segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Para sempre, talvez – Cecelia Ahern



Sinopse: Cecelia Ahern conta-nos a história envolvente de um amor contrariado por um destino que teima em brincar com os seus dois protagonistas. Alex e Rosie atravessaram a infância e a adolescência juntos, sempre presentes na vida um do outro como melhores amigos. No entanto, quando chega o momento de começarem a descobrir as alegrias das noites na cidade e das primeiras aventuras amorosas, o destino resolve pregar-lhes uma partida ao colocar entre os dois a vastidão do oceano Atlântico. Mas poderão o tempo, a distância e o próprio destino ser mais fortes que um grande amor?

Quando li pela primeira vez Cecelia Ahern pensei, à partida, que não iria gostar do livro. A primeira impressão foi que deveria ser daquelas histórias lamechas em que tudo acaba bem e viveram felizes para sempre.
Mas enganei-me redondamente.
Quando me ofereceram PS I Love You comecei-o a ler por simpatia, mas o certo é que depois da primeira página nunca mais parei. A forma como a autora conta histórias é incrível.
Assim, quando a presença resolveu fazer a reedição dos outros livros da autora (e tenho que dizer que as capas actuais estão muito mais atractivas do que as anteriores), achei que deveriam ser histórias a não perder.
Atrevo-me a dizer que ainda gostei mais do Para Sempre, Talvez, do que propriamente do PS I Love You. A forma como autora decidiu escrever a história de Alex e Rosie é simplesmente surpreendente e muito original. Tendo por base apenas bilhetes (cartas, emails, salas de conversação) a história vai-se desenrolando desde a infância dos protagonistas até à idade adulta. Através da troca de correspondência vai-se sabendo dos amores, desamores, preocupações, alegrias da família de ambos. O livro mostra ainda que a amizade é o mais importante na vida de uma pessoa: «As ex-namoradas são esquecidas facilmente. Os melhores amigos ficam connosco para sempre».
Após uma infância feliz, Alex e Rosie vão passar por várias vicissitudes que vão testar a sua capacidade de resposta. Rosie fica grávida ainda na adolescência e Alex tem de mudar para os EUA com os pais. Mas nunca deixam de conversar um com o outro, sendo sempre confidentes. Mostram ainda que não devemos ter medo de enfrentar os nossos maiores medos e que devemos avançar para aquilo que realmente queremos: «O Josh corre riscos; ele é mais forte do que eu. Ele dá sempre um mais um passo, apesar de saber que não devia. Mas mesmo assim, dá esse passo e aprende. Acho que nós, os adultos, temos muito para aprender com essa atitude. Talvez não devêssemos ter tanto medo e ser tão hipersensíveis quando pretendemos alcançar os nossos objectivos».
O meu agradecimento à editorial Presença por me ter proporcionado tão interessante leitura.


Sobre a autora: Cecelia Ahern formou-se em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos já tinha escrito PS. – Eu Amo-te, vendido entretanto para quarenta países. Foi um romance de estreia premiado que se tornou um bestseller através da Europa e também Nos EUA. Um Lugar Chamado Aqui, de 2006, é o seu quarto romance e colocou-se directamente no 1º lugar dos mais vendidos na Irlanda e no Reino Unido; os ABC Studios e Warren LittleField reservaram a opção para uma série televisiva. Encontra-se publicado nos EUA.

10 comentários:

Betita disse...

Li desta autora o "Se me pudesses ver agora" e também este "Para sempre talvez".
Está escrito de uma forma bastante engraçada!

Maria Manuel Magalhães disse...

Eu gostei bastante deste Para sempre talvez. Agora quero ver se compro os outros dois que me faltam: se me pudesses ver agora e um lugar chamado aqui. Fiquei fã da autora.

lili disse...

Eu tb adorei essa história. Vc descreveu tudo o que eu também senti quando li...
Mas, para mim Ps Eu te amo ainda é imbatível :)

Estou ansiosa aguardando novidades da autora...

Aninha disse...

Gostei do teu blog!

virei mais vezes, ok?

Abraço,
Ana

Maria Manuel Magalhães disse...

Obrigada Ana.
É muito simpático da tua parte.

Rosie disse...

é o meu livro preferido!
vou voltar aqui, gostei do blog

Maria Manuel Magalhães disse...

Obrigada :) Já dei uma olhada no tei blogue e também é muito interessante. Vou acompanhar também.

Páginas Desfolhadas disse...

Boa tarde:

Temos, acerca deste livro, um comentário no nosso cantinho.

Se quiser passar por lá e deixar a sua opinião, é bem vinda :).

Continuação do óptimo trabalho que tem feito.

B. disse...

Olá!
Acabei de ler hoje este livro e adorei!

Bjs*

B
http://leiturasdeaab.blogspot.com/

Ines disse...

Sim , realmente Cecelia Ahern é uma escritora maravilhosa ... "Para Sempre, Talvez" é uma das minhas próximas aquisições e estou ansiosa por tê-lo nas minha mãos.
Neste momento estou a ler " P.S. Eu Amo-te" e estou a adorar , sinto que estou a viver tudo com Holly . Desta autora, já li também " Um Lugar Chamado Aqui" e tambem gostei bastante .
Adoro a forma como Cecelia conjuga o romance e a fantasia ...

WOOK - www.wook.pt