segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Anatomia do Segredo – Leslie Silbert [Opinião]

Título: A Anatomia do Segredo
Autor:
Leslie Silbert
N.º de Páginas: 336
PVP: 18,92€

Sinopse:
Londres 1953: Dias antes do seu assassinato, o sedutor Christopher Marlowe goza um enorme sucesso como dramaturgo. Rival de Shakespeare, conhece o sub-mundo de Londres como a palma da mão. Nova Iorque, actualidade: Kate Morgan é uma jovem encantadora que trabalha numa agência com ligações à CIA. Contratada pelo milionário Medina para desvendar o mistério de um tomo escrito há mais de 400 anos, Kate envolve-se numa intriga que a leva dos Estados Unidos a Inglaterra, da Tunísia a Itália, na busca de uma perigosa verdade. As páginas amareladas do manuscrito começam a desvendar os seus segredos… e o que fará com que séculos mais tarde ainda leve alguém a matar?

A minha opinião:
Livro interessante que me levou a conhecer o dramaturgo Marlowe do qual nunca tinha ouvido falar. No entanto, o número excessivo de personagens que autora nos brinda faz com que, por vezes, me perdesse na sua leitura. Não deve ser por mero acaso que no início do livro esteja uma lista com as personagens do antigamente, e as do tempo actual.

Marlowe (sec. XVI) como Kate (sec. XXI), ambos espiões guardam um segredo que se prende com a traição à rainha Isabel, mas que são eles próprios atraiçoados pelas pessoas que lhe estão mais próximas. Ambos têm destinos completamente diferentes: na história Marlowe simula a sua morte enquanto que Kate prepara uma emboscada para o seu inimigo.

Segundo dados da wikipédia Christopher Marlowe (26 de Fevereiro de 1564 – morto em 30de Maio de 1593) foi dramaturgo, poeta e tradutor inglês, e viveu no Período Isabelino. É considerado o maior renovador da forma do teatro do período com a introdução dos versos brancos, estrutura que será empregue por Shakespeare).

Especula-se que Marlowe tenha agido como agente secreto para Francis Walsingham. Segundo o depoimento dos seus assassinos Christopher Marlowe foi morto ainda jovem numa discussão de taberna em Maio se bem que não se tenha a certeza do que aconteceu naquela tarde de 1593.

As peças de teatro que o autor escreveu foram das mais diversas como “Dido, Rainha de Cartago”; “Tamburlaine”; “Tamburlaine, Segunda Parte”; “O Judeu de Malta”; “O Massacre em Paris”; “Eduardo Segundo”; “Doutor Fausto”; “Hero e Leandro” (a peça inacabada) e na qual se centrou o livro “A Anatomia do segredo”

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt