sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Bicentenário de Darwin recordado na Ler



A revista Ler deste mês traz na capa o naturalista inglês Charles Darwin, nascido há 200 anos. Na edição de Fevereiro a revista contém um dossier sobre Darwin com textos de Thiago de Carvalho, Tiago Cavaco, Rogério Casanova, Teresa Avelar e Carreira das Neves, e com ilustrações de Pedro Vieira.

Texto Editora também assinala comemorações
Para assinalar os 200 anos de Charles Darwin, no dia 12 de Fevereiro, a Texto Editora lança o livro infantil «Henriqueta, a tartaruga de Darwin», escrito por José Jorge Letria, e ilustrações de Afonso Cruz, com o intuito de dar a conhecer às crianças a vida do autor de «A Origem das Espécies».
O livro relata a história da vida e a obra do naturalista inglês, através da narração de uma tartaruga.

Assim como a editora Gradiva…
A Origem das Espécies de Darwin - Uma Biografia de Janet Browne é a forma da Gradiva se associar às comemorações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos de publicação do seu livro A Origem das Espécies.
«Publicado em 1859 a Origem das Espécies causou sensação mal foi editado e nunca deixou de gerar controvérsia e perplexidade. A ideia de que os seres vivos evoluem gradualmente através de selecção natural chocou profundamente os leitores vitorianos, pondo em causa aquela que era, para muitos, no quadro da visão e da vivência religiosa da época, a inabalável crença na existência de um Criador.
Neste livro, Janet Browne, a principal biógrafa de Charles Darwin, mostra porque é que A Origem das Espécies pode ser considerado o maior livro de ciência alguma vez publicado. A autora descreve a génese das teorias de Darwin, explica a recepção inicial destas e analisa as razões por que permanecem actualmente tão controversas.
O seu livro constitui um relato apaixonante e fundamentado da obra que alterou para sempre o nosso conhecimento do que é ser-se humano». In Gradiva

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt