Depois da notoriedade que um programa de televisão lhe conferiu, os linguistas da Porto Editora elegeram Esmiuçar como a palavra do ano. Twittar esteve na corrida.
Esmiuçar é a palavra do ano 2009 para a Porto Editora. Sinónimo de deslindar, examinar e pormenorizar, é um verbo transitivo, com quatro sílabas (es/mi/u/çar), oito letras, das quais quatro são vogais. Este vocábulo é geralmente utilizado quando se pretende examinar algo minuciosamente, reduzir a pequenos fragmentos, a pó, a esmigalhar ou a esfarelar. Quanto ao Acordo Ortográfico, este não lhe trará qualquer alteração.
Embora seja um vocábulo já antigo, a palavra generalizou-se na linguagem pública no período que antecedeu as últimas eleições legislativas graças a um conceituado grupo humorístico e ao seu mais recente programa de televisão. Desde então, na imprensa, na política ou no desporto é comum o seu uso. Destaque-se ainda o facto de ter sido uma das palavras mais pesquisadas no serviço Infopédia durante o referido período.
Esmiuçar, sem acentuação, pode ser convertida, sem penalização, em esmiunçar ou esmiudar, nunca em esmeoçar. Outros sinónimos válidos serão vocábulos como analisar, examinar ou esfarelar, esmigalhar, todos eles encerrando a mesma finalidade da acção.
Disputou o título de palavra do ano 2009 o vocábulo twittar, que a Porto Editora registará na edição de 2011 do Dicionário Editora da Língua Portuguesa. Nesta obra figurará ainda a forma aportuguesada, menos comum, tuitar, a qual remeterá para a anterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário