quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Vítor Burity da Silva é o primeiro autor africano de língua portuguesa publicado pela Porto Editora

A 12 de Setembro, pelas 21h30, no Clube Literário do Porto, são apresentados, pelo jornalista Júlio Magalhães, dois títulos de Vítor Burity da Silva que inaugura a colecção Literatura Plural: Rua dos anjos e Este lago não existe. Estas obras vão estar disponíveis também em Angola e Moçambique, países nos quais o Grupo Porto Editora está representado através da Plural Editores Angola e da Plural Editores Moçambique. Uma parte de Rua dos Anjos está publicada em manuais escolares angolanos (12ª classe) e a obra é estudada no ensino superior cabo-verdiano. Este lago não existe é um livro que Pepetela, referência da literatura angolana e lusófona e antigo vice-ministro da educação daquele país, considera «um longo poema de amor». A apresentação dos dois títulos vai ser feita pelo jornalista Júlio Magalhães e inclui, no final, música ao vivo (piano e voz) e um Porto de Honra, nas instalações ribeirinhas do Clube Literário do Porto.

Título: Rua dos anjos
Autor: Vítor Burity da Silva
Colecção: Literatura Plural
N.º de Págs.: 80
PVP: 8,50 €
Capa: mole


Serafim, nome de anjo, coabita com os demónios da terra, numa rua que tem, como qualquer outra, um nome: Rua dos Anjos. Nela há cafés e tabernas repletos de almas, de vozes, de ruídos. Dorme no chão e convive com a rua, só. Até que a aparição angelical de uma misteriosa mulher há-de salvá-lo dos belzebus urbanos que andam por aí à solta.

Primeiras páginas aqui

Título: Este lago não existe
Autor: Vítor Burity da Silva

Colecção: Literatura Plural
N.º de Págs.: 152

PVP: 9,50 €

Capa: mole


A sua última obra, Este lago não existe, mescla de luz e trevas, real e imaginário, é um livro para ler devagar, uma obra na qual, segundo Pepetela, «uma frase por vezes irrompe em explosão e uma palavra surge inesperadamente para nos surpreender… e encantar».

Primeiras páginas aqui


A ficção de Vítor Burity da Silva

Enveredando conscientemente pelo caminho do onírico, do sentido latente e das diversas possibilidades de leitura, Vítor Burity apresenta, em Rua dos Anjos e Este Lago não Existe, dois trabalhos em prosa poética. I

O autor
Vítor Burity da Silva nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 28 de Dezembro de 1961. Estudou Jornalismo em Lisboa, vive no Porto e Luanda. É autor do livro Rua dos anjos, do qual se extraiu parte do texto para manuais escolares de Português (12ªclasse – Angola) e participou em várias colectâneas de prosa poética: Poiesis, (2007), Intemporal, (2008), A Arte pela Escrita, (2008). Publicou em jornais e revistas, tendo obtido vários prémios e menções honrosas. Digam o que disseram os doutos da literatura e os sábios da cidade, este livro é para mim um longo poema de amor, onde uma frase por vezes irrompe em explosão e uma palavra surge inesperadamente para nos surpreender… e encantar.
Pepetela, sobre Este lago não existe Clube Literário do Porto http://www.clubeliterariodoporto.co.pt/

1 comentário:

Chuva de livros disse...

Ola

Deixei um selinho no Chuva de Livros.
Beijinho e boas leituras

WOOK - www.wook.pt