sábado, 12 de maio de 2012

Novidades Saída de Emergência para Maio

Título: O Mistério de Charles DickensAutor: Dan Simmons

A 9 de junho de 1865, quando viajava para Londres de comboio com a sua amante secreta, Charles Dickens – no pico da fama como o mais genial romancista do mundo – é vítima de um acidente que muda a sua vida para sempre.
Obcecado com visões de um homem de nome Drood que avistara no local do acidente, inicia uma vida dupla onde se dedica à investigação de cadáveres, criptas, ópio e fantasmas e torna-se frequentador dos subterrâneos de Londres a que chama “a sua Babilónia”. Mas será tudo isto uma mera pesquisa para o seu próximo romance ou uma descida aos infernos da insanidade? Baseado nos detalhes históricos da vida de Charles Dickens narrados por Wilkie Collins, outro grande escritor da época – bem como amigo, colaborador de Dickens e também seu grande rival –, Dan Simmons explora os mistérios em torno dos últimos anos da vida de Charles Dickens e poderá providenciar a chave para o seu último romance inacabado: O Mistério de Edwin Drood.

Título: A Jornada do Assassino
Autor: Robin Hobb

Depois do desafio lançado ao Príncipe Respeitador pela narcheska das Ilhas Externas, só lhe resta embarcar para o país de Eliânia em busca do dragão de Aslejval que tanto pode existir como não passar de uma lenda antiga.
Fitz, o mais famoso e temido assassino do reino, irá com ele. Mas a partida do herdeiro ao trono dos Seis Ducados para uma atribulada viagem marítima até uma terra de antepassados e inimigos não é algo que se faça de ânimo leve.
Que desafios irão ter de enfrentar os nossos heróis? As magias que ambos manejam imperfeitamente, serão uma ajuda ou um empecilho? E o que acontecerá aos Seis Ducados se o herdeiro desaparecer para sempre nessa terra misteriosa e distante?



Título: A Brisa do Oriente - Vol. 2
Autor: Paloma Sánchez-Garnica
Chancela: Saida de Emergência
Data 1ª Edição: 11/05/2012
ISBN: 9789896374235
Nº de Páginas: 384
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Sinopse:
Um fresco soberbo da Europa medieval. Alguns anos depois, Umberto de Quéribus reencontra o seu amigo, o cavaleiro Esteban de Clary, em Cinca. Na sua busca pelo conhecimento de outras doutrinas e pelas suas próprias origens, Umberto vai deparar-se com perigos constantes e situações arriscadas. Que segredo guardam os monges acerca da identidade da sua mãe?

Que é feito de Constanza, o amor da sua vida, a mulher que o fez pôr em causa toda a sua crença eclesiástica? Em 1204, acompanhando o seu abade, Umberto de Quéribus, um jovem monge de Cister, inicia uma viagem que o levará a Constantinopla. A partir desse momento, arrastado para perigos e situações extremas, em que perde a candura infantil, a sua vida muda completamente. Durante a viagem de regresso ao mosteiro, conhece a insensatez da guerra, a violência desmedida e a imoralidade da avareza. Questiona a obediência cega e luta constantemente com a dualidade do que lhe ensinaram e o que sente. Aprende a amar e o sentido mais profundo da amizade. A sua aproximação inconsciente à heresia acaba por colocá-lo em perigo, ao ponto de se ver obrigado a abandonar o mosteiro depois de ver a catástrofe semeada à sua volta.





Título: A Jóia Encantada
Autor: R. A. Salvatore
Coleção: BANG
Saga/Série: Trilogia das Planícies Geladas Nº: 3
Data 1ª Edição: 11/05/2012
ISBN: 9789896374211
Nº de Páginas: 320
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Sinopse:

Drizzt do'Urden está de volta. Venha descobrir a lenda do elfo mais misterioso e temido da fantasia. E acompanhe-o na épica jornada por um mundo onde só lâminas afiadas impõem respeito.

O assassino Artemis Entreri rapta a sua vítima, Regis, o halfling, e leva-o para Calimport onde o entrega nas mãos do vingativo Pasha Pook. Se Pook conseguir controlar a pantera mágica Guenhwyvar, Regis irá morrer num verdadeiro jogo de gato e rato. Com o auxílio de uma máscara encantada, o elfo negro Drizzt do’Urden esconde os traços da sua herança e junta-se ao bárbaro Wulfgar numa corrida desesperada para salvar o halfling. Um aliado inesperado surge no momento em que Entreri solta uma armadilha ao grupo. Mas conseguirá Regis sobreviver incólume? Os companheiros das Planícies Geladas lutam contra piratas ao longo da famosa Costa da Espada, desbravam os caminhos do deserto de Calimshan e confrontam monstros de outros planos para que possam salvar o seu amigo… e a si próprios.



Título: Luz e Sombras
Autor: Anne Bishop
Chancela: Saida de Emergência
Coleção: BANG
Saga/Série: Trilogia dos Pilares do Mundo Nº: 2
Data 1ª Edição: 11/05/2012
ISBN: 9789896374273
Nº de Páginas: 368
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Sinopse:
Desde o massacre das bruxas, os Fae, que deviam poteger as suas primas há muito esquecidas, ignoraram as necessidades do resto do mundo. Agora as sombras voltam a alastrar-se sobre as aldeias do oriente. Sombras negras e poderosas que ameaçam todas as feiticeiras, todas as mulheres e os próprios Fae. Apenas três pessoas podem fazer frente à loucura coletiva que se está a disseminar e impedir que mais sangue seja derramado: o Bardo, a Musa, e a Ceifeira. Aiden, o Bardo, sabe que o mundo está dependente da proteção dos Fae, mas estes recusam-se a escutar os seus avisos sobre o mal que se esconde nas florestas. Vê-se obrigado a partir com o amor da sua vida, Lyrra, a Musa, numa aventura arriscada em busca do único Fae capaz de fazer o seu povo despertar da indiferença. Se os Fae não agirem depressa, ninguém sobreviverá…



Título: Nero
Autor: Vincent Cronin
Chancela: Saida de Emergência
Data 1ª Edição: 11/05/2012
ISBN: 9789896374198
Nº de Páginas: 432
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Sinopse:
Nero terá sido o mais famoso dos imperadores romanos. A ele se atribuem algumas das mais terríveis crueldades da história.
Nero, discípulo de Séneca, revelou bem cedo a sua ambição pelo poder. Mas quem poderia imaginar que dos valores morais do filósofo Séneca nasceria um homem tão implacável e cruel?
Nas intrigas da Roma antiga, encontra-se a noção de que Nero conduziu o legado do Império com uma crueldade exacerbada, cego pela vontade de satisfazer o seu enorme ego.
O declínio de Roma, a perseguição aos cristãos e a tragédia de Séneca são tratados com grande mestria ao longo das páginas deste romance. Nero é uma obra com todos os ingredientes que caracterizam uma época repleta de intrigas políticas, conspirações, assassinatos, traições, orgias, incestos, e outros excessos. Mas também existe filosofia, poesia e música neste romance biográfico. Este é o primeiro romance histórico a abordar a vida de Nero de uma forma credível e com profunda investigação.



Título: As Brumas de Avalon - A Rainha Suprema Vol. 2Autor: Marion Zimmer Bradley
Chancela: Saida de Emergência
Coleção: BANG
Data 1ª Edição: 11/05/2012
ISBN: 9789896374228
Nº de Páginas: 288
Dimensões: [160x230]mm

Sinopse:
O clássico As Brumas de Avalon regressa ao mercado português para dar a conhecer a uma nova geração esta história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.
A misteriosa Morgaine é meia-irmã de Artur e grã-sacerdotisa da brumosa Avalon, terra encantada onde o verdadeiro conhecimento é preservado para os vindouros. Para Morgaine existe um objetivo fundamental: afastar a Bretanha da nova religião que vê a mulher como portadora do pecado original. A bela rainha Gwenhwyfar jurou fidelidade ao rei Artur, o Rei Supremo, mas não consegue esquecer a paixão que sente por Lancelot, exímio cavaleiro e melhor amigo de Artur. Quando o seu dever de concebe um herdeiro para o trono falha, Gwenhwyfar convence-se de que é vítima de um castigo divino e entrega-se de corpo e alma à religião de Cristo. As hostilidades aumentam inevitavelmente entre ambas as mulheres que detém o poder em Avalon e Camelot. Conseguirá Artur conciliar dois mundos antagonistas sob os estandartes reais e resistir aos Saxões? Se Morgaine tudo fará para proteger a sua herança matriarcal e desafiar a nova religião que cresce, já Gwenhwyfar não hesitará em persuadir Artur a trair os seus juramentos…  

Novidade Chá das Cinco para Maio

Título: O Baile dos Deuses
 Autor: Nora Roberts
Chancela: Chá das Cinco
Data 1ª Edição: 11/05/2012
ISBN: 9789897100321
Nº de Páginas: 304
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Sinopse:

Uma batalha entre as forças do bem e do mal está prestes a começar. De um lado Lilith, a vampira mais poderosa do mundo. Do outro, a deusa Morrigan, que tudo fará para a travar com o seu círculo…
Tendo crescido numa família de caçadores de demónios, Blair Murphy tem os seus próprios demónios pessoais com que lidar – o pai treinou-a, mas depois abandonou-a, e o noivo afastou-se após descobrir a sua verdadeira identidade.
Agora vê-se na posição de treinar um feiticeiro da Irlanda do século XII, uma bruxa de Nova Iorque, um erudito e um metamorfo da terra mítica de Geall. Para piorar as coisas, tem que se controlar para não ir à caça do sexto membro do círculo, um vampiro criado por Lilith, a rainha dos vampiros que têm de derrotar.
Não sendo mulher para fugir a uma boa luta, Blair encontra um desafio à sua altura no bonito e galante Larkin, o metamorfo.
Mas um desafio ainda maior serão os confrontos com seguidores de Lilith que irão testá-la até ao limite. Conseguirá Blair manter-se viva tempo o suficiente para derrotar o exército de Lilith? Ou irá ceder à única coisa que jurou nunca mais voltar a sentir?

GPE | Atualização da agenda para últimos dias da Feira do Livro de Lisboa

Na sequência da comunicação feita anteriormente relativamente à agenda do Grupo Porto Editora para os últimos dias da Feira do Livro de Lisboa, segue a actualização da informação, dando conta da correção do horário do lançamento do livro de Paula Veloso – às 18:00, não às 17:00 – e do concerto dos EZ Special – às 21:30, não às 21:00.

Sábado, dia 12 de maio

Sessões de Autógrafos

15:00 – Catherine Fisher, Alberto S. Santos, António Torrado, Joel Neto, Luís Miguel Rocha, Miguel Miranda
17:00 – José Luís Peixoto
17:30 – Teresa Lopes Vieira e Isabel Valadão

Lançamentos
16:00 – Somos Todos um Bocado Ciganos, de Manuel Jorge Marmelo e apresentado por Sara Figueiredo Costa
18:00 – Peso, uma Questão de Peso, de Paula Veloso e Teresa Maia.

Sessão de Leitura Infantil
15:00 – Leonor Mexia e o seu Colar de Contos.
 
Tertúlia

18:30 – “Duetos Improváveis”, Manuel Jorge Marmelo e Ricardo Dias Felner sobre “O Que Há de Jornalismo na Literatura”.

Concerto

21:30 – EZ Special

Domingo, 13 de maio

Sessões de Autógrafos

15:00 – Catherine Fisher, Alberto S. Santos, Luís Miguel Rocha, Miguel Miranda

Lançamentos
 
16:30 – Avós Precisam-se, de Gabriela Oliveira, apresentado por Isabel Stiwell e Ana Alexandre Fernandes

Tertúlia

18:30 – “Duetos Improváveis”, Helena Vasconcelos e Henrique Raposo e “Portugal, País de Mulheres”

Escritor espanhol Javier Sierra em Lisboa dia 30 Maio

O autor best-sellerde thrillerhistórico Javier Sierra está em Lisboa de 29 a 31 de Maio, para o lançamento do seu novo romance O Anjo Perdido, que se realiza dia 30, às 17h, nas Ruínas do Carmo, com a apresentação de José Rodrigues dos Santos.

Conhecido do público português pelos livros A Última Ceia, A Senhora do Manto Azul e A Rota de Santiago, Javier Sierra é o único autor espanhol contemporâneo que conseguiu chegar ao top tendos livros mais vendidos nos EUA.



Sobre o livro:

Enquanto trabalha na restauração do Pórtico da Glória de Santiago de Compostela, Julia Álvarez recebe uma notícia devastadora: o marido foi sequestrado numa região montanhosa do Nordeste da Turquia. Sem o desejar, Julia vê-se envolvida numa intriga ambiciosa à escala mundial, para controlar duas pedras antigas, que aparentemente permitem o contacto com entidades sobrenaturais, desde uma misteriosa seita oriental até ao presidente dos Estados Unidos.
Javier Sierra mergulha-nos num mundo em que história, magia, tecnologias antigas e ciência de ponta se combinam num thriller evocativo, documentado e muito original. Uma obra que abandona todos os convencionalismos do género, reinventando-o e mergulhando o leitor numa aventura que não esquecerá.

Sobre o autor:

• Javier Sierra (Teruel 1971) é o único autor espanhol contemporâneo que conseguiu chegar ao top ten dos livros mais vendidos nos Estados Unidos.
• As suas obras estão traduzidas em mais de quarenta línguas e são fonte de inspiração para muitos leitores que procuram algo mais do que livros de entretenimento e aventuras.
• Conhecido do público português pelos livros A Última Ceia, A Senhora do Manto Azul e a Rota de Santiago.
• Formado em jornalismo, foi director da revista Más Allá de la Ciência durante sete anos, além de apresentador e director de programas de rádio e televisão. Neste momento dedica-se à investigação histórica.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Novidades da Assírio & Alvim já nas livrarias

Chegou já às livrarias O Mendigo e outros contos, de Fernando Pessoa. Incluindo diversos contos inéditos este livro dá a conhecer uma faceta pouco conhecida da obra de Pessoa — a prosa ficcional —, e é já um acontecimento literário.
Destaque ainda para o muito aguardado Todas as Palavras, a nova poesia reunida de Manuel António Pina, incluindo já Os Livros e Como se Desenha uma Casa. Também de Manuel António Pina, e em colaboração com a artista plástica Bárbara Assis Pacheco, a edição de O Têpluquê e Outras Histórias em novo formato.Finalmente, o mais recente livro de poesia de Jorge Sousa Braga, que regressa aos seus leitores com um Novíssimo Testamento.

Título: O Mendigo e Outros Contos
Autor: Fernando Pessoa
PVP: 13 €
Páginas: 144
Coleção: Obras de Fernando Pessoa

Estão reunidos neste volume alguns contos de Fernando Pessoa, uma parte apenas da vasta prosa ficcional que o autor nos deixou. Contos filosóficos, ou intelectuais como Pessoa chegou a chamar-lhes, contos paradoxais quando as situações que apresentam contrariam o senso comum, contos em jeito de fábula, com uma moralidade final e ainda outros. Todos eles parte integrante do universo pessoano. Há diálogos filosóficos com enigmáticos mestres que assumem diferentes rostos de conto para conto — o mendigo, o eremita, o bêbado – transmitindo as suas máximas a quem os encontra no caminho. Um caminho iniciático até uma diferente dimensão, percorrido pelo peregrino do conto com o mesmo nome, que segue a estrada até ao fim impelido pelas palavras de um homem de preto. Outro tipo de diálogo é aquele que se desenvolve entre o marinheiro e quem o encontra, de madrugada, no Cais das Colunas, local de onde se avista uma outra margem. Estas narrativas, até aqui inéditas ou pouco conhecidas, irão surpreender os leitores de Fernando Pessoa.
Dos doze contos que compõem a presente edição, cinco são inéditos. Os restantes, apesar de já publicados em França pela editora La Différence e em Portugal pela revista Mealibra, permaneciam por divulgar junto do grande público.

Título: Todas as Palavras poesia reunida
Autor: Manuel António-Pina
PVP: 20€
Páginas: 400
Colecção: Documenta Poética

Corria o ano de 2001 quando a Assírio & Alvim publicou a primeira edição da Poesia Reunida de Manuel António Pina. Pouco depois escrevia Eduardo Prado Coelho no Público: «Talvez agora, no momento em que a Assírio & Alvim publica a Poesia Reunida de Manuel António Pina, estejamos em condições de poder afirmar que nos encontramos perante um dos grandes nomes da poesia portuguesa atual. Uma extrema delicadeza pessoal, uma discrição obsessiva, uma cultura ziguezagueante e desconcertante, mas sempre subtil e envolvente, um sentido profundo da complexidade da literatura, e também, sobretudo, da complexidade da vida, têm talvez impedido a descoberta plena e mediática deste jornalista e homem de letras também voltado para os jogos mais leves e embaladores da literatura infantil. Contudo, torna-se imperioso dizê-lo agora: este tom deliberadamente menor sustenta uma obra maior da literatura portuguesa ». A edição que agora se apresenta, numa belíssima edição encadernada e substancialmente ampliada, inclui todo o trabalho poético do autor de 1974 a 2011. Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (Leitura Orientada na Sala de Aula — 9.º Ano, Grau de Dificuldade II).

Título: O Têpluquê e Outras Histórias
Autor: Manuel António Pina
Ilustrador: Bárbara Assis Pacheco
PVP: 13€
N.º de Páginas: 96
Colecção Assirinha
Reedição em novo formato
O Têpluquê e Outras Histórias é um livro onde os jogos linguísticos e as  derivações da imaginação servem de motivo para escrever contos fantásticos de escaravelhos contadores de histórias, personagens com nomes estranhos e pensamentos com vontade própria. Um livro para sorrir e imaginar. Agora com um novo formato.

Sobre o autor: 
Manuel António Pina nasceu no Sabugal, em 1943. Exerceu advocacia, trabalhou na publicidade e no jornalismo. É autor de uma notável obra literária, galardoada com diversos prémios, entre eles o Prémio Camões em 2011.

Título: O Novíssimo Testamento e outros poemas
Autor: Jorge Sousa Braga
PVP: 9€
N.º de Páginas: 56
Colecção Poesia Inédita Portuguesa
Logo no início deste livro, em jeito de epígrafe ao poema que lhe oferece otítulo, Jorge Sousa Braga lança o mote: «Para acabar de vez com os direitos humanos / e restaurar os direitos divinos». E ainda assim, recorrendo a um notável discurso poético e a uma ironia mordaz, o poeta transporta-nos do Universo para o particular e da dimensão divina para a dimensão humana que também é, afinal, divina. Não espanta assim que na conclusão de um salmo afirme: «Não foi por mim que tu morreste / embora eu seja capaz de morrer por ti». Um livro surpreendente, este O Novíssimo Testamento e outros poemas, de Jorge Sousa Braga.

Sobre o autor:
Nasceu em 1957, em Cervães, e concluiu o curso de Medicina da Universidade do Porto em 1981 com a especialidade de Obstetrícia/Ginecologia. Iniciou a sua carreira profissional no Hospital de Santo António, no Porto.
Tem vindo a trabalhar na consulta de casos de esterilidade/infertilidade.
Autor de uma vasta obra poética, tem-se dedicado também à tradução e tem participado em numerosas antologias poéticas. Publicou ainda alguns livros infantis: o seu Herbário foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura Infantil.

DURANTE O SONO
Durante o sono retiraram-me uma costela
Ficou-me no peito um vazio que não consigo preencher
Custa-me a respirar
Eu quero de volta a minha costela
quero de volta todas as costelas
Quero de volta o paraíso
quero de volta o silêncio rumorejante
quero de volta as poluções nocturnas
e diurnas
Quero uma mulher
feita de chuva
e vento
e fogo
e neve
e luz
e breu
e não de argila
como eu

Lançamento de O Livro Branco do Casamento - Novidade Oficina do Livro

Título: O Livro Branco do Casamento
Autor: Vera Tânger
PVP: 15,90
N.º de Páginas: 128 

Livro e Agenda com tudo o que precisa saber para organizar o seu casamento e torná-lo inesquecível.

Sobre o Livro:
Este livro é dirigido à noiva e serve para a ajudar!
É também para a mãe, a sogra, a madrinha, a amiga, e todos aqueles que querem participar e colaborar na organização do grande evento.
De forma prática, O Livro Branco do Casamento, responde às questões mais frequentes da preparação da festa do casamento e, entre outros assuntos, aborda a questão do orçamento, fala sobre o estilo do vestido de noiva e descreve, passo a passo, o desenrolar da celebração.
Para ajudar ainda mais, e porque esta organização está repleta de pormenores (todos eles importantes), o livro é acompanhado da Agenda do Meu Casamento. Tal como uma verdadeira profissional e para um maior controlo, esta agenda deve estar sempre com a noiva e acompanhá-la para todo o lado, para anotar tudo o que precisa e seguir todas as indicações dadas.
O lançamento de O Livro Branco do Casamento está marcado para 17 de abril na livraria Barata, em Lisboa.

Sobre a Autora:
Vera Tânger, casada e mãe de três filhos percorreu o mundo acompanhando o seu marido, diplomata de carreira e embaixador.
Autora de Guia para a Vida Diplomática, Guia de Boas Práticas Diplomáticas, Receba com Glamour e Sinta-se Como Peixe na Água, Diplomaticamente e este O Livro Branco do Casamento. Habilitada com o curso de Formação de Forma­dores organizou workshops e sessões de formação na área de Etiqueta e Protocolo – Organize como um profissional e receba como um diplomata – onde, de forma prática e simples, se apresentam conceitos e exemplos em que os participantes interagem e procuram a resolução de diferentes situações.

Lançamento de "A Crise explicada às crianças", Feira do Livro e apresentação de "O Seu Treinador Pessoal"

Não perca amanhã, às 16h30, o lançamento de A Crise explicada às Crianças de João Miguel Tavares e Nuno Saraiva. A obra vai ser apresentada pelo Ministro das Finanças, prof. Vítor Gaspar. Bertrand Picoas Plaza.

Logo a seguir ao lançamento os autores vão estar na Feira do Livro. Stand 76 – Esfera dos Livros


Amanhã, às 16h30, Patricia Almeida Nunes, autora do livro uma Especialista em Nutrição no Supermercado vai estar a autografar o seu livro no stand da Esfera dos livros.

Ainda Sábado, às 18h30, Ágata Roquette vai falar sobre A Dieta dos 31 Dias na FNAC Cascais.

Domingo, às 16h30, teremos animação na Feira do Livro com a Joana Nobre Garcia autora do sucesso Costuro-Mania e de Uma casa para Costurar . A autora vai levar máquina de costura e tecidos para exemplificar como podemos costurar a nossa casa!

E, para encerrar a Feira do Livro em grande a Esfera dos Livros conta com a presença de Isabel Stilwell, às 18h00, para autografar os seus romances históricos, incluindo o recentíssimo e já sucesso de vendas em 3ª edição com 35 mil exemplares vendidos, D. maria II. Tudo por um reino.





Na segunda-feira temos o lançamento do livro O Seu Treinador Pessoal de Pedro de Medeiros. O professor Orlando Fernandes apresenta a obra, às 18he30, na Bertrand do Chiado.

Aproveite esta oportunidade para falar com um treinador pessoal e obter os melhores conselhos sobre o exercício físico mais adequado à sua condição física. Maio é o mês do coração. É imperativo mudar o estilo de vida sedentário e começar uma vida mais saudável!

Edições Asa é a nova casa de Nicholas Sparks em Portugal

As Edições Asa vai passar a publicar a obra do escritor Nicholas Sparks em Portugal.

Com dezassete livros publicados e traduzidos para quarenta e cinco línguas, Nicholas Sparks é um dos autores mais acarinhados pelos leitores de todo o mundo. As suas histórias de amor, solidariedade e esperança inspiraram já sete adaptações para o cinema, tendo vendido mais de 600 mil exemplares em Portugal.

Sobre o autor:
Nicholas Sparks nasceu em Omaha, no Nebrasca, Estados Unidos, em 1965. Durante a infância viveu no Minnesota, em Los Angeles e Grand Island até se estabelecer em Fair Oaks, na Califórnia, aos oito anos. O seu pai era professor e a mãe dona de casa e depois assistente de optometria. Concluiu o ensino secundário em 1984 como o melhor aluno da sua escola e recebeu uma bolsa de estudo de atletismo da Universidade de Notre Dame, no Indiana.

Foi enquanto recuperava de uma lesão que escreveu o seu primeiro romance, que nunca foi publicado. Em 1988, concluiu com distinção o seu curso de Finanças Empresariais e, ao longo dos três anos seguintes, teve os mais variados empregos, desde empregado de mesa, avaliador imobiliário, vendedor de produtos dentários e, posteriormente, farmacêuticos.

O seu primeiro romance, O Diário da Nossa Paixão, foi publicado em 1996 e foi um bestseller instantâneo, tendo sido depois adaptado para o cinema. Seguiram-se romances como As Palavras que Nunca Te Direi, O Sorriso das Estrelas e A Melodia do Adeus, que cimentaram a sua posição como um dos escritores mais estimados em todo o mundo.Vive atualmente na Carolina do Norte com a mulher e a família.

Amanhã: António Torrado dá autógrafos no pavilhão da Civilização

O escritor António Torrado vai estar na Feira do Livro de Lisboa, amanhã, sábado, 12 de maio, entre as
16h30 e as 18h30, para uma sessão de autógrafos no pavilhão A13 da Civilização. André Topa-Tudo no País
dos Gigantes e Gonçalo e a Bicharada… e outra história, os livros mais recentes do autor com a chancela
da Civilização, são dois dos destaques nos diversos pavilhões ocupados pela editora.
António Torrado é um dos autores mais conhecidos e admirados do nosso país. Licenciado em Filosofia e
com uma atividade muito diversa, de escritor a pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para
televisão, publicou o primeiro livro aos dezoito anos. Vencedor do Grande Prémio Gulbenkian de Literatura
para Crianças em 1980 e 1988, em 2011 foi homenageado pelos quarenta anos de carreira no famoso
encontro “Palavras Andarilhas”.
As suas histórias e contos são, invariavelmente, primeiras leituras divertidas e didáticas. Tem mais de cem
livros publicados. Em 2011, foi nomeado para o prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Programa da Leya para o último fim de semana da Feira do Livro



O dia 12 de maio será o último sábado de Feira do Livro de Lisboa. De dia serão muitos os autores e actividades e, no final de tarde e início da noite haverá excelentes momentos de música e dança a propósito do lançamento do “Guia de Cabo Verde”. 
Segue-se um DJ Set de Rui Pregal da Cunha, fundador dos míticos “Heróis do Mar”, que nesta ocasião terá um convidado especial. Ou seja, o ambiente será de festa e o tempo parece querer ajudar.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Novidade Casa das Letras: A profecia prevista por Nostrodamus - "O CÓDIGO MAIA" de Mario Reading

Título: O Código Maia
Autor:
Mario Reading
PVP: 15,90 €
N.º de Páginas: 584

A arrebatadora e guardada sequela do bestseller "As Profecias de Nostradamus".

Um antigo manuscrito guardado pelos descendentes dos Maias.

Sobre o Livro:
Adam Sabir arriscou a sua vida há seis meses para descobrir as míticas profecias perdidas de Nostradamus. E agora corre contra o tempo para desvendar os seus segredos, pois os acontecimentos profetizados começam a ter lugar…
Porém, ele não é o único à procura de respostas. No seu encalço está o Corpus Maleficus, uma cabala antiga dedicada a apaziguar o Diabo. Desfigurados desde o nascimento, órfãos, e criados na crueldade e violência pela mãe adotiva, os doze membros do Corpus constituem uma concorrência mortal. Com exceção de um.
Lamia escapou às garras dos seus irmãos e está em fuga com Sabir, seguindo a profecia do Yucatán, pelo coração da América Central. Enquanto isso, um vulcão entra em erupção no México e lança a confusão.

Sobre o Autor:
Mario Reading nasceu em Dorset e cresceu entre Inglaterra, Alemanha e França. Durante uma juventude nómada vendeu livros raros, ensinou equitação em África, estudou dressage em Viena, geriu uma coudelaria vocacionada para o pólo em Gloucestershire e geriu uma plantação de café no México.
Reconhecido especialista nas profecias de Nostradamus, Reading é autor de cinco obras publicadas no Reino Unido e por todo o mundo, de entre elas destaca-se As Profecias de Nostradamus.
Visite-o em: www.marioreading.com

Jesus Ama-me - David Safier [Opinião]


Título: Jesus Ama-me 
Autor: David Safier
N.º de Páginas: 288
PVP: 17.76€

Todas as pessoas têm um talento especial e Marie, uma trintona que vive numa aldeia alemã, também tem um: apaixonar-se pelo homem errado. Pouco depois de deixar o noivo plantado no altar, conhece Joshua, um carpinteiro estranho. É um homem diferente de todos os que conheceu antes: sensível, atencioso, desinteressado. Mas também não é o homem perfeito: no primeiro encontro confessa que é Jesus.
Marie pensa que ele está louco, mas aos poucos dá-se conta de que a sua história bate certo. Apaixonou-se pelo Messias, que veio à Terra antes do Juízo Final. Marie vai enfrentar não só o fim do mundo, previsto para a terça-feira seguinte, mas também o romance mais destrambelhado que já viveu. Uma história transbordante de fantasia, com pequenas histórias aos quadradinhos para sublinhar a mensagem, que entre gargalhadas, nos ajuda a reflectir sobre o valor dos sentimentos.

A minha opinião:
Se se divertiu com Maldito Karma, o primeiro livro de David Safie, não hesite na leitura de Jesus Ama-me.
Com o mesmo humor apurado com ingrediente principal, o autor alemão engendrou uma história insólita: o amor de Jesus por uma criatura terrena, cheia de defeitos e com um a vida amorosa que se pode considerar um autentico desastre.
Depois de ter deixado o noivo no altar, Marie encontra o amor ao lado de Joshua, um carpinteiro contratado pelo seu pai para arranjar o telhado da casa onde vive. O que mais lhe saltou à vista foi o rabo de Joshua e até ter um fraquinho por ele e o convidar para jantar foi um segundo.
No entanto, quando descobre que o homem por quem se sente atraída é Jesus, Marie sofre uma tremenda desilusão, até porque o Juízo Final está a aproximar-se (razão da vinda de Jesus à Terra).
Apesar de bastante divertido, Jesus Ama-me, tal como Maldito Karma, tem várias lições de vida. Mostra que os sentimentos que nutrimos pelo mais próximo pode tornar o mundo melhor.
E nem mesmo Jesus ou o anjo Gabriel conseguem resistir à paixão.
Mas para que Joshua fique com Marie esta terá de seguir à risca os seus mandamentos. Será que consegue? E será que isso é suficiente?
Um livro muito divertido.

Crimes, vinganças e anjos caídos unem-se em Os Amantes, policial de John Connolly, que a Porto Editora publica a 17 de maio

Título: Os Amantes
Autor:
John Connolly
Tradutor: Vasco Gato
Págs: 360
PVP: 16,60 €
Coleção: Alta Tensão

Crimes, vinganças e anjos caídos unem-se em Os Amantes, policial de John Connolly, que a Porto Editora publica a 17 de maio. Com o talento que lhe é internacionalmente reconhecido, o escritor irlandês consegue entrelaçar o real e o sobrenatural neste policial gótico de cortar a respiração.
Com livros traduzidos para 28 línguas, John Connolly elegeu os EUA como palco dos seus policiais protagonizados pelo detetive privado Charlie Parker, e foi o primeiro escritor estrangeiro a ser premiado, pela Private Eye Writers of America, com o US Shamus Award.

Sobre o livro:
Charlie Parker há muito que enfrenta os seus fantasmas. Depois de ter saído da Polícia de Nova Iorque, e agora que vê a sua licença de detetive privado ser-lhe retirada, decide investigar algo que desde sempre o inquietou: o seu passado. Nomeadamente as circunstâncias trágicas que levaram o pai, Will Parker, a matar um jovem casal de namorados, tendo em seguida posto termo à sua própria vida, num ato tresloucado e sem motivo aparente.
Um misterioso casal de amantes, detentores do segredo que tanto atormenta Charlie Parker, obriga-o a mergulhar a fundo na sua própria história, mesmo que isso signifique descobrir verdades incómodas e mentiras comprometedoras.
Em Os Amantes, John Connolly submerge o leitor, com o talento único que lhe é internacionalmente reconhecido, num thriller simplesmente soberbo.

Sobre o autor:
John Connolly nasceu em Dublin, em 1968, e estudou Filologia Inglesa e Jornalismo. Colaborador de longa data do jornal The Irish Times, divide o seu tempo entre Dublin e os Estados Unidos da América, país que serve de cenário aos seus livros protagonizados pelo detetive Charlie Parker. Com um livro já adaptado ao cinema e outros em curso de adaptação, o sucesso de John Connolly é igualmente evidente na conquista de vários prémios como o Barry Award e o US Shamus Award (foi o primeiro autor não americano a receber esta distinção) e na sua nomeação para outros. Os seus livros encontram-se traduzidos em 28 línguas.
Página do autor: www.johnconnollybooks.com

Imprensa:
São poucos os escritores com o talento de Connolly para retratar o Mal absoluto. El País Digital
Talvez o melhor livro de Connolly até ao momento! O estilo do autor converte a leitura de cada página num prazer extraordinário. Um romance bem urdido onde Connolly desfralda as suas notáveis qualidades. Crimesquad
Uma combinação inteligente de busca e perseguição, num thriller que vai revelando pormenores à medida que a narrativa se vai construindo, sem nunca perder o tom lírico. The Observer
John Connolly é tão bom que chega a ser assustador… ele sabe recorrer a métodos silenciosos e subtis para nos deixar numa inquietação crescente. The Times
Connolly é dos autores mais renovadores do género negro e os que ousam entrar no seu jogo descobrem o quão perturbador e viciante ele se pode tornar. El País
Um livro formidável, como todos os de Connolly. The Independent on Sunday

A poucos dias do fim da Feira do Livro de Lisboa, o Grupo Porto Editora antecipa a divulgação da agenda de eventos para os próximos dias

Novo livro de Manuel Jorge Marmelo, a presença de Catherine Fisher, os “Duetos Improváveis”, as sessões de autógrafos, os EZ Special e muito mais para um grande final.

Depois da tempestade, a bonança. Verdade seja dita que nem a chuva afastou os leitores da Feira do Livro, um sinal bastante positivo que importa sublinhar e que, no que concerne ao Grupo Porto Editora, resulta num balanço muito positivo até ao momento. 

A agenda abre na tarde de sexta-feira, dia 11, com a sessão de autógrafos de Tânia Ganho a propósito do seu novo romance A Mulher-casa, e o primeiro de três “Duetos Improváveis” que vão acontecer neste final de feira: “Cidades Reais e Cidades dos Livros” é o tema do dueto de Pedro Vieira e João Leal, marcado para as 18:30.
Sábado, dia 12, as sessões de autógrafos iniciam-se às 15:00 e acolhem a estreia de Catherine Fisher, autora de Incarceron, que terá a companhia de Alberto S. Santos, António Torrado, Joel Neto, Luís Miguel Rocha, Miguel Miranda e, a partir das 17:00, de José Luís Peixoto, e de Teresa Lopes Vieira e Isabel Valadão às 17:30.
Entretanto, às 16:00, Sara Figueiredo Costa apresentará o novo romance de Manuel Jorge Marmelo, Somos Todos um Bocado Ciganos, escritor que tem um “Duetos Improváveis” marcado para esse dia, às 18:30, com Ricardo Dias Felner para falarem de “O Que Há de Jornalismo na Literatura”. Às 17:00, será a vez do lançamento de Peso, uma Questão de Peso, de Paula Veloso e Teresa Maia.
Os mais novos serão recebidos pelo famosíssimo Panda, que decidiu passar o fim de semana na feira do livro, e, às 15:00, terão a oportunidade de participar na sessão de leitura com Leonor Mexia e o seu Colar de Contos.
O dia não termina sem um concerto exclusivo, no espaço do Grupo Porto Editora, do grupo EZ Special – sábado à noite, a partir das 21:00.
Para domingo, 13 de maio, o último dia da Feira do Livro de Lisboa, o destaque vai para o derradeiro “Duetos Improváveis”, em que o tema será “Portugal, País de Mulheres” e juntará, às 18:30, Helena Vasconcelos e Henrique Raposo. As sessões de autógrafos começam às 15:00, com Catherine Fisher, Alberto S. Santos, Luís Miguel Rocha e Miguel Miranda, estando agendado para as 16:30 o lançamento de Avós Precisam-se, de Gabriela Oliveira, apresentado por Isabel Stiwell e Ana Alexandre Fernandes.

Ministro das Finanças, Vítor Gaspar apresenta "A Crise Explicada às Crianças" de João Miguel Tavares e Nuno Saraiva. Dia 12 de maio, 16h30, Bertrand Picoas Plaza


quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Bertrand Editora publica este mês o terceiro e último volume da Trilogia do Mágico Negro, da autoria de Trudi Canavan

Título: Akkarin
Autor:
Trudi Canavan
Género: Fantástico
Tradutor: Samanta Velho
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 600
Data de lançamento: 4 de maio
PVP: 19,90 €

Depois de A Guilda dos Mágicos e A Iniciação, chega o terceiro e último volume de A Trilogia do Mágico Negro.
Sonea percorreu um longo caminho desde que era apenas uma criança pobre, detentora de um incrível poder por explorar. Conquistou o respeito, ainda que amargo, dos seus colegas noviços e um lugar na Guilda dos Mágicos. Mas há muita coisa que gostaria nunca ter descoberto – aquilo que testemunhou, por exemplo, na câmara subterrânea do misterioso Senhor Akkarin… e o conhecimento de que a Guilda era observada de perto por um antigo e temível inimigo.
Ainda assim, não ousa ignorar as terríveis verdades que o Supremo Lorde partilhará com ela, mesmo temendo que possa ser um truque, um esquema de modo a poder usar os seus fantásticos poderes para realizar os seus mais obscuros objetivos. Pois Sonea sabe que o seu futuro está nas mãos de Akkarin e que só nas escuridão conseguirá atingir a verdadeira grandeza… se sobreviver.

«Uma autora genial na fantasia épica» Juliet Marillier
«A estreia mais talentosa no universo fantástico dos últimos dez anos.» Nelson Bookscans
«Um mundo maravilhoso e meticulosamente detalhado e uma história carregada de ação e aventura. Leitura obrigatória para todos os fãs de boa fantasia.» Jennifer Fallon

Sobre a autora:
Trudi Canavan vive em Melbourne, Austrália. Além do seu trabalho na área de design, tem-se dedicado à criação de histórias sobre pessoas e locais inexistentes desde que se lembra.
Após ser premiada com um Aurealis Award na categoria de Best Fantasy Short Story, em 1999, com Whispers of the Mist Children, começou a trabalhar no seu livro – que acabou por se tornar A Trilogia do Mágico Negro, composta por A Guilda dos Mágicos, A Iniciação e Akkarin.
Autora várias vezes vencedora e nomeada para o Aurealis Award e o Ditmars Award, prémios australianos que distinguem obras de ficção científica e fantasia.

Arrisca-te a Viver de Gustavo Santos no BBC esta quinta-feira, às 21h30


Lançamento de «Cartas da Maya: O Dilema»


Novidade Bertrand: Gaiola de Fantasmas de Cecília Honório

Título: Gaiola de Fantasmas
Autor:
Cecília Honório
Género: Romance
Formato: 12,8 x 19,8 cm
N.º de páginas: 152
Data de lançamento: 4 de maio
PVP: 13,30 €

Deputada e professora, Cecília Honório estreia-se na ficção com uma história que junta dois personagens muito próximos, também na vida real: jornalismo e política.
«Não deixei, ao longo dos anos, de sonhar com o senhor que morreu ao cair da cadeira, sempre aterrorizada pela dúvida: se era a cara fria dele, a cara de morto que tinha sempre visto na televisão, porque é que o morto-vivo e o vivo-morto tinham a voz do padre António?!
E o fantasma tinha sobrevivido à Revolução, Salazar e o pároco boiando em fragmentos no nevoeiro dos meus terrores noturnos da adolescência. E só muitos anos depois é que eu percebi que os cravos não matam os fantasmas.»


“Líderes da oposição misteriosamente desaparecidos, escreveu e apagou. Os líderes de esquerda e de direita dos dois partidos fora do arco do governo encontram-se em parte incerta e não irão às urnas no próximo mês. Apagou (arco de hemisfério, urnas de enterro, prognóstico a mais.) Escandaloso desaparecimento de líderes de oposição empobrece a democracia e compromete as próximas eleições. Mostrou ao editor de política nacional, que franziu o sobrolho e lhe disse para começar pelo fim, que logo se via o princípio. (…) Líderes da oposição não vão às urnas nas próximas eleições, escrevia, quando o chefe lhe segredou nas costas ou arranja sangue ou isso pouco interessa, agora.” (pág. 7)
 
Sobre a autora:
Cecília Honório (n. 1962), professora de História, doutorada em História das Ideias Políticas, deputada, publicou, Manuel Fernandes Tomás (1771-1822), (AR/Texto Ed., 2009), Os Donos de Portugal, com outros autores (Afrontamento, 2010), A Natureza e o Homem nos caminhos do saber e do poder... (INCM, no prelo).
Este é o seu primeiro romance.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Asa publica A Menina na Falésia de Lucinda Riley

Título: A Menina na Falésia Autor: Lucinda Riley
PVP: 16,50
N.º de Páginas: 528

Assombrosa, terna e comovente, a história de Aurora é uma inspiração para todos nós.

Um exemplo de como a esperança e o amor podem ultrapassar todas as perdas.

Sobre o Livro:

Grania Ryan tem em Nova Iorque a vida com que sempre sonhou. Tudo é perfeito até ao dia em que o seu desejo mais íntimo é brutalmente estilhaçado. Arrasada, Grania decide voltar à Irlanda e aos braços da sua adorada família. E é aqui, à beira de uma falésia, que conhece Aurora Lisle, a menina que vai mudar profundamente a sua vida.

A ligação entre ambas é imediata e profunda. Pouco a pouco, Grania descobre que as histórias das suas duas famílias estão estranha e intrinsecamente ligadas…

De um agridoce romance na Londres do tempo da grande guerra a uma relação tempestuosa na Nova Iorque contemporânea; da devoção a uma criança terna e carente a memórias esquecidas de um irmão perdido, o passado e o presente das famílias Ryan e Lisle estão unidos há um século. Cem longos anos de equívocos e segredos, paixões e ódios… Apenas a intuição e a coragem de Aurora poderão quebrar o feitiço e vencer as barreiras que o passado ergueu.

Sobre a Autora:

Lucinda Riley nasceu na Irlanda. Enquanto atriz, trabalhou no cinema, teatro e televisão britânicos. A sua obra está já publicada em 16 países. Atualmente, divide o seu tempo entre o Reino Unido e França.

Novidades Presença para a 1.ª quinzena de Maio

Título: O Perraultimato
Autor: Filipe Faria
P.V.P.: 12,51 €
Nº na Coleção: 1
Data 1ª Edição: 08/05/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4828-7
Nº de Páginas: 264
Sinopse: As estórias são conhecidas de todos: sapatinhos de cristal, maçãs envenenadas, príncipes encantados e lobos maus; e todos sabem que, no fim, os que mereciam viveram felizes para sempre. Então porque é que isso não aconteceu? Para responder a esta pergunta, Borralheiro, acompanhado por quatro outras figuras do imaginário popular europeu - a imprevisível Capuchinho, o misterioso Aprendiz, a atormentada Vasilisa e o perigoso Burra -, embarca numa inesquecível aventura em O Perraultimato, o primeiro volume da distopia folclórica Felizes Viveram Uma Vez


Título: O Monstro de Florença
Autores: Mario Spezi e Douglas Preston
P.V.P.: 16,11 €
Coleção: Grandes Narrativas
Nº na Coleção: 526
Data 1ª Edição: 08/05/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4836-2
Nº de Páginas: 352
Sinopse: Em 2000, Douglas Preston mudou-se para uma pequena villa nas colinas a sul de Florença. Um amigo apresentou-o a Mario Spezi, um repórter criminal lendário que conhecia a fundo a polícia, e foi a partir desse encontro que Preston soube dos crimes do Monstro de Florença. Profundamente intrigado com esta série de duplos homicídios que se desenrolaram entre os anos 70 e 80 e tiveram como vítimas casais enamorados abatidos em momentos românticos, Preston inicia com Spezi uma investigação por conta própria que os levará aos meandros mais bizarros da mente criminosa e da incompetência policial. O Monstro de Florença é um relato verdadeiro e absolutamente fascinante.

Considerado o melhor livro do ano pela amazon.com
 
Título: Receitas em 15 minutos
Autor: Margarida Magalhães
P.V.P.: 8,99 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 52
Data 1ª Edição: 08/05/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4830-0
Nº de Páginas: 102
Sinopse: Se é daquelas pessoas que acham que um prato bem confecionado exige uma infinidade de tempo, desengane-se! Neste seu novo livro, Receitas em 15 Minutos, Margarida Magalhães mostra-nos que 15 minutos são o tempo suficiente para executar pratos saudáveis e absolutamente deliciosos. Tal como aconteceu no seu livro anterior, Receitas a 1 € (por pessoa), a autora propõe-nos uma série de receitas irresistíveis, só que desta vez todas elas com o tempo de preparação de 15 minutos. Surpreenda a família e os amigos com estas fantásticas ideias gastronómicas sem perder uma eternidade na cozinha.  

Título: Culinária Portuguesa
Autor: António Maria de Oliveira Bello (Olleboma)
P.V.P.: 17,96 €
Editora:
Data 1ª Edição: 08/05/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-84-7033-1
Nº de Páginas: 400
Sinopse: Descubra as sopas mais tradicionais como a canja; o caldo verde; a sopa do cozido; as sopas de peixe. Os magníficos pratos de peixe e de crustáceos provenientes da costa portuguesa - bem grelhados ou em sumptuosas caldeiradas. Da marítima sardinha assada até à fluvial lampreia à moda do Minho. No que toca às carnes, apresenta-se, por exemplo, o cozido à Portuguesa, o lombo de porco à Alentejana, ou ainda, na caça, o peru recheado à Lisboeta e o pato com arroz no forno. Entre os vegetais, temos o puré de couve-flor coberto com molho de suco de espinafres, o feijão-verde e as ervilhas guisadas à Portuguesa e ainda os variados esparregados. Dedica-se ainda particular atenção aos queijos nacionais, da Serra da Estrela até aos Açores, e além disso, também os nossos vinhos, de fama mundial, como são, por exemplo, os vinhos do Porto e da Madeira.

Culinária Portuguesa é uma compilação das mais distintas especialidades da nossa culinária. O autêntico receituário português pelo fundador da Sociedade Portuguesa de Gastronomia.
 
Título: O Grande Livro do Meu Mundo
Autor: Kali Stileman
P.V.P.: 9,89 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 146
Data 1ª Edição: 08/05/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4649-8
Nº de Páginas: 56
Sinopse: Este é o livro perfeito para apresentar conceitos-chave a crianças até à idade pré-escolar. Recheado de imagens coloridas e atrativas, jogos e atividades, dá resposta a todas as questões que a criança pode colocar.
O Grande Livro do Meu Mundo é um livro deslumbrante, único e divertido para ser partilhado por pais e filhos e folheado vezes sem conta. 
Título: O Maior Concurso de Anedotas do Mundo
Autor: Geronimo Stilton
P.V.P.: 8,06 €
Coleção: Geronimo Stilton
Nº na Coleção: 49
Data 1ª Edição: 08/05/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4816-4
Nº de Páginas: 128
Sinopse: «Vocês são tímidos? Eu sou! Por isso é que fiquei (quase) em coma ao entrar num concurso de anedotas na televisão… diante de milhões de espetadores! Mas depois aprendi os segredos para contar anedotas… e eles aqui ficam juntamente com as novas anedotas de Ratázia!»

Em O Maior Concurso de Anedotas do Mundo vão conhecer todos os segredos para contar anedotas e também muitas historietas de riso certo, as anedotas preferidas pela família Stilton. Contem-nas aos vossos amigos e verão o sucesso que fazem!  
 
Título: A Princesa Constança e os Saiotes de Malmequeres
Autor: Vivian French
P.V.P.: 5,31 €
Coleção: O Clube Tiara
Nº na Coleção: 13
Data 1ª Edição: 08/05/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4831-7
Nº de Páginas: 80
Sinopse: A Princesa Constança está ansiosa por estrear o seu vestido com saiotes de malmequeres no baile da Mansão de Rubi. Mas esqueceu-se do convite! E quando a Princesa Griselda quer que lhe emprestem um vestido, as coisas complicam-se ainda mais... 


Título: Teodora e o Caldeirão Sagrado
Autor: Luísa Fortes da Cunha
P.V.P.: 6,36 €
Relançamento
Coleção: Estrela do Mar
Nº na Coleção: 66
Data 1ª Edição: 30/04/2004
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-3188-3
Nº de Páginas: 112
Sinopse: Já conheces a Teodora e o Mundo Paralelo, onde esta jovem ganha asas e é uma verdadeira fada?
Este ano ela vai participar num grande acontecimento durante o Encontro Anual de Fadas.
São os fantásticos Jogos Olímpicos do Mundo Paralelo! Mas antes, Teodora vai ter de ler
a história dos doze trabalhos de Hércules, que o Mago Saramago lhe recomendou que lesse com muita atenção porque ela tem uma missão muito arriscada para cumprir. Felizmente, a nossa jovem heroína tem a ajuda dos seus muitos e bons amigos... 

Título: Teodora e a Ilha Invisível
Autor: Luísa Fortes da Cunha
P.V.P.: 6,36 €
Relançamento
Coleção: Estrela do Mar
Nº na Coleção: 78
Data 1ª Edição: 28/04/2005
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-3368-9
Nº de Páginas: 104
Sinopse: Teodora está de regresso para te contar as últimas novidade do Mundo Paralelo! Por isso prepara-te para novas e emocionantes surpresas. Antes do tradicional Encontro de Fadas, Teodora tem uma nova difícil missão de máxima importância. Esta menina-fada vai ter de descobrir onde se encontra um cálice mágico que foi roubado a uma tribo de fadas numa ilha invisível. Pooka, uma fada malévola, é a principal suspeita! E não vai facilitar a vida, a Teodora. Felizmente esta é corajosa e vais com certeza adorar partilhar com ela as viagens, os perigos, e as fabulosas maravilhas que fazem das histórias da Teodora aventuras sem igual!

Porto Editora publica Bar Flaubert de Alexis Stamatis

Título: Bar Flaubert
Autor:
Alexis Stamatis
Tradutor: Mário Dias Correia
Págs: 280
PVP: 16,60 €

No dia 17 de maio, a Porto Editora publica Bar Flaubert, um dos mais reconhecidos romances de Alexis Stamatis, autor que tem marcado a literatura grega da atualidade e que, até agora, era desconhecido em Portugal.
O protagonista é um jornalista frustrado que procura o autor de um misterioso manuscrito, intitulado Bar Flaubert, numa demanda empolgante que o obrigará a viajar de Atenas a Barcelona, Florença e Berlim. Segundo Richard Zimler, «Bar Flaubert torna-se numa leitura de suspense de cortar a respiração e um mito contemporâneo de descoberta – da Europa, do poder da narrativa e, mais importante que tudo, da necessidade de cada um encontrar o seu próprio caminho».

Sobre o livro: 
Yannis Loukas é um jornalista freelancer, filho de um prestigiado escritor, que aceita ajudar o pai a compilar uma autobiografia. Esquadrinhando o arquivo pessoal da família, Yannis descobre um misterioso manuscrito intitulado Bar Flaubert, cuja publicação o pai tinha recusado alguns anos antes. Ao lê-lo, a sensação de que alguém transpôs para o papel os seus sentimentos mais íntimos e secretos leva Yannis a querer encontrar o autor, um homem chamado Loukas Matthaiou. Mas quem é de facto esse homem e por que razão todos os que com ele se cruzaram parecem de alguma forma ter sido marcados pela sua personalidade carismática? Seguindo as pistas que Matthaiou foi deixando ao longo do seu livro, a vida de Yannis irá sofrer uma reviravolta imprevisível, numa demanda que cruza as fronteiras da ficção com a realidade.

Sobre o autor:
Alexis Stamatis nasceu em Atenas em 1958. Poeta e romancista, é considerado uma das grandes vozes da literatura grega da atualidade e colabora com os principais jornais e revistas do seu país. Traduzido em sete países, Bar Flaubert foi adaptado ao cinema pelo realizador Vassilis Douvlis.

Imprensa:
Alexis Stamatis é um dos escritores mais talentosos da sua geração e um autor a descobrir. Le Monde
Bar Flaubert é um romance multifacetado, único no panorama literário grego. Vogue Magazine
Bar Flaubert não é apenas uma história entusiasmante, mas também um romance que nos faz refletir sobre o mundo moderno. Nea Newspaper

Bar Flaubert conta-nos a história de um jovem jornalista freelancer grego chamado Yannis numa viagem de autoconhecimento, com uma abordagem fora do comum que será certamente do agrado dos fãs de thrillers: a sua busca de identidade é desencadeada pela descoberta de um romance inédito escrito em 1970 – uma arrebatadora história de amor – que de certo modo espelha os seus sentimentos mais íntimos. Yannis descobre o manuscrito – de autoria de um homem chamado Matthaiou – na cave da casa do pai, que contudo alega desconhecer o autor. O facto torna-se ainda mais perturbante quando o pai de Yannis dá a entender que fez uso da sua notoriedade no meio literário grego para impedir a publicação do dito romance. Porquê? Considerava o estilo anárquico do jovem escritor uma afronta ao cânone literário grego. Estranhamente também a mãe de Yannis reage com evidente inquietação ao nome de Matthaiou, recusando-se a falar do assunto.
A busca de Yannis pelo enigmático escritor leva-o de Atenas a Barcelona, Florença e Berlim. À medida que avança, Bar Flaubert torna-se numa leitura de suspense de cortar a respiração e um mito contemporâneo de descoberta – da Europa, do poder da narrativa e, mais importante que tudo, da necessidade de cada um encontrar o seu próprio caminho.
Richard Zimler

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Juliana - Condessa Stroganoff - José Norton [Opinião]


Título: Juliana - Condessa Stroganoff 
Autor: José Norton
Editora: Livros d’Hoje
N.º Páginas: 440+12
Preço: 15,50 €
ISBN: 978-972-20-4794-4
1ª Edição: Abril de 2011

Sinopse:
Forçada a exilar-se em 1808, Juliana de Almeida Oeynhausen, a terceira filha da marquesa de Alorna, parecia condenada às agruras da emigração e à tristeza de um casamento infeliz. Contudo, dotada de um espírito vivo e inconformista, conseguiu libertar-se de constrangimentos sociais e familiares, vencer a adversidade e conquistar a sua independência e felicidade. As suas qualidades de mulher ilustrada e cosmopolita, foram conhecidas e apreciadas por grandes figuras da Europa de então com quem teve a oportunidade de privar: a rainha Vitória de Inglaterra, o imperador da Alemanha, e os czares Nicolau i e Alexandre ii da Rússia. A surpreendente e colorida história da sua vida, que uma investigação profunda e exaustiva permitiu trazer agora a público, foi esquecida e deturpada nos alvores do século xx e, desde então, a sua memória tem sido injustamente enxovalhada. Porém, como disse um diplomata português seu contemporâneo «não se pode fazer mais honra do que ela fez sempre ao nome português». Deixou abundantes provas disso mesmo em São Petersburgo, na Rússia, onde viveu os últimos anos da sua vida, como condessa Stroganoff.


A minha opinião:

Filha de uma poetisa e bisneta dos marqueses de Távora do lado materno, e filha do conto de Oeymhausen, militar alemão ao serviço de Portugal por parte do pai, Juliana tornou-se numa mulher muito interessante, embora esquecida pela nossa História.
Juliana teve uma vida marcadamente infeliz. Ora por ter casado sem amor, com um homem muito mais velho que ela, ora por ter vivido num tempo muito conturbado da História nacional.
Apesar de ser uma das jovens mais vistosas de Lisboa, Juliana teve mesmo de casar com Aires de Saldanha, conde de Ega e partir para Espanha onde este seria embaixador. Longe da família (a mãe encontrava-se em Londres e as irmãs em Portugal) Juliana sempre se sentiu só.
É através de cartas que ela envia à família que José Norton se documentou para fazer esta excelente biografia. Amante da cultura, Juliana foi uma mulher à frente do seu tempo, fazendo que mais gostava: ler e aprender. Não ligava muito a críticas vindas de fora e foi levando a sua vida mais ou menos como quis. Apesar de presa a um homem muito mais velha e ter apenas como companhia inicial as enteadas, Juliana foi adquirindo conhecimentos ao longo da sua vida, até que se apaixona por um barão russo: Grigory Stroganoff.
É aqui que a vida dela muda um pouco, pelo menos no campo amoroso, já que as saudades do seu país e das suas irmãs e mãe continuam presentes.
Porém as invasões francesas fazem com que regresse a Portugal juntamente com o marido. No entanto, as estreitas relações que ambos tinham com os franceses votaram-nos ao exílio para não morrerem nas mãos de uma população furiosa. Mais uma vez vê-se longe da família.
É com este tipo de vida que leva que Juliana se vai abaixo. Não fosse Stroganoff a dar-lhe o carinho e atenção devidas, Juliana seria ainda mais infeliz. Mas como num conto de fadas eles acabam por se juntar no final e vivem um grande amor.
“É a História que me empurra a escrever” diz José Norton e, felizmente para os seus leitores, o autor sabe cativar o leitor para as suas obras.
Muito bem documentado e situado em relação à época em que viveu Juliana, esta é uma obra que qualquer apaixonado por literatura deve ler.