Só em 2008, o blogue A Educação do Meu Umbigo registou mais de 4 milhões de visitas, transformando-o num verdadeiro fenómeno da blogosfera portuguesa.
As razões para esse sucesso estão agora em 400 páginas que prometem dar que falar.
Quando criou o blogue A Educação do Meu Umbigo, Paulo Guinote estava longe de imaginar que, poucos anos depois, o seu projecto ganharia a forma de livro. Mais improvável ainda, de considerar a hipótese de que, pelo caminho, se tornaria conhecido por muitos milhares de professores, comunicação social, políticos – ao ponto de chegar ao estatuto de referência mobilizadora da revolta de toda uma classe profissional.
A verdade é que A Educação do Meu Umbigo (http://educar.wordpress.com/) é um exemplo de como a blogosfera se transformou num espaço de intervenção cívica, com grande poder de influência aos mais diferentes níveis, nomeadamente político. Agora, em formato de livro, o projecto de Paulo Guinote ganha um outro estatuto, chegando a novos leitores e com o claro objectivo de alimentar o debate sobre uma das áreas mais importantes da sociedade: a Educação.
São 400 páginas que revisitam o que de mais importante se passou nos últimos anos no âmbito da realidade educativa em Portugal, “lançando um olhar ácido sobre situações, protagonistas e outras incredulidades que têm afligido o nosso sistema educativo”, como refere Paulo Guinote. Textos que revelam um conhecimento de causa incontestável e que contribuíram para transformar o A Educação do Meu Umbigo num blogue-bandeira de toda uma classe e, ao mesmo tempo, um espaço incómodo para determinados círculos.
Organizado numa perspectiva cronológica, o livro A Educação do Meu Umbigo constitui um documento fundamental para perceber as polémicas que marcam a agenda da política educativa no nosso país.
A Educação do Meu Umbigo será lançado no próximo sábado, dia 18 de Abril, pelas 16:30, na Biblioteca Nacional, com a presença do autor, de José Manuel Fernandes (Director do Público, que apresentará o livro) e de Vasco Teixeira, Administrador da Porto Editora.
O Autor
Nascido em Lisboa em 1965, Professor do 2º Ciclo do Ensino Básico, Paulo Guinote é licenciado em História (1987, FCSH-UNL), Mestre em História Contemporânea (FCSH-UNL) e Doutor em História da Educação (2005, FPCE-UNL).
É autor e co-autor de uma dezena de livros na área da História. Em 1997, ganhou o prémio de investigação Carolina Michäelis de Vasconcelos com a sua tese de mestrado Quotidianos Femininos (1900-1933). O seu blogue A Educação do Meu Umbigo, criado em Novembro de 2005, transformou-se num caso único de popularidade na blogosfera portuguesa, tendo atingido os 4 milhões de visualizações durante o ano de 2008.
Título: A Educação do Meu Umbigo
Autor: Paulo Guinote
N.º Págs.: 400
PVP: 16,00 €
PVP WOOK.pt: 14,40 €
1 comentário:
Parece-me MUITO bem!
É uma ideia fantástica aproveitar o poder da blogosfera para dar a conhecer ao mundo os seus verdadeiros problemas e a forma de os resolver.
Enviar um comentário