terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Caim", novo livro de José Saramago estará nas livrarias em Outubro

«Caim» é o mais recente livro de José Saramago e estará nas livrarias em Outubro, conforme comunicado da esposa do Prémio Nobel, Pilar del Rio.
Pilar del Rio, na página na Internet da Fundação José Saramago, diz que este livro «não nos vai deixar indiferentes, que provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia. Porém, amigos, a grande literatura está aí para cravar-se em nós como um punhal na barriga».
"Caim" vai ser lançado em Outubro pela Editorial Caminho na Feira do Livro de Frankfurt e no desse mês estará à venda nas livrarias em Portugal, Espanha e América Latina.
Além de Caim, personagem bíblica que dá título à obra, são protagonistas principais Deus e a Humanidade, «nas suas diferentes expressões», adianta Pilar deixando o aviso de que poderá haver pessoas a ficar ofendidas, porque «a grande literatura é sempre provocatória.»

Pode ver o booktrailer aqui

Saramago despede-se da blogosfera
Num texto que intitula de "Despedida", José Saramago despede-se da blogosfera, mais propriamente do seu blogue "O Caderno de Saramago", para se dedicar à escrita de um outro livro.
Aqui pode ver o texto da despedida na íntegra:

"Despedida

Diz o refrão que não há bem que sempre dure nem mal que ature, o que vem assentar como uma luva no trabalho de escrita que acaba aqui e em quem o fez. Algo de bom se encontrará neste textos, e por eles, sem vaidade, me felicito, algo de mal terei feito noutros e por esse defeito me desculpo, mas só por não tê-los feito melhor, que diferentes, com perdão, não poderiam eles ser. Às despedidas sempre conveio que fossem breves. Não é isto uma ária de ópera para lhe meter agora um interminável adio, adio. Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não creio. Comecei outro livro e quero dedicar-lhe todo o meu tempo. Já se verá porquê, se tudo correr bem. Entretanto, terão aí o “Caim”.

P. S – Pensando melhor, não há que ser tão radical. Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno, que é o lugar onde mais a gosto poderei expressar-me."

José Saramago

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt