-->
Autor: Colleen McCullough
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 624
Editor: Difel
P.V.P.: 20€
Sinopse:
Pássaros Feridos é a saga vigorosa e romântica de uma família singular, os Clearys. Começa no princípio do século XX, quando Paddy Cleary leva a mulher, Fiona e os sete filhos do casal para Drogheda, vasta fazenda de criação de carneiros, propriedade da irmã mais velha, viúva autoritária e sem filhos; e termina mais de meio século depois, quando a única sobrevivente da terceira geração, a brilhante actriz Justine O' Neill, muitos meridianos longe das suas raízes, começa a viver o seu grande amor.
A minha opinião:
Personagens maravilhosas povoam este livro: o forte e delicado Paddy, que esconde uma recordação muito íntima; a zelosa Fiona, que se recusa a dar amor porque este, um dia, a traiu; o violento e atormentado Frank e os outros filhos do casal Cleary, que trabalham de sol a sol e dedicam a Drogheda a energia e devoção que a maioria dos homens destina às mulheres; Meggie, Ralph e os filhos de Meggie, Justine e Dane. E a própria terra: nua, inflexível nas suas florações, presa de ciclos gigantescos de secas e cheias, rica quando a natureza é generosa, imprevisível como nenhum outro sítio na terra.
Apesar de ser um livro já com alguns anos, apenas tive oportunidade de o ler recentemente, aquando da publicação da revista Sábado. Posso dizer que, enquanto não acabei de ler, não descansei. É um livro extenso, mas que não se torna cansativo.As descrições que a autora faz ao longo do livro são tão boas que nos permite, efectivamente, viajar através do tempo, revivendo, juntamente com Meggie Carson, as suas dúvidas, os seus anseios, o seu amor proibido com o padre Ralph de Bricassart.
Sem comentários:
Enviar um comentário