O leilão, constituído por 70 lotes, contém diversos papéis e uma arca de Fernando Pessoa, e realiza-se hoje à noite no Centro Cultural de Belém. O Estado vai tentar arrebatar os documentos mais importantes que estão na posse dos herdeiros do poeta lisboeta.
O valor do espólio, que será leiloado pela P4 Photography, poderá exceder os 400 mil euros, sendo que a arca pertencente ao poeta d’ “A Mensagem” poderá atingir os 100 mil euros. Constam ainda poemas inéditos, algumas cartas (astrológicas e não só) e fotografias assim como o ‘Dossiê Pessoa-Crowley’, referente ao relacionamento, iniciado em Novembro de 1929, entre Pessoa e o ocultista britânico Aleister Crowley.
Do espólio consta ainda o “De Secretis Livri XVII”, de Wecker Johann Jacob, publicado em 1583. Outro livro é do grande amigo António Botto: "Ciúme - Canções" que contém rectificações do autor. A arca contém os dois primeiros números da revista Orpheu e três exemplares do Sudoeste Magazine, um da revista Contemporânea de 1922, esta última com base de licitação de 500 euros.
Do primeiro lote consta ainda uma carta endereçada a si própria, no dia do seu aniversário, 13 de Junho, contendo vários tipos de cruz, em que se pode ler: "Com a regularidade do costume, faço annos este anno no mesmo dia que no anno passado Admiradores que somos d'essa regularidade, que com certeza teria prémio num collegio, não queremos deixar de o felicitar por ella e lhe desejar que muitas vezes continue no mesmo systema".
A manutenção das peças em território nacional está, no entanto, garantida, até porque foi assinado o despacho de 14 Outubro que o classifica como Património Nacional, o que proíbe a sua exportação.
Casa Fernando Pessoa vai impugnar venda de contracapa de livro
No entanto, a Casa Fernando Pessoa já fez saber que vai impugnar a venda do lote 21 do espólio pessoano, referente à contracapa do livro “As doutrinas anarquistas”, de Paul Ezervacher, pertencente a Fernando Pessoa e que contém anotações em inglês a par de um texto iniciado pelo poeta.
De referir que a capa e o livro constam já do acervo pessoano actualmente em poder da Casa Fernando Pessoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário