terça-feira, 14 de outubro de 2008

Feminino Singular - Sveva Casatti Modignani [Opinião]

Título: Feminino Singular
Autor:
Sveva Casati Modignani
N.º de Páginas: 400
PVP: 14,94€

Sinopse:

Martina: uma figura de mulher «singular». Amada por uns e criticada por outros, toda a sua vida esteve sob o olhar inquisidor das gentes de Vertova, incluindo o das próprias filhas...

No decurso da sua existência, dos anos quarenta aos nossos dias, através das mais complicadas vicissitudes, ela tentará encontrar o caminho para atingir a sua autêntica vocação de mulher - gerar a vida. Terá três filhas, de três homens diferentes, sem desposar nenhum deles.

A sua morte súbita, nas vésperas do Natal, provocará um tremendo choque no seio familiar, e será Vienna, a sua mãe, a desvendar os mais íntimos segredos dessa mulher tão enigmática. Através do seu relato, descobriremos que afinal elas têm mais em comum do que pensavam: todas são mulheres atraentes e independentes, que amaram e se deixaram amar, e que decidiram, sobretudo, enfrentar os cânones sociais em prol de um bem maior - a maternidade.

A minha opinião:
Vienna, empregada de uma família abastada, casa com o homem íntegro. Mas o facto deste estar sempre a trabalhar distanciado da pequena aldeia faz com que esta se apaixone pelo filho dos patrões. Vivem um pequeno, mas tórrido romance, da qual nasce Martina. Stephano morre na guerra, sem saber que vai ser pai, e Vienna vai guardar esse segredo com ela e com o marido, que entretanto fica a saber a verdade, mas que não a revela à sua família.
Martina cresce e na escola apaixona-se perdidamente por Leandro, mas pensa sempre que não é correspondida. Envolve-se com Bruno Biffi, um rapaz problemático, e daí nasce a sua primeira filha, Giulliana, que vem a tornar-se uma actriz famosa. Bruno Biffi nunca chega a ter conhecimento que teve uma filha. Depois de uma relação com Sandro nasce Maria. Também Sandro não chega a saber que vai ser pai, já que morre num acidente de viação. Maria casa com um homem de quem a família não gosta, e tem dois filhos. Fica viúva ainda nova e refaz a sua vida com um farmacêutico. Anos mais tarde tem Osvalda fruto de uma relação com Oswald, professor britânico, e único que soube que tinha uma filha, apesar de não ter ficado com Martina. Osvalda é professora primária.
Apenas nos últimos anos de vida é que Martina refaz a sua vida com Leandro, sua paixão desde tenra idade e que também sempre gostara dela.
Este novo livro de Sveva Modignani retrata a história de várias gerações da mesma família que estiveram muito à frente do tempo, não se importando com a crítica social de que foram alvo.

2 comentários:

Joana Pinto disse...

Parece ser interessante...Confesso que não li nada ainda desta autora.

Anónimo disse...

Espectacular

WOOK - www.wook.pt