quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Porto de Encontro com Álvaro Magalhães

No próximo sábado, às 18:00, a Casa das Artes vai acolher mais
uma sessão do “Porto de Encontro”.
Com o Natal à porta, a Porto Editora e o jornalista Sérgio Almeida
prepararam uma sessão muito especial do “Porto de Encontro”. O
convidado é o reconhecido escritor Álvaro Magalhães, contando-se com a
participação da jornalista e escritora Inês Fonseca Santos e do famoso
Bando dos Gambozinos. A sessão está agendada para o próximo sábado,
dia 13 de dezembro, às 18:00, na Casa das Artes, no Porto.
Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. A sua obra para crianças e
jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se
por cerca de 80 títulos, caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na
escolha dos temas quer no seu tratamento. Foi várias vezes premiado pela
Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura. Em 2002, O
limpa-palavras e outros poemas foi integrado na Honour List do Prémio
Hans Cristian Anderson e, em 2004, Hipopóptimos – Uma história de amor foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian. Em 2014, O Senhor Pina recebeu o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, para melhor livro infantojuvenil.
Várias das suas publicações integram o Plano Nacional de Leitura e constam do corpus das Metas Curriculares de Português. Parte da sua obra (21 títulos) está publicada em Espanha, França, Brasil e Coreia do Sul.
Esta XXXI edição do “Porto de Encontro” conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte e o apoio da Antena 1, Jornal de Notícias, Porto Canal, Sociedade Portuguesa de Autores, Livrarias Bertrand, Porto Barros e Arcádia. A entrada, como sempre, é gratuita.


Sérgio Godinho apresenta Vidadupla n'A Vida Portuguesa do Intendente, domingo, 14 de dezembro, 16h00



Novidade Casa das Letras: Na Cozinha com Henrique Sá Pessoa

Título: Na Cozinha com Henrique Sá Pessoa 
Autor: Henrique Sá Pessoa
N.º de Páginas: 224 
PVP: 23,90€

Um livro de cozinha para recriar e degustar receitas entre amigos. O Chef Henrique Sá Pessoa apresenta-nos algumas receitas de snacks, sopas, entradas, peixes, carnes, massa e arroz, sobremesas e bolos, com ingredientes essências e alguns truques.

Na Cozinha com Henrique Sá Pessoa, convida o leitor a experimentar 78 receitas simples, saborosas e despretensiosas para que possa guardar na bancada da cozinha todos os sabores de cada receita, folhear vezes sem conta as dicas mais secretas e espalhar pela sua casa os aromas e os segredos mais bem guardados.

Ao chef Henrique Sá Pessoa juntaram-se alguns ilustres convidados – Blaya, Herman José, João Adelino Faria, Luísa Sobral, Mário Augusto, Simão Morgado e Vasco Palmeirim – com receitas tão surpreendentes quanto saborosas.

E como antes de cozinhar é preciso ir ao mercado, o chef apresenta neste livro os ingredientes essenciais que devem existir em todas as cozinhas, dá dicas de como seleccionar e comprar a carne, o peixe, as frutas e os legumes mais frescos, os cortes de carne mais apropriados para cada receita e truques simples e infalíveis para que as suas receitas sejam um verdadeiro sucesso.

Junte-se ao Chef Henrique Sá Pessoa e dê asas à sua imaginação, sem receios, perante uma aventura culinária que vai melhorar e elevar o seu dia-a-dia.

Saiba mais em https://www.youtube.com/watch?v=9z1ZBJygCw8

Sobre o autor:
Henrique Sá Pessoa nasceu em 1976, em Oeiras. Foi num programa de intercâmbio nos EUA que descobriu o gosto pela culinária, enquanto assistia a uma palestra sobre o Institut Cordon Bleu, uma conceituada escola de gastronomia, hotelaria e gestão, onde mais tarde acabaria por estudar. Até 1999 viveu em Londres e trabalhou no Park Lane Hotel. Em 2010 mudou-se para Sidney, na Austrália, para trabalhar no Hotel Sheraton on the Park. Passados dois anos, regressou a Portugal para integrar a equipa do Lapa Palace, da cadeia Orient Express. Em 2009 realizou o seu maior sonho, abrindo ao público o seu primeiro restaurante, Alma, vencedor do Prémio do Restaurante do Ano da Revista de Vinhos. Em 2013 abre o restaurante Cais da Pedra, também em Lisboa, e no ano seguinte, um espaço no Mercado da Ribeira.

«Francisco, de Roma a Jerusalém» publicado em Espanha

É já em Janeiro que Francisco, de Roma a Jerusalém, de Henrique Cymerman e Jorge Reis-Sá, chega a Espanha. Este livro da Guerra e Paz retrata um encontro de interesse universal. Não admira, por isso, que comece a dar os primeiros passos de internacionalização em 2015.

Francisco, de Roma a Jerusalém entrou nas livrarias portuguesas a 8 de Outubro e teve um excelente acolhimento por parte dos leitores portugueses, com entrada directa para o primeiro lugar no TOP Nacional de Não Ficção apurado pela GfK, na semana de 13 a 19 de Outubro. Foi o livro mais vendido em Portugal durante duas semanas, tendo-se mantido no TOP 10 por cinco semanas consecutivas.

Um êxito que chega a Espanha através da Nagrela Editores, que planeia colocar o livro de Henrique Cymerman e Jorge Reis-Sá à venda dentro de poucas semanas.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Clube do Autor: Rita Sousa Tavares apresenta Show me Lisbon

Joana Vasconcelos, Vhils, Maria de Medeiros, Rodrigo Leão, Carminho, José Avillez, Manuel Alves, José Sarmento de Matos, Nicolau Breyner, e outros lisboetas, apresentam a sua cidade em livro e filme-documentário.
Show me Lisbon segue-se a Show me Rio – lançado no Verão de 2013 com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro – como a segunda aposta de Show me Cities, um projecto que pretende revelar um conjunto de cidades pelos olhos dos seus conterrâneos.
O princípio é simples: a melhor forma de se conhecer uma cidade é através da sua gente. As cidades são no fundo as suas pessoas. São elas a razão de ser de tudo o que se vê, ouve, come e sente.
Show me Lisbon revela a cidade de treze lisboetas – de nascença ou por opção, de gerações, áreas e meios diversos –, sendo o resultado final um retrato de Lisboa dinâmico, descontraído e realista, que aborda temas como a definição de “ser lisboeta”, a luz, o Tejo, a gastronomia, os sons, a história, as misturas étnicas, o fado ou as fachadas da cidade.
No final do livro, foram compiladas todas as dicas e escolhas pessoais destes lisboetas, segmentadas por restaurantes, tasquinhas, casas de fado, museus, miradouros, hotéis, passeios, recantos e segredos, resultando num completo e inédito insider’s guide de Lisboa.
Show me Lisbon teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Porto de Lisboa, da EDP, do Montepio, da Top Atlântico e da RTP. Foi editado nos formatos coffee table book, capa dura e mole, e num filme-documentário, com 52 minutos que será lançado no primeiro trimestre de 2015.
Da autoria e coordenação editorial de Rita Sousa Tavares, conta com textos da autora, assim como de outros jornalistas e escritores.
A fotografia principal ficou a cargo do consagrado fotógrafo João Pina, que vive em Buenos Aires e tem o seu trabalho publicado em periódicos como o New York Times, New Yorker ou El País, tendo feito várias exposições nas principais salas do mundo.




Lançamento
Casa do Alentejo – Rua das Portas de Santo Antão, 11 de Dezembro às 19 horas.
Características
Edição: Café Pessoa, livro bilíngue em português e inglês, capa dura, 290 páginas, 22,5 x 29,5 cm.
Destacável desdobrável no interior com directório de moradas e mapa.
PVP: 30 € - À venda nas principais livrarias a partir de 11 de Dezembro.


Sobre a autora:
Rita Sousa Tavares nasceu em Lisboa em 1978. Formada em Relações Internacionais, trabalhou como jornalista na TVI de 2000 a 2006, tendo integrado a editoria de investigação, sociedade e grande reportagem. Foi consultora de comunicação na MyBrand e criou em Janeiro de 2012 a produtora Café Pessoa, que se dedica à criação e produção de conteúdos editoriais. Em 2013 lançou um guia da capital portuguesa produzido especialmente para os turistas brasileiros, que mantém em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, bem como o Show me Rio, o primeiro desta série, nas versões livro e documentário audiovisual, produzido com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem nos últimos anos publicado artigos em revistas como a Elle Magazine, os guias Lisboa Convida, a revista UP da TAP ou a Woman Magazine.