Amanhã, 16 de Setembro, a Casa Fernando Pessoa vai ser uma Casa-Poema. As paredes do edifício albergarão inúmeras versões de uma só ode de Ricardo Reis. Para isso, a Casa Fernando Pessoa agendou um leque alargado com o objectivo de aproximar o público do poeta.
O dia será preenchido com animação de rua e, às 19h30, actores da Tenda – Palhaços do Mundo vão declamar poemas de Pessoa das janelas da Casa Fernando Pessoa para a rua em frente. As iniciativas continuam às 21h30, com o espectáculo musical «Flak + Amigos», e, às 22h30, com a peça de teatro «Todos os Casados do Mundo são Mal Casados», dramaturgia de Inês Pedrosa a partir de textos de Ovídio e Fernando Pessoa, encenada e interpretada por Diogo Dória.
Espólio documental de Pessoa classificado tesouro nacional
A partir de hoje, dia 15 de Setembro todo o espólio de Fernando Pessoa é classificado de interesse nacional, com o objectivo de "evitar o risco de dispersão, deterioração ou perecimento".
Pelo decreto-lei ficam abrangidos "todos os documentos produzidos ou reunidos por Fernando Pessoa, seja na forma de manuscritos autógrafos, isolados ou integrados em documentos de terceiros, assinados ou não, de dactiloscritos ou tiposcritos, com ou sem intervenção autógrafa, assinados ou não".
São ainda incluídos "todos os documentos biográficos de Fernando Pessoa ou que registem as suas técnicas e hábitos, assinados ou não, seja qual for o acabamento do texto ou textos neles contidos, e os documentos impressos que se reconheça terem pertencido à sua biblioteca e ostentem marcas autógrafas de utilização".
Notícia: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário