
N.º na Colecção: 444
P.V.P.: € 16,80
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 328


Sinopse: Quando a técnica de educação especial Torey Hayden aceitou ocupar-se do jovem Kevin de 15 anos, encontrou um miúdo a quem o mundo exterior causava pânico e que vivia fechado num mutismo voluntário No entanto aquela era apenas a parte visível de um abismo de sofrimento. Em todas as instituições por onde passara, consideravam-no um caso perdido e a própria Hayden sentiu-o como um vencido e compreendeu que só por milagre conseguiria ultrapassar os muros que ele construíra à sua volta. Mas Hayden tem um coração maior que o mundo e sentia-se incapaz de desistir dele. Pouco a pouco foi descobrindo uma história chocante de violência e abandono e um terrível segredo que um indiferente processo burocrático tinha simplesmente esquecido.

Título: O Professor
Autor: Frank McCourt
Colecção: Vidas d´Escritas
N.º na Colecção: 4
P.V.P.: € 14,70
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 288

Sinopse: Neste seu terceiro livro de memórias, Frank McCourt, autor de As Cinzas de Ângela e Esta É a Minha Terra, escreve uma crónica irreverente e vigorosa sobre os trinta anos durante os quais deu aulas em diversos liceus de Nova Iorque. Com o seu característico humor, ressonâncias líricas e honestidade desarmante, McCourt relembra os desafios e as recompensas com que se deparou no ensino público nova-iorquino, criando assim um relato inspirador e comovente sobre as relações humanas e sobre como aquilo que temos para dar e receber pode fazer a diferença na vida de cada um.

Título: Crónicas Politicamente Incorrectas
Autor: Fernando Braga de Matos
Colecção: Destaques
N.º na Colecção: 55
P.V.P.: € 12,50
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 156

Sinopse: Na sequência de A Bolsa para Iniciados, a Presença lança um novo livro de Fernando Braga de Matos onde se reúne um conjunto de crónicas que têm vindo a ser publicados na bem conhecida coluna de opinião «Pravda», no Jornal de Negócios, que o autor assina. Todas elas se reportam a cenários de extrema actualidade, qualquer que seja o tema abordado. A primeira parte apresenta ao leitor uma recolha de crónicas de reflexão eminentemente política e social, enquanto a segunda reúne crónicas mais direccionadas para a economia e a actividade bolsista. Em todas elas predomina o tom bem-humorado e a irreverente desmistificação do «politicamente correcto» e que tantas vezes esconde a inércia e o acomodamento da opinião em benefício dos vários poderes instituídos.

Título: 100 Perguntas para Uma Entrevista
Autor: Emanno Forni
Colecção: Novos Gestores
N.º na Colecção: 33
P.V.P.: € 13,00
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 180

Sinopse: O processo de recrutamento e selecção de candidatos reveste-se de extrema importância no contexto profissional, uma vez que pode influenciar os resultados das empresas face aos objectivos delineados. Dirigido tanto a candidatos como a recrutadores, 100 Perguntas para Uma Entrevista analisa as diversas fases deste processo, num formato de perguntas e respostas bastante apelativo. O livro inclui ainda exercícios e exemplos de entrevistas onde poderá anotar as suas reflexões e compará-las em seguida com as do autor. Um guia que lhe garantirá uma entrevista bem-sucedida e que o ajudará a tomar a decisão mais acertada.

Título: Problemas de Física 12º Ano - Resumo da Matéria - Exercícios Resolvidos
Autor: Vários autores
Colecção: Livros de Exercícios
N.º na Colecção: 12
P.V.P.: € 11,00
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 116

Sinopse: Este livro de exercícios de Física, elaborado de acordo com o programa de 12º ano de escolaridade, é da autoria de uma equipa de professores dos ensinos secundário e superior. A matéria foi revista e actualizada pelos autores de acordo com as alterações do programa. Os problemas propostos cobrem uma grande quantidade de situações físicas, tendo em vista a realização de qualquer prova, sendo adequados para a preparação para provas de ingresso no ensino superior e para as disciplinas de Física do primeiro ano de cursos superiores científicos. Para todos os problemas são apresentadas soluções, na secção respectiva. Este livro serve também de guia de estudo, já que inclui resumos da matéria muito úteis em todas as situações.

Título: Caça ao Tesouro no Espaço
Autor: Lucy & Stephen Hawking
Colecção: Diversos
N.º na Colecção: 77
P.V.P.: € 13,80
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 316


Sinopse: A melhor amiga de George precisa de ajuda. O seu pai, Eric, que é cientista, trabalha num projecto espacial - e está tudo a correr mal. Um robô aterrou em Marte, mas o comportamento dele é muito estranho. E para piorar tudo, Annie descobriu uma coisa esquisita no supercomputador do pai, o Cosmos. Será uma mensagem de um extraterrestre? E se pudéssemos falar com extraterrestres, o que havíamos de lhes dizer? Esta fantástica odisseia, que continua as aventuras espectaculares dos nossos heróis em A Chave Secreta para o Universo, não é só uma a agitada caça ao tesouro através do cosmos, mas também está CHEIA das mais diversas e RECENTES descobertas científicas sobre o nosso Universo, incluindo artigos especiais de alguns dos cientistas mais notáveis de todo o mundo.

Título: Que Cena, Professor!
Autor: Thalita Rebouças
Colecção: As Cenas da Malu
N.º na Colecção: 3
P.V.P.: € 8,00
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 172

Sinopse: Se achas que só a ti é que te calham daqueles professores que parecem saídos de um filme, então junta-te à Malu neste relato pormenorizado sobre algumas das pessoas que mais marcaram a sua vida. Desde o jardim de infância à faculdade, passando pelas aulas de ballet, de teatro, de surf ou de condução, a Malu conheceu todo o tipo de professores e tem inúmeras situações cómicas para te contar. Não percas este novo volume das suas crónicas bem-humoradas e diverte-te!

Título: Assalto à Disney
Autor: Ridley Pearson
Colecção: Estrela do Mar
N.º na Colecção: 125
P.V.P.: € 9,50
Data 1.ª Edição: 02/09/2009
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 232

Sinopse: Finn, Charlene, Willa, Maybeck e Philby são cinco jovens que foram contratados para, através de uma tecnologia que projecta as suas imagens como hologramas, serem guias virtuais do parque da Disney World. Mas aquilo que parecia um emprego de sonho rapidamente se transforma num pesadelo quando os cinco descobrem que, à noite, durante o sono, são transportados para o parque para defenderem a Disney das forças que se estão a virar contra o seu criador. E só serão bem-sucedidos se conseguirem desvendar uma fábula deixada pelo próprio Walt Disney…

Título: Como Sobreviver Aos Melhores Anos da Nossa Vida
Autor: Ros Asquith
Colecção: O Clube das Amigas
N.º na Colecção: 1
P.V.P.: € 8,00
Relançamento
Data 1.ª Edição: 04/06/1998
N.º de Edição: 9.ª
N.º de Páginas: 260


Sinopse: Os adultos passam o tempo a dizer-nos que estes são os melhores anos da nossa vida. Grande Tanga!!! Se são, então porque é que todos as jovens se sentem constantemente atormentadas? Se vão a uma festa ou têm um encontro importantíssimo com aquele rapaz supergiro que anda no 10ºC, logo lhes rebenta um furúnculo gigantesco mesmo na ponta do nariz!!! Depois são as mãos que se lembram de desatar a suar ou a voz que decide explorar novas sonoridades por conta própria e nos faz parecer um rádio velho e rouco. A Letty também já passou por tudo isso (ela agora tem 15 anos e 2 meses, portanto sabe do que está a falar). Ela teve uma ideia genial: fez uma obra em forma de ABC das preocupações das adolescentes de hoje, uma espécie de dicionário das alegrias, dores e de todas aquelas coisas de que nunca nos falam e que são aquelas que nos fazem a vida mais difícil - o divórcio dos pais, o sexo, fumar, as drogas e o sentido da vida. Se não te queres atormentar mais, é capaz de valer a pena dares uma olhadela…

Sessões da Ler estão de volta ao Chiado

Depois de um período de férias as sessões da LER estão de volta ao Chiado e serão realizadas todas as primeiras quintas-feiras do mês.

Esta iniciativa da Bertrand e da revista Ler terá lugar na Bertrand do Chiado, no próximo dia 3 de Setembro, às 18.30.

A sessão desta quinta-feira, com moderação de AnabelaMota Ribeiro, contará com Paula Rego, uma Contadora de Histórias. Com Dalila Rodrigues, directora do Museu Paula Rego, o cronista José Manuel dos Santos (que lidou com a artista aquando da série de quadros para o Palácio de Belém, e não só) e a jornalista e poeta Ana Marques Gastão (que escreveu um livro-diálogo com quadros de Paula Rego).
Em destaque, o carácter narrativo na obra de Paula Rego, a duas semanas da inauguração do museu dedicado à artista, em Cascais.

Novidade da Planeta para Setembro

A relação de Fernando Pessoa com Aleister Crowley, um ocultista inglês famoso, e que resultou em notícia dos jornais devido a um estranho mistério na Boca do Inferno dará origem ao título Um Encontro Inesperado, da Planeta.

Eu e as mulheres da minha vida - Tiago Rebelo [Opinião]

Título: Eu e as Mulheres da Minha Vida
Autor: Tiago Rebelo
Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 227
P.V.P.: 14,96 €
Relançamento
Data 1ª Edição: 13/11/2003
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 212
Dimensões: 150x230mm
Peso: 318g
Sinopse:
Trinta e cinco anos. A relação com o espelho começava a deteriorar-se. Zé, um jovem que em tempos tinha sido atlético, charmoso e divertido transformava-se agora num homem com contornos abaulados e uma calvície que o desesperava. Um bancário mediano, casado há uma década, com um belo carro e férias no Algarve todos os anos. Mas a vida era só isto? Zé questionava-se. Até que um dia a sua existência pacata foi invadida por Belluci, a mulher mais bonita, sexy e simpática do banco. Era um mundo fascinante que se abria diante dos seus olhos. O planeta estava repleto de mulheres lindas e sensuais e só agora Zé tinha começado a reparar nisso. De repente, descobria-se um outro homem, mais atraente, interessante, um sedutor nato. Mas por outro lado havia o casamento e o seu filho que não podiam ser abalados, sofrendo as consequências da sua nova forma de encarar a vida. O que ele nunca imaginou é que um dia tudo pudesse escapar ao seu controlo e se visse no papel, não de encenador, mas de protagonista de uma peça tragicocómica. Uma obra que nos faz pensar que, de um momento para o outro, a vida pode dar muitas voltas.

A minha opinião
Zé é o típico homem bonacheirão, o português do deixa andar. Com um emprego estável no banco, faz de tudo para nada fazer. Em casa sucede o mesmo. Casado com um filho não partilha tarefas domésticas, limitando-se a fazer zapping em frente ao sofá, até a mulher lhe dizer para mudar de canal para a sua novela preferida. Aí deixa-se dormir, ressonando até tarde, no sofá.
Até que um dia Zé é chamado à atenção que na escola o seu filho Quico deu um murro no colega por este dizer que o pai dele era melhor do que o seu. Isto não serviu para Zé mudar de atitude, mas fê-lo pensar no seu modo de ver a vida.
O aparecimento de Cátia “Bellucci” na sua vida, a boazona da contabilidade, no banco, que toda a gente cobiçava, mudou completamente Zé. Cátia começou a dar-lhe atenção e daí até terem um caso foi um passo. Nessa altura coincidiu ser promovido para director do banco em que trabalhava, sem que para isso nada tivesse feito. Ao mesmo tempo que saía com Cátia, Zé conheceu Sara que também se tornou sua amante.
Será que o casamento se manteve depois de tantas vezes fora de casa? Para isso terá de ler este hilariante livro de Tiago Rebelo, que em 2003 foi escrito sob pseudónimo, João João Tomás Belo. Segundo disse em várias entrevistas, Eu e as Mulheres da minha vida era um livro escrito fora do estilo habitual e «como estava no início da carreira não queria estar a diversificar e distrair tanto o leitor». Este livro divertido sobre a guerra dos sexos mostra uma nova escrita de Tiago Rebelo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Novidades Europa-América para Setembro

Título: O Segredo para a Felicidade
Subtítulo: Sementes de Sabedoria a Cultivar
Autor: Jacques de Coulon
Colecção: Biblioteca do Desenvolvimento Pessoal
Preço: 18.90€
Pp: 188

Sinopse:
O objectivo deste livro é que reflicta sobre a sua vida, que se reinvente e encontre o seu verdadeiro eu.
Hoje em dia, a nossa existência não é mais do que uma sucessão de máscaras que usamos em função das nossas necessidades... Quando decidiremos tomar uma atitude e recusar ser apenas mais uma personagem em palco?
Sob a forma de cartas a um amigo, aqui tem um pequeno guia com 21 etapas que o ajudarão a ser feliz... Aceite o convite de filósofos e poetas para entrar no seu atelier e experimentar uma nova filosofia de vida.
As águas do rio correm, mas o reflexo das estrelas mantém-se... sob as várias máscaras, estamos constantemente à procura de uma luz que nos guie.
E o que é então a vida? É um poema que compomos com amor, para espalhar a melodia da felicidade, a nossa felicidade! Boa viagem!
Jacques de Coulon é reitor, Presidente do concelho educativo e director do colégio Saint-Michel, em Fribourg (Suiça), mas é acima de tudo um apaixonado por filosofia, disciplina que ensinou durante muitos anos. É autor de várias obras.

Título: O Segredo da Juventude
Subtítulos: Mantenha-se eternamente jovem como sempre sonhou! Seis Passos para continuar jovem e para se sentir feliz.
Autores: Tim Drake e Chris Middleton
Colecção: Arte de Viver
Preço: 19.51€
Pp: 232

Sinopse:
Tem um cérebro «envelhecido» ou ainda tem um cérebro dum jovem?
Pense bem antes de responder, pois a sua resposta poderá revelar como irá viver o resto da sua vida.
Vivemos num mundo em constante mutação, em que é vital mantermo-nos activos, úteis e sempre actualizados. Hoje vivemos até aos 80, 90, 100 anos e conseguimo-nos manter em boa forma física, mas por vezes sentimos que a nossa mente começa lentamente a desfalecer. O segredo reside em manter um cérebro jovem e é isso que este livro lhe oferece, ao propor-lhe seis passos que irão fazer com que a sua vida mude completamente e que o farão descobrir que uma pessoa está «velha, porque se sente velha» e que para se ser jovem basta pensar em ser jovem.
Na sua vida profissional passará a ser uma pessoa mais activa, mais rápida, mais criativa e saberá aceitar mais facilmente os riscos e gerir melhor as mudanças com as quais se deparará, nomeadamente ao nível das novas tecnologias e das novas culturas.
Na sua vida pessoal, as vantagens são insondáveis. Verá que renascerá em si o jovem animado, ousado, divertido que fora outrora e que passará a rir-se muito mais, a apreciar o seu tempo livre com a família e reaprenderá a fazer novos amigos.
Para além dos antídotos para a velhice, apresentados ao longo dos seis passos, nesta obra também encontrará uma muito útil calculadora da sua idade cerebral que lhe revelará a sua verdadeira idade.
E lembre-se que para ter um cérebro jovem não é preciso ser-se jovem, e ser-se jovem não é sinónimo de ter um cérebro jovem. O segredo da juventude está na sua mente...


Título: Fantasmas, Aparições e Poltergeists
Subtítulo: O Sobrenatural ao Longo da História
Autor: Brian Righi
Colecção: Portas do Desconhecido
Preço: 16.50€
Pp: 192

Sinopse:
Começa-se a ouvir uma estranha pancada; pelo que nos podemos aperceber, este som vem do chão do quarto das raparigas...
Skeletal continua a apodrecer atrás das paredes da cave, os sacerdotes do templo continuam a extrair os miolos com tenazes de ferro, os sons estrondosos dos comboios assombrados que atravessam a planície continuam a ecoar à meia-noite — e Brian Righi não exagera no que nos conta. As histórias de fantasmas que Brian vai analisando e descobrindo ao longo da História são muito mais aterrorizadoras do que qualquer filme de terror de Hollywood.
A isto junte a experiência do investigador de fenómenos paranormais e faça uma viagem pela História da Humanidade, descobrindo os meandros da ancestral obsessão pela vida após a morte. Em Fantasmas, Aparições e «Poltergeists», o leitor poderá encontrar casos de casas assombradas e de caça a fantasmas com mais de quatro mil anos — desde os rituais de embalsamamento do Antigo Egipto, passando pelo tabuleiro Ouijá, até às sessões de espiritualismo no século XIX —, bem como alguns contos persas e interessantes personagens que marcaram a História.
E a partir do momento que conhecer a história do sobrenatural, o leitor estará apto para levar a cabo a sua própria investigação no campo do paranormal, uma vez que esta obra de Brian Righi é um guia moderno, completo e detalhado, cheio de conselhos que o acompanharão ao longo da sua caça aos fantasmas.

Brian Righi é autor de várias obras sobre fantasmas e o fenómeno da paranormalidade. Desde jovem, ao viajar pela Europa, que se sente atraído por este universo. Actualmente, reside no Texas, onde aprofundou a sua investigação, da qual resultou esta obra, que é fruto de sete anos de trabalho.

«Altamente recomendável a todos os apaixonados por livros sobre fantasmas.» Troy Taylor, autor e fundador da American Ghost Society.


Título: O Exílio dos Anjos
Autor: Gilles Legardinier
Colecção: Contemporânea
Preço: 21.90€
Pp.: 312

Nomeado no Festival de Cinema de Berlim de 2009 como um melhores livros para adaptar ao cinema

Sinopse:
Quando a memória é mais forte do que a morte.
Eles não se conhecem, mas têm o mesmo sonho, que os transportará para um universo cheio de mistérios. Valeria, Peter e Stefan encontram-se na enigmática capela das Terras Altas, na Escócia, mas ignoram que são a prova viva duma descoberta revolucionária sobre a memória, que fora feita há vinte anos por dois cientistas que desapareceram sem deixar rasto.
A descoberta é cobiçada por muitos, que não olham a meios para atingirem os seus fins. Para escapar daqueles que tentam capturá-los, Valeria, Peter e Stefan não encontram outra solução senão a de revelar o segredo do qual eles são os últimos guardiões.
As suas memórias são verdadeiros santuários, fechados a sete chaves. Delas dependem não só as suas vidas mas também o destino de toda a Humanidade...
Este thriller «humanista» conduzirá os leitores até às fronteiras da mente humana, numa aventura que os acompanhará durante muito tempo, como se fosse um sonho...
Eterno apaixonado pela comunicação das emoções e pelo cinema, Gilles Legardinier (Paris, 1965) entrou no mundo da Sétima Arte como pirotécnico e depois como realizador e produtor de filmes publicitários, anúncios e alguns documentários sobre filmes. Actualmente, ele consagra a sua carreira a escrever guiões para o cinema e à adaptação de argumentos. Apesar de não ser a primeira incursão no mundo da Literatura, este título é o seu primeiro thriller, do qual já se perspectiva uma adaptação cinematográfica.



Título: Da História da Destruição de Tróia
Autor: Dares Frígio
Colecção: Clássicos
Preço: 15.90€
Pp: 136

Sinopse:
Um clássico inédito em Portugal e traduzido directamente do latim pela professora Reina Pereira (Universidade da Beira Interior), que lhe acrescenta uma extensa nota introdutória e mais de sessenta notas.
Tal como na Ilíada de Homero, em Da História da Destruição de Tróia, de Dares Frígio, vamos encontrar personagens tão famosas e míticas como Aquiles, Hércules, Heitor, Páris, Agamémnon e a bela Helena de Tróia.
No entanto, e ao contrário de Homero, Dares Frígio elimina toda a intervenção dos deuses, numa tentativa de atribuir à obra maior veracidade, indicando como motivos principais da guerra certas rivalidades amorosas.
Os escritores medievais, como Chaucer, acreditavam que o relato de Dares Frígio — supostamente uma testemunha ocular — era mais autêntico do que os de Homero ou Virgílio.
Obra que pretende ser um relato da guerra de Tróia, na versão de um combatente troiano, nela encontramos uma enorme riqueza de dados referentes à política, usos e costumes, estratégia e religião dos primórdios da Grécia Antiga.


Título: Da Terra à Lua
Autor: Júlio Verne
Colecção: Clássicos
Preço: 17.50€
Pp: 216

Após a Guerra da Secessão, a nação americana vive um longo período de paz. Porém, um grupo de peritos em projécteis e balística avesso ao ócio vê-se subitamente sem missões nem objectivos. Urgia encontrar um novo inimigo e territórios inexplorados neste planeta ou noutros mundos desconhecidos.
Elegendo a Lua como a nova fronteira da humanidade, os cientistas concebem uma cápsula tripulada, disparada por um gigantesco canhão a pólvora, destinada a explorar o solo lunar.
Da Terra à Lua é um clássico e uma obra fundamental da ficção científica. Escrita em 1865, cento e quatro anos antes da chegada do Homem à Lua, é tida como uma obra visionária de Júlio Verne.
Esta edição especial insere-se nas comemorações do 40.º aniversário da chegada do Homem à Lua.

Os Filhos da Liberdade é o novo livro de Marc Levy

Os Filhos da Liberdade é o novo livro do escritor francês Marc Levy, lançado pela editora Contraponto.

Título: Os Filhos da Liberdade
Autor: Marc Levy
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 280
Editor: Edições Contraponto
P.V.P.: 18€

Sinopse
Os Filhos da Liberdade conta a história de um grupo de adolescentes que fez parte de uma Brigada da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. O que unia estes jovens, de diferentes idades e nacionalidades, era a crença inabalável de que valia a pena lutar pela liberdade, e que um dia a Primavera voltaria a despontar. Operando em Toulouse, este grupo conseguiu resistir às forças nazis, às milícias locais e aos colaboradores franceses. Rodeados por inimigos invisíveis e omnipresentes, estes jovens não se podiam sequer dar ao luxo de se apaixonarem – pois, caso fossem apanhados, esse amor podia ser usado contra eles… Vivendo em circunstâncias extremas, aprenderam em cada dia a desfrutar da vida ao máximo: a rir, mesmo rodeados de tragédia; a ser generosos, mesmo quando não tinham nada para dar; e a apaixonar-se, apesar de todos os riscos. Pois não se consegue matar o espírito humano enquanto a esperança estiver viva. Este romance emocionante e comovente é baseado numa história real: a 35.ª Brigada, composta por vários jovens imigrantes dispostos a combater por França e pela liberdade, existiu. Um dos seus membros era o pai de Marc Levy; o seu nome de código era «Jeannot».

Mostra de António Botto patente na Casa Fernando Pessoa

A partir de hoje, dia 1 de Setembro, até fim de Outubro a Biblioteca da Casa Fernando Pessoa, vai ter patente uma mostra bibliográfica da obra de António Botto. Nela vão constar as primeiras edições do autor e vários exemplares da Biblioteca Pessoal de Fernando Pessoa, com dedicatórias de Botto.

"Caim", novo livro de José Saramago estará nas livrarias em Outubro

«Caim» é o mais recente livro de José Saramago e estará nas livrarias em Outubro, conforme comunicado da esposa do Prémio Nobel, Pilar del Rio.
Pilar del Rio, na página na Internet da Fundação José Saramago, diz que este livro «não nos vai deixar indiferentes, que provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia. Porém, amigos, a grande literatura está aí para cravar-se em nós como um punhal na barriga».
"Caim" vai ser lançado em Outubro pela Editorial Caminho na Feira do Livro de Frankfurt e no desse mês estará à venda nas livrarias em Portugal, Espanha e América Latina.
Além de Caim, personagem bíblica que dá título à obra, são protagonistas principais Deus e a Humanidade, «nas suas diferentes expressões», adianta Pilar deixando o aviso de que poderá haver pessoas a ficar ofendidas, porque «a grande literatura é sempre provocatória.»

Pode ver o booktrailer aqui

Saramago despede-se da blogosfera
Num texto que intitula de "Despedida", José Saramago despede-se da blogosfera, mais propriamente do seu blogue "O Caderno de Saramago", para se dedicar à escrita de um outro livro.
Aqui pode ver o texto da despedida na íntegra:

"Despedida

Diz o refrão que não há bem que sempre dure nem mal que ature, o que vem assentar como uma luva no trabalho de escrita que acaba aqui e em quem o fez. Algo de bom se encontrará neste textos, e por eles, sem vaidade, me felicito, algo de mal terei feito noutros e por esse defeito me desculpo, mas só por não tê-los feito melhor, que diferentes, com perdão, não poderiam eles ser. Às despedidas sempre conveio que fossem breves. Não é isto uma ária de ópera para lhe meter agora um interminável adio, adio. Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não creio. Comecei outro livro e quero dedicar-lhe todo o meu tempo. Já se verá porquê, se tudo correr bem. Entretanto, terão aí o “Caim”.

P. S – Pensando melhor, não há que ser tão radical. Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno, que é o lugar onde mais a gosto poderei expressar-me."

José Saramago

O Círculo da Morte - Ross Macdonald [Opinião]

-->
Título: O Círculo da Morte
Autor:
Ross Macdonald
Editora: Publicações Europa-América
P.V. P.: 6,25€

Sinopse:
Quando o pequeno Ronny é raptado pelo próprio pai e por uma rapariga loura, Jean Broadhurst está longe de suspeitar de que esse é apenas o último elo de uma longa cadeia de crimes. O incêndio que quase devora a pequena cidade dos arredores de Los Angeles torna-se uma imagem do turbilhão que envolve algumas famílias cujo passado está ligado por uma teia de ódios e cumplicidades. Ao procurar o rapazinho raptado, Lew Archer vai desvendando esse passado. De caminho, encontra alguns cadávares…

A minha opinião
O facto de ir de férias, e após ter ligo todos os livros que levei para ler (apenas 3), vi-me na obrigação de comprar mais alguns (como se não tivesse imensos livros para serem lidos na minha estante), desta vez de bolso, mais fáceis e práticos para levar para a praia. Um deles foi a Conjura de José Eduardo Agualusa, que já tive oportunidade de publicar a crítica, o outro foi Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes (que ainda não li) e o policial O Círculo da Morte de Ross Macdonald. As férias permitiram-me conhecer a escrita de Macdonal e não fiquei de todo desiludida. A história começa com um encontro entre o detective privado Lee Archer com o pequeno Ronny, num enternecedor dar de comer aos pássaros. Nesse mesmo dia, sem que nada o faça prever, o jovem Ronny é raptado, ao que tudo indica pelo pai e por uma jovem loura, que o levam para parte incerta. No entanto, após algumas investigações Lee descobre o cadáver do pai de Ronny enterrado numa casa da montanha, propriedade da sua mãe, e nada do rasto da criança. Começa uma busca incessante por Ronny, pela jovem loura, Susan, e por um outro adolescente Jerry. Pelo meio, Lee conhece um foragido da prisão, um jovem com perturbações mentais e uma mãe muito protectora, entre outras personagens intrigantes.


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Novo livro de Mário Zambujal nas novidades da Planeta

A Planeta preparou uma rentrée de grandes títulos que serão publicados até ao final do ano.
Destaque para o regresso à ficção de Mário Zambujal . Uma Noite não são Dias é o novo livro do incontornável jornalista e escritor português que, ao longo de anos de sucessos editoriais, conquistou um público fiel com o seu estilo pautado de humor e sensibilidade. Na Avenida Vertical, nome de uma torre habitacional de 98 andares no ano de 2044, ocorrem dois misteriosos assaltos, e ali nascem paixões, intrigas e descobertas surpreendentes.
A Planeta edita ainda, até final de 2009, o novo romance histórico de um autor que é já uma referência no género: Sérgio Luís de Carvalho assina O Destino do Capitão Blanc, a história tumultuosa e apaixonada de um militar português que presencia um massacre em França, no final da Primeira Guerra Mundial. Baseado em factos reais, este romance retrata a árdua vida das trincheiras, as batalhas, as revoltas e o quotidiano de homens em luta, bem como o sofrimento das mulheres e as esperanças perdidas de toda uma geração, entre a guerra e o amor.
Depois de publicar Lya Luft, Iza Salles e Fernando Morais, a Planeta segue o seu percurso na divulgação junto do público português grandes nomes da cena literária brasileira. Jornalista e professor há quase 40 anos, Zuenir Ventura trabalhou como repórter, redactor e editor em vários jornais e revistas e viu a sua obra premiada com as maiores distinções. A Planeta reedita o clássico Inveja - Um Mal Secreto, que convida o leitor a entrar num universo por tantos negado mas por muitos vivido, o da inveja. Ao investigar sobre este tema tão complexo, o autor esbarrou em histórias fascinantes de amor, medo e morte. Sobre a obra, Miguel Sousa Tavares comentou: «O Zuenir esmagou a inveja, tendo o dom de não pertencer ao número dos que se deixam esmagar por ela».
Esmagador e aterrorizante é o livro de culto que inspirou cineastas e impressionou gerações, Drácula, de Bram Stoker. A Planeta vai publicar agora a sequela oficial deste clássico, que será levado à tela. Drácula, O Morto Vivo, escrito a partir das notas descobertas acidentalmente pelo seu sobrinho, Dacre Stoker, e reconhecidas pelos seus documentaristas oficiais, retoma a história 25 anos depois e segue os passos de Quincey Harker, filho de Jonathan e Mina.
No género policial, cada vez mais popular entre os leitores, a Planeta lança em Portugal mais um autor premiado, vencedor do prémio Crime Writer’s Association Debut Dagger. A Talentosa Flávia de Luce, de Alan Bradley, tem como personagem principal uma menina de onze anos. A original detective, com habilidade para fabricar venenos no seu laboratório caseiro e desvendar segredos de família, é um sucesso internacional que já inspirou um clube de fãs na Internet.
No âmbito da ficção internacional, a editora vai publicar um dos maiores nomes das letras espanholas. Paraíso Inabitado é o mais recente livro de Ana Maria Mamute, nascida em 1926
e consagrada com os prémio Nadal e Planeta, ainda nos anos 50, o início de uma carreira continuamente aclamada pelo público e pela crítica. Depois de 8 anos de silêncio literário, a prestigiada escritora assina a sua obra mais autobiográfica, uma ode à infância e à fantasia, num mundo frio e em ruptura.
O Mapa do Tempo de Félix J. Palma, considerado um dos escritores mais surpreendentes da nova geração em Espanha, traz aos leitores portugueses a possibilidade de viajar no tempo. Uma história de amor, mistério e suspense, que cruza várias épocas, entre a Inglaterra vitoriana, a Londres sombria de Jack O Estripador e o globalizado século XXI. Nesta alucinante aventura, o inventor das viagens no tempo, o escritor G Wells, é uma das personagens .
A Planeta publica também várias obras de não-ficção, procurando oferecer livros sobre temas da actualidade que interessam ao grande público. Do Meu Bairro da Lata a Hollywood, publicado já em vários países, é a história de vida de Rubina Ali, a menina de 9 anos que nasceu num bairro pobre de Bombaim e se viu no centro do glamour de Hollywood, ao protagonizar Latika no filme Quem Quer Ser Bilionário, vencedor de 8 óscares em 2009. Um testemunho na primeira pessoa recolhido pela conceituada jornalista francesa Anne Berthod, onde a jovem actriz fala da sua vertiginosa vida e esclarece todas as polémicas levantadas pelos media em torno da sua vida actual.
E em vésperas do mundo voltar os olhos para a África do Sul, por ocasião do Mundial de Futebol de 2010, a Planeta edita Um Arco-Iris na Noite, de Dominique Lapierre. Autor de Oh Jerusalém, este notável investigador traz-nos a história épica da construção de uma nação, desde o século XVII, até aos nossos dias, relatando com rigor e mestria narrativa a aventura dos primeiros colonos, os grandes conflitos, a construção do regime do apartheid, a resistência de uma população oprimida e a vida extraordinária do seu líder, Nelson Mandela.
Um tema ainda no centro das atenções, a crise económica, continua a gerar debate e reflexão. Depois do sucesso de A Crise Ninja, de Leopoldo Abadia, a Planeta edita O Crash de 2010, de Santiago Niño Becerra. O respeitado professor catedrático de Economia, com ampla presença nos media espanhóis, aborda de forma desarmante o tema, partindo da premissa que o maior impacto desta crise ainda não foi sentido.
Na literatura juvenil, será publicado o terceiro livro da série Crónicas Vampíricas, Fúria, de L. J. Smith.
Na literatura fantástica, para um público mais maduro, destaque para a publicação de A Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare. Este é o primeiro volume da série Caçadores de Sombras, uma obra incontornável da literatura fantástica, dirigida a um público urbano e adulto, que mergulha o leitor num universo que combina cenários cosmopolitas e modernos com as lutas ancestrais entre anjos e demónios. A série mereceu já a aprovação internacional do público, da crítica e os elogios de Stephenie Meyer.