sexta-feira, 27 de novembro de 2009

" O Símbolo Perdido" edição autografada em leilão no site da Bertrand





O site da Bertrand, www.bertrand.pt, vai ter disponível um leilão do último livro de Dan Brown, "O Símbolo Perdido", podendo ser um dos sortudos e ganhar um dos cinco exemplares autografados pelo autor. Uma oferta única para a época que se avizinha, podendo assim surpreender alguém especial.
O leilão estará activo até às 18 horas, o preço de licitação é o preço do livro, 25,45 €.

A partir de 4 de Dezembro... Planeta edita 4.º volume das Crónicas Vampíricas, agora em série televisiva, na RTP 1

Bonnie, a grande amiga de Elena, começa a vê-la em sonhos, a esta transmite-lhe uma mensagem aterradora: uma nova ameaça paira sobre Fell's Church... Elena precisa de Stefan para ajudá-la a combater o Mal. Mas ele não regressará sozinho: o seu irmão Damon virá com ele. São ambos capazes de esquecer a sua inimizade e colaborar para vencer este poderoso adversário? Mais do que isso, aceitarão a escolha de Elena?

Sobre a autora:
Lisa Jane Smith, cujas obras são uma combinação do género paranormal, ficção científica, fantasia e romance, obteve o reconhecimento do público com a série Crónicas Vampíricas, cujo primeiro volume é Despertar.
Publicado nos anos de 1990 e convertido numa referência da literatura juvenil, retoma o clássico tema da luta entre Luz e Sombra, dos seus adorados C.S. Lewis e J.R.R.Tolkien.
Segundo palavras da autora, "queria escrever livros como os deles, onde o Bem enfrenta o Mal e vence. Queria ser Frodo, morto de medo em Mordor, consciente de que o Mal que enfrenta é muito maior e mais poderoso do que ele, e ainda assim é capaz de reunir a coragem necessária para tentar e chegar a ser um herói. Queria transmitir aos jovens que não devem renunciar à esperança."

A série televisiva baseada na saga das Crónicas Vampíricas, já um sucesso nos EUA, chega agora a Portugal. Aos sábados, na RTP1.

Página da autora:
http://www.ljanesmith.net

Novidades Saída de Emergência

Título: Poe, Uma vida abreviada
Autor:
Peter Ackroyd
Chancela: Camões & Companhia / 2009
Formato: Capa dura
Dimensões: 14.8 x 21
Núm. páginas: 184


Sinopse: Poe foi um escritor extraordinário e, em Peter Ackroyd, terá encontrado o seu biógrafo ideal. Considerado um génio, o precursor da fantasia moderna, e acreditado com a invenção do drama psicológico, da ficção científica e das histórias policiais, Edgar Allan Poe teve uma vida tão dramática e trágica como os seus próprios contos. A vida de Poe foi dominada por mulheres à beira da morte: a sua mãe morreu de tuberculose quando ele tinha apenas dois anos, a mãe adoptiva quando ele tinha vinte, e a esposa, Virginia, morreu igualmente da mesma doença que a sua mãe. Tal como Ackroyd demonstra brilhantemente, foram estas mor-tes que, associadas à infância miserável de Poe, levaram à concepção de contos tão obscuros e estarrecedores como A Queda da Casa de Usher e Berenice, embora tenha sido com a publicação de O Corvo que o escritor alcançou finalmente o grau de reconhecimento por ele tão ambicionado. Contudo, o sucesso não foi suficiente para salvá-lo de si mesmo, tendo morrido com a idade de quarenta anos. Os seus últimos dias são tão misteriosos como grande parte dos seus escritos. Poe foi um escritor extraordinário, e em Peter Ackroyd, terá encontrado o seu biógrafo ideal.

Título: Os Generais
Autor:
Simon Scarrow

Chancela: Saida de Emergência / 2009
Formato:
Capa mole

Dimensões: 16 x 23
Núm. páginas: 544
Géneros:
Romance Histórico

Sinopse:
Nunca a vida de Napoleão e Wellington foi tão emocionante. Um romance intenso, magistralmente pesquisado - um romance histórico que vai ficar para a História. Napoleão Bonaparte e Duque de Wellington. Dois gigantes da História e um mundo pequeno demais para os abarcar. Corre o ano de 1796 e tanto Arthur Wellesley (mais tarde conhecido por Duque de Wellington), como Bonaparte estão a deixar a sua marca como homens de reconhecido génio militar. Comandante do 33º Regimento de Infantaria, Wellesley é enviado para a Índia, onde as suas habilidades e coragem impressionam grandemente os seus superiores.
No papel de comandante do Exército de Itália, Napoleão Bonaparte trava batalhas com sucesso e alcança uma rápida evolução política. Em 1804 proclama-se Imperador de França e ambiciona conquistar toda a Europa. Chegou o tempo para o futuro Duque de Wellington enfrentar Napoleão num combate épico que abalará o mundo e ficará registado para sempre na História.

Pack O Mar de Ferro + Aprendiz de Assassino
Autores: George R. R. Martin e Robin Hobb
Chancela: Saida de Emergência / 2009

Formato: Capa mole
Dimensões: 16 x 23
Núm. páginas: 736
Géneros: Fantasia; Colecção Bang!

George R. R. Martin oferece-lhe o 1º volume de uma saga que você nunca mais irá esquecer... Sempre que George R. R. Martin lança um novo livro, conquista mais leitores, toma de assalto os tops e deixa a crítica rendida. Pois esta é uma oportunidade que os fãs não podem perder: o 8º volume da melhor série de fantasia dos últimos anos traz de oferta do 1º volume da melhor série de fantasia dos próximos anos! Aproveite!


Título: Chamem a Polícia
Autor: E. Robert L. Berger e Irvin D. Yalom
Chancela: Camões & Companhia / 2009

Formato: Capa mole
Dimensões: 13 x 19
Núm. páginas: 80
Géneros: Literatura Contemporânea

Sinopse:
Yalom, o autor do bestseller "Quando Nietzche Chorou" está de volta. O regresso de Yalom é desta vez a quatro mãos. O autor leva-nos agora numa viagem às memórias de um seu ex-colega universitário. Num reencontro de ex-alunos, é abordado por um cirurgião que se queixa de passar noites em claro e sofrer de suores frios e sintomas de depressão. Como pano de fundo do seu desespero está um terrível episódio que viveu nos tempos do Holocausto e se repete vezes sem conta na sua memória. Um episódio de extrema insegurança e de um sentimento de total impotência perante a justiça, que nos daria vontade de gritar: "Chamem a Polícia!". Num tempo em que as autoridades que deviam manter a justiça e a ordem eram, na verdade, as causadoras das atrocidades raciais e de abuso de poder que marcaram gerações até aos nossos dias.


Título: Aliança das Trevas
Autor: Anne Bishop
Chancela: Saida de Emergência / 2009

Formato: Capa mole
Dimensões: 16 x 23
Núm. páginas: 336
Géneros: Fantasia; Colecção Bang!

Sinopse:
Depois da Trilogia das Jóias Negras, Anne Bishop regressa com mais um romance que tem lugar no seu universo empolgante e apaixonante. Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões.

A ex-rainha Bhak é agora apenas Cassidy, uma habitante de Dharo que perdeu o seu privilégio após a sua corte ter preferido servir a deslumbrante e bem relacionada Kermilla. Numa terra dizimada pelo seu passado - em tempos governada por rainhas corruptas que foram banidas após uma vaga de destruição e violência - o Principe Senhor da Guerra Theran Grayhaven, procura uma parceira para o ajudar a restaurar a sua terra e a sua linhagem. O seu povo vive sem líder e sem esperança e precisa de uma rainha que se recorde do código de honra e dos costumes antigos. Com a ajuda de Saetan - Senhor do Inferno - Theran descobre Cassidy, que parece ser a mulher ideal. Tudo parece bem até que o casal se depara com as suas incompatibilidades e Cassidy conhece um misterioso servente que apela ao seu coração. Será Cassidy forte o suficiente para convencer um povo amargurado a servir novamente uma rainha?

Título: A Águia do Império
Autor: Simon Scarrow
Chancela: Saida de Emergência / 2009
Formato: Capa mole
Dimensões: 16 x 23
Núm. páginas: 304
Géneros: Romance Histórico

Sinopse:
Primeiro volume da série da Águia. Afastado de Roma devido a uma conspiração que envolve o próprio Imperador, o jovem Quintus Cato, amante das letras e da vida no palácio, chega à Germânia para se inscrever como recruta na Segunda Legião, a mais temida e afamada dos exércitos de Roma.E se a adaptação aos rigores da vida militar já se revela terrivelmente difícil, o jovem ainda tem de enfrentar o desprezo dos camaradas quando descobrem que, graças aos contactos que tem em Roma, Cato vai receber um posto superior ao deles: o de lugar-tenente de Macro, o mais experiente e destemido de todos os centuriões. Para recuperar o respeito dos camaradas, Cato vai ter de provar a sua coragem contra as sanguinárias tribos germânicas. E se sobreviver, o pior ainda está para vir: a Segunda Legião vai ser enviada para uma terra de barbaridade sem paralelo, a nebulosa e distante Britânia. E ele e Macro, escolhidos para uma missão secreta repleta de intrigas, que ameaçam não só as suas vidas, mas também o futuro do Império.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Edições Tinta-da-China lança Moderno Tropical - Arquitectura em Angola e Moçambique, 1948-1975

Título: Moderno Tropical - Arquitectura em Angola e Moçambique, 1948-1975
Autoras: Ana Magalhães Inês Gonçalves
PVP: 39.9 euros

O trabalho de investigação e de fotografia de uma arquitecta e uma fotógrafa mostram-nos a melhor arquitectura moderna portuguesa, que teve entre os principais cenários cidades como Luanda, Maputo, Lobito e Beira.

No território africano sob domínio colonial português, menos sujeito à pressão dos cânones culturais do Estado Novo e ao mesmo tempo com mais necessidades de construção urbana, houve espaço para que os arquitectos portugueses pudessem explorar livremente o Movimento Moderno.
A expressão desta arquitectura em África, nos anos 50 e 60, traduziu não só os ensinamentos da Carta de Atenas, de Le Corbusier, mas também as formas modernas desenvolvidas no Brasil. É há procura desse denominador comum - tropical – que Ana Magalhães parte com Inês Gonçalves numa viagem a Luanda, Lobito, Maputo e Beira, onde fazem um levantamento fotográfico dos edifícios aqui tratados.
Entre texto de investigação e imagens, ficamos a conhecer o belíssimo trabalho de oito arquitectos portugueses, que no contexto colonial africano puderam aproximar-se da vanguarda da arquitectura moderna.

Fúria Divina de José Rodrigues dos Santos para jornalistas italianos

Um grupo de jornalistas italianos desloca-se este fim-de-semana aos Açores para conhecer o cenário da acção de Fúria Divina.

O mais recente romance de José Rodrigues dos Santos foi publicado em simultâneo em Portugal pela Gradiva e em Itália pela Cavallo di Ferro, em ambos os casos apresentado pelo ex-operacional da Al-Qaeda, Abdullah Yusuf.
A obra que explica os fundamentos teológicos do terrorismo islâmico suscitou grande interesse em Itália, pelo que seis jornalistas italianos, numa iniciativa conjunta envolvendo a Secretaria Regional da Economia, o autor e a editora italiana, irão este fim-de-semana visitar os Açores para falar com José Rodrigues dos Santos e conhecer a ilha de São Miguel, onde decorrem algumas cenas do romance, designadamente as Sete Cidades e as Furnas.
A encabeçar o grupo da imprensa italiana estará a RAI. A televisão pública de Itália que enviará aos Açores o conhecido apresentador do Tg1, o telejornal da tarde da RAI, Paolo di Giannantonio, que chegará esta quinta-feira a Ponta Delgada e regressará a Roma no sábado.
O grupo inclui ainda enviados de alguns dos principais jornais e revistas de Itália, designadamente Il Messaggero di Roma, Il Libero, Il Sole 24 Ore, Geo e Metro. Estes jornalistas chegarão a Ponta Delgada este sábado e regressarão a Itália na segunda-feira.

Em apenas um mês, em Portugal, Fúria Divina já se encontra em sétima edição num total de 110 mil exemplares.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Porto Editora lança novos livros da colecção Oficina dos Sonhos

Colecção Oficina dos Sonhos continua a apostar em clássicos da literatura e contos de autores portugueses como incentivos à leitura dos mais novos.

Chegam às livrarias os mais recentes títulos da colecção Oficina dos Sonhos, da Porto Editora: O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros contos de Natal, de Manuel António Pina, e Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de selecção, adaptação e reconto de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete, prometem momentos mágicos de leitura no Natal que se aproxima.
Título: O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros contos de Natal Autor: Manuel António Pina
Nº Págs.: 36
PVP: 9,90€

Manuel António Pina – um dos melhores poetas portugueses contemporâneos, cronista e voz da nossa
literatura infantil – propõe-nos O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros contos de Natal, um novo livro para crianças, constituído por três contos de temática natalícia. Como sempre acontece na escrita deste autor, a inventividade narrativa, a ironia e o humor, sem deixarem de recorrer à matriz bíblica, jogam com os mitos, desconstroem-nos e humanizam-nos sem rasurarem a magia que lhes é própria. E, assim, propõe aos mais novos e ao público adulto histórias que interpelam, fazem pensar e – não menos importante – emocionam. As ilustrações de Inês do Carmo constituem o complemento ideal destas breves ficções.

Título: Contos e Lendas de Portugal e do Mundo
Selecção: João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete
Nº Págs.: 64
PVP: 14,50€

Num registo diferente, as histórias tradicionais dão a conhecer,
quase sempre, não só a unidade que existe no ser humano mas também a diversidade neste mundo onde vivemos. Contos e Lendas de Portugal e do Mundo pretende levantar um pouco o véu que cobre esta riqueza humana e literária e por isso dá a ler aos mais novos, com surpreendentes ilustrações de Fátima Afonso, uma mão-cheia de contos e lendas tradicionais do nosso país e de outras regiões do Mundo – Angola, Moçambique, Timor, Espanha, França, Alemanha –, a que se juntam histórias do povo cigano e até do mundo árabe. Histórias de encantar e outras para fazer rir, para emocionar e transmitir ensinamentos, seleccionadas e recontadas por João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete.

Os Autores
José Pedro Mésseder (pseudónimo de José António Gomes) é professor de Literatura no Instituto Politécnico do Porto e tem trabalhado no âmbito da formação de professores. Fez uma tese de mestrado na Universidade Nova de Lisboa que viria a publicar sob o título de A Poesia na Literatura para a Infância. Colabora em várias publicações como crítico de literatura infanto-juvenil e dirige a Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Colaborou em várias obras colectivas ligadas à literatura infanto-juvenil e coordena a colecção Oficina dos Sonhos da Porto Editora.

Isabel Ramalhete nasceu no Porto onde se licenciou em Filologia Germânica. Professora de Inglês e Português, traduziu, do galego, do inglês, do espanhol e do alemão, cerca de quatro dezenas de obras.
Especializou-se em bibliotecas escolares, coordenando, há vários anos, bibliotecas de escolas do Porto. Co-organizou antologias e publicou, para crianças, os livros A Cabeça da Luz e Tubarões, Crocodilos e Cavalos-Marinhos.

Nascido no Sabugal, em 1943, Manuel António Pina licenciou-se em Direito na Universidade de
Coimbra. Entre 1971 e 2001 foi jornalista do Jornal de Notícias, onde exerceu os cargos de editor e chefe de redacção. Colaborou com diversos outros meios de comunicação, sendo actualmente colunista da revista Visão. Tem uma vasta obra literária que engloba poesia, ensaio, literatura infantil, ficção e peças de teatro, tendo já sido traduzido para diversas línguas. Recebeu vários prémios, tanto nacionais como internacionais, nomeadamente o Prémio da Crítica pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, em 2002, atribuído à globalidade da sua obra poética.

Inês do Carmo nasceu em Lisboa em 1968. Licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e frequentou o Curso de Ilustração Científica do Ar.Co. Em 1993, fundou um atelier de design e ilustração onde trabalhou dez anos. Ilustrou o seu primeiro livro em 2002 e, desde então, tem colaborado com diversas editoras com cerca de vinte publicações – seis delas integrando o Plano Nacional de Leitura.

Fátima Afonso nasceu em Torres Novas em 1962. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e é professora de Artes Visuais. Participou em várias exposições de Pintura, Desenho e, mais recentemente, Ilustração. Dedica-se à Ilustração de Literatura Infantil desde 2002.

O Símbolo Perdido Descodificado de Simon Cox já está na 3.ª Edição, 30 mil exemplares, 7 Dias

Autor de Código Da Vinci Descodificado e Anjos e Demónios Descodificado

Face aos inúmeros pedidos de livreiros e das grandes superfícies comerciais, O Símbolo Perdido Descodificado, de Simon Cox, acaba de esgotar a sua 3.ª edição em apenas sete dias.
Este livro é o guia essencial para o romance de Dan Brown, dando importantes informações e lançando uma nova luz sobre muitos mistérios que envolvem a Maçonaria e os seus vários grupos.
Brevemente estará nas bancas a 4.ª edição.

Francisco José Viegas vai estar no Porto

O autor Francisco José Viegas estará, na próxima sexta-feira, 27 de Novembro, na cidade do Porto para apresentar o seu mais recente romance, O Mar em Casablanca. A partir das 18h30, no El Corte Inglés de Gaia, o escritor e jornalista explicará as novas aventuras do inspector Jaime Ramos, o carismático inspector da Polícia Judiciária que protagoniza os últimos oito livros de Francisco José Viegas.

O Mar em Casablanca é uma história sobre o tempo que regressa para se vingar e sobre os portugueses que viajam pelo mundo em segredo para se esconderem de si próprios. Crónica de uma melancolia e de uma perdição, a obra retoma o modelo das histórias policiais para nos inquietar com uma das personagens mais emblemáticas do romance português de hoje.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novidades Civilização

Título: Frágil
Autor: Jodi Picoult
Título Original: Handle with care
Tradução: Ana Figueira
Páginas: 498 pp
Tema: Romance
Colecção: Literatura
P.V.P.: 16,50€

Sinopse:
Tudo pode quebrar. Mas algumas coisas doem mais do que outras.
Willow, a linda, muito desejada e adorada filha de Charlotte O’Keefe, nasceu com osteogénese imperfeita – uma forma grave de fragilidade óssea. Se escorregar e cair pode partir as duas pernas, e passar seis meses enfiada num colete de gesso. Depois de vários anos a tratar de Willow, a família enfrenta graves problemas financeiros. É então que é sugerida a Charlotte uma solução. Ela pode processar a obstetra por negligência – por não ter diagnosticado a doença de Willow numa fase inicial da gravidez, quando ainda fosse possível abortar. A indemnização poderia assegurar o futuro de Willow. Mas isso implica que Charlotte tem de processar a sua melhor amiga. E declarar perante o tribunal que preferia que Willow não tivesse nascido...

Autora com mais de 80 000 livros vendidos em Portugal.
Mais de 3 milhões de livros vendidos em 25 países.
Autora vencedora do New England Bookseller Award for Fiction e do Romance
Writers of America Award para “Best Mainstream Fiction Novel.”
Os seus livros estão traduzidos em 34 línguas em 35 países.

Sobre a autora
Jodi Picoult é licenciada em Escrita Criativa pela Universidade de Princeton e tem um mestrado em Educação da Universidade de Harvard. Galardoada com o New England Book Award em 2003 pela totalidade da sua obra, é autora de catorze romances, todos bestsellers. Vive em New Hampshire com o marido e os três filhos.
Site oficial da autora: http://www.jodipicoult.com

Título: O Declínio do Império Whiting
Autor: Richard Russo
Título Original: Empire Falls
Tradução: Helena Lopes
Páginas: 560 pp.
Tema: Romance
Colecção: Literatura
P.V.P.: 17,50€

Sinopse:
A família Whiting vendeu as suas fábricas de têxteis a uma multinacional. Os homens desta família, cuja história se confunde com a da própria cidade, casam-se, invariavelmente, com mulheres que tornam a sua vida num suplício. C. B. Whiting não foi excepção. É a sua mulher, Francine, a última matriarca Whiting, quem dirige com mão de ferro o destino desta cidade em decadência. Tudo gira à volta do restaurante Empire Grill, com vista para a avenida que conduz às fábricas agora abandonadas. Miles Roby, um homem simpático e divertido, mas não muito bem-sucedido, gere este restaurante na esperança de que um dia venha a ser seu. A mulher trocou-o pelo seu pior cliente, ele vive preocupado com a filha adolescente, que adora, e com o irmão, e o seu incorrigível pai vive às custas de toda a gente. E como se isto não bastasse, a polícia está de olho
em Miles, bem como Mrs. Whiting, que lhe vai tecendo o destino.
Este é um romance magnífico de um exímio contador de histórias, marcado tanto pela veia humorística como por uma visão extremamente humana do Homem nas suas mais diversas imperfeições e fraquezas. À medida que nos conduz de forma inexorável a um clímax chocante e a um final de arrepiar, Richard Russo surpreende-nos a todo o momento com personagens que nos apanham desprevenidos e nos desarmam, num enredo tão tortuoso como o próprio rio Knox.

O livro ganhou o Prémio Pulitzer
Trata-se do segundo livro de Richard Russo publicado pela Civilização após
a publicação de A Ponte dos Suspiros
A mini-série Empire Falls, baseada no livro, ganhou muitos prémios,
incluindo o Globo de Ouro de melhor actor para Paul Newman.

Sobre o autor
Richard Russo nasceu em Johnstown, Nova Iorque, em 1949, mas vive actualmente no Maine com a mulher e as filhas. Reconhecido internacionalmente pelo conjunto da sua obra, Russo tem sido agraciado com alguns dos mais importantes prémios literários, dos quais se destaca o Prémio Pulitzer.

Título: Concepção, gravidez e parto
Autor: Miriam Stoppard

Título Original: Conception, pregnancy and birth
Tradutor: Sandra Monteiro
Páginas: 376 pp.
Colecção: Puericultura
Tema: Gravidez e parto
Público-alvo: Mães e futuras mães
P.V.P.: 32,99 €

Um livro essencial para todas as grávidas, que proporciona conselhos actualizados sobre fertilidade, cuidados pré-natais, diagnósticos, opções de parto e cuidados do recém-nascido acompanhados de apoio prático e avalizado ao longo de todas as etapas da gravidez.

Título: Ciência do Corpo Humano
Autor: James Cracknell

Título Original: Body Science
Tradutor: Cristina Barros
Páginas: 96 pp.
Colecção: Corpo Humano
Tema: Ciência
Público-alvo: Crianças / Adolescentes
P.V.P: 10,99 €

Os teus ossos, células e cérebro funcionam devido a uma ciência incrível. Da fricção e gravidade à energia e matéria, o teu corpo é uma sofisticada máquina de andar, falar, viver e respirar. Queres saber como funciona?
Ciência do Corpo Humano explica-te as forças fantásticas que fazem do corpo humano uma espectacular fábrica biológica, física e química.

Título: 365 piadas e outras coisas engraçadas!
Autor: Luísa Ducla Soares et al.

Título Original: 350 Blagues Vachement Drôles
Ilustrador: Vários
Tradutor: Carlos Coelho de Oliveira
Páginas: 366 pp.
Tema: Entretenimento
Colecção: Álbuns de Encantar
Público-alvo: Infantil
P.V.P.: 11,99€

Este livro, perfeito para a mesa-de-cabeceira ou para a secretária, proporcionará a todos, crianças e adultos, muitos momentos animados para cada dia do ano…
Contém histórias engraçadas, anedotas, adivinhas e trava-línguas que vão fazer rir toda a gente, durante todo o ano… A escritora Luísa Ducla Soares contribuiu com 100 anedotas,
adivinhas, charadas e trava-línguas engraçados e espirituosos.

Título: 17 contos de Natal
Autor: Vários
Título Original: 17 Contes de Noël
Ilustrador: François Ruyer
Tradutor: Guilherme Gouveia
Páginas: 116 pp.
Tema: Natal
Público-alvo: Infantil
Colecção: Álbuns de Encantar
PV.P.: 10,99 €

A magia e o mistério que envolve a época natalícia estão maravilhosamente gravados nas palavras e nas ilustrações deste livro de histórias. As crianças poderão seguir o Pai Natal e viver momentos repletos de magia e emoção.

Novidades Esfera dos Livros

Título: Se as jóias falassem
Autor: Eduardo Alves Marques
Colecção: História Divulgativa
P.V.P: 26 €
ISBN: 978-989-626-189-4
Páginas: 280 + 52 extratextos
Formato: 16 X 23,5 / Cartonado

Sinopse:

No seu casamento D. Estefânia usou um diadema de quatro mil diamantes oferecido pelo marido, uma jóia imponente cujo peso a fez sangrar da cabeça em plena igreja. Do Brasil D. Maria II trouxe magníficas pedras preciosas que espantavam as damas da corte. Já D. Maria Pia chegou a Portugal com um dote de que faziam parte mais de 68 jóias, mas a rainha era uma apaixonada pela joalharia e, desde cedo, começou a encomendar as suas jóias aos melhores joalheiros portugueses e estrangeiros, sem olhar a custos. Mais contida, D. Amélia tem como peça de eleição o diadema D Luís, uma jóia de 800 diamantes montada sobre ouro e prata, oferecida pelo sogro e que fazia questão de usar nas cerimónias oficias de aparato.
São estas e outras histórias sobre as jóias reais e as rainhas que as usaram que Eduardo Alves Marques recupera do esquecimento. Este livro, baseado numa investigação cuidada e exaustiva, e com uma preciosa colecção de imagens, conta-nos episódios marcantes da História de Portugal através das peças de joalharia que, em silêncio, mas perante o olhar de todos estiveram presentes em grandes cerimónias de Estado.
Nestas páginas vai encontrar estórias e curiosidades, lendas e factos sobre braceletes, colares, pulseiras, diademas e outros objectos que ganham uma nova vida nesta original obra.

Eduardo Alves Marques nasceu a 7 de Dezembro de 1975 em Montargil. Licenciado em Arquitectura, desde cedo se dedicou à investigação do gosto e da vivência da Casa Real. Após 10 anos de trabalho no estrangeiro, regressa a Portugal com o intuito de reunir os vários elementos que tinha coligido ao longo de anos de investigação, resultando parte dessa colecta no livro que agora se apresenta.

Título: História de Portugal
Autor: Rui Ramos
Colecção: História
P.V.P: 39 €
ISBN: 978-989-626-139-9
Páginas: 976 + 52 extratextos

Sinopse:

Rui Ramos, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Monteiro, professores universitários da nova geração de historiadores apresentam a História de Portugal num só volume, da Idade Média ao século XXI.
Numa narrativa clara e rigorosa os autores abordam os nove séculos da nossa história através das suas dimensões política, económica, social e cultural, dando uma visão integrada de cada época e momento histórico, colocando, ao mesmo tempo, a História de Portugal no contexto da História da Europa e do mundo.
Com ilustrações a cores, mapas, cronologias e lista de governantes trata-se sem dúvida de uma obra de referência fundamental para compreender o passado e o presente num momento de grandes decisões e escolhas para o futuro de Portugal.

Rui Ramos é Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde ensina nos cursos de Mestrado em Política Comparada e de Doutoramento em Ciência Política, e Professor convidado na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford, é autor de vários livros.
Bernardo Vasconcelos e Sousa é Professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tem leccionado no âmbito da Licenciatura e do Mestrado em História Medieval e de cujo Instituto de Estudos Medievais foi Presidente. Tem várias obras editadas.
Nuno Gonçalo Monteiro é InvestigadorCoordenadordo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor convidado do ISCTE (Lisboa). Doutorado em História Moderna pela F.C.S.H/Universidade Nova de Lisboa e agregado em História pelo ISCTE, realizou conferências e comunicações em vários países, tendo sido professor visitante em universidades espanholas, francesas e brasileiras. Tem várias públicações editadas.


Título: Amantes dos reis de França
Autor: Ana Cristina Pereira e Joana Troni
Colecção: História Divulgativa
P.V.P: 24 €
ISBN: 978-989-626-188-7
Páginas: 333 + 24 extratextos

Sinopse:

Na História de França o sexo e a sedução foram meios muitas vezes utilizados para atingir o poder. Se é verdade que sempre houve amantes dos reis, só a partir da dinastia de Valois, com Francisco I, as amantes começam a ganhar papel de destaque e a rivalizar com a figura da rainha legítima. Basta referir Diane de Poitiers que esteve sempre presente nos actos públicos da família régia.
Foi com a dinastia de Bourbon que a figura da amante se institucionalizou e ganhou todo o seu esplendor. Henrique IV teve 14 amantes e 11 filhos ilegítimos. A sensual e inteligente Madame de Montespan era tratada como a verdadeira «Rainha de França». O seu neto, Luís XV, perdeu-se de amor pelas irmãs Mailly, mas a sua mais célebre amante foi Madame Pompadour, uma das mulheres mais bonitas de Paris, sendo seguida por Madame du Barry, prostituta que se tornou a favorita oficial da corte de Versalhes, que acabou na guilhotina aquando da Revolução Francesa.

Ana Cristina Pereira Nascida em Lisboa em 1981, é licenciada em História e Mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado ao estudo da História da Casa Real e Corte e à História das mulheres em Portugal nos séculos XVII e XVIII, participando em vários congressos nacionais e internacionais. Publicou em 2008, Princesas e Infantas de Portugal (1640-1736), com a chancela das Edições Colibri.
Joana Troni nasceu em Lisboa e é doutoranda da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou recentemente a sua tese de mestrado Catarina de Bragança (1638-1705), Lisboa, Colibri, 2008.

Título: Salmos
Autor: José António Pagola
Colecção: Religião
P.V.P: 18 €
ISBN: 978-989-626-194-8
Páginas: 248

Sinopse:

Quer falar com Deus, mas não sabe como? Há alturas em que nos apetece confrontá-Lo com a nossa dor e sofrimento ou simplesmente dar-Lhe graças pelas alegrias da nossa vida, partilhar momentos de esperança e coragem, situações que estamos a viver e falar-Lhe das dúvidas e desilusões com que nos confrontamos.
Com a força e a sinceridade própria dos salmos, este livro vai ajudá-lo a rezar a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Organizada por situações e sentimentos concretos que vivemos no nosso dia-a-dia, esta obra apresenta-nos 150 salmos que espelham os sentimentos do coração – a doença, a esperança, o perdão, a confiança, etc.
Porque é fundamental partilhar com Deus os momentos mais importantes da nossa vida, esta obra faz uma selecção dos principais salmos e de invocações e súplicas retiradas dos salmos e evangelhos. Frases breves que, em poucas palavras, dizem muito. O autor José Antonio Pagola desafia-o: reze devagar, sem pressas e saboreie cada palavra. Reze com o coração.

José Antonio Pagola é sacerdotee e tem dedicado a sua vida aos estudos bíblicos, nomeadamente à investigação sobre o Jesus histórico. Nascido em 1937, é licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1962), licenciado em Sagradas Escrituras pelo Instituto Bíblico de Roma (1965), e diplomado em Ciências Bíblicas pela École Biblique de Jerusalém (1966).


Título: Receber com estilo
Autor: Joana Mayer
Colecção: Manuais e Guias
P.V.P: 28 €
ISBN: 978-989-626-187-0
Páginas: 168 Ilustrado

Sinopse:

Ao ar livre, à volta da lareira, num jantar informal, num chá entre amigas ou numa ocasião mais festiva como o Natal, o gosto de receber os seus convidados passa por vários detalhes que envolvem algum empenho, muita organização e principalmente imaginação.
Joana Mayer apresenta-lhe cerca de 80 receitas práticas, fáceis de confeccionar e requintadas que vão impressionar os seus amigos e familiares. Sopa de lavagante, pernil com risotto de legumes, pregado com ervas aromáticas ou mousse de chocolate branco são alguns dos pratos que Joana Mayer lhe ensina a preparar. Neste livro encontra ainda conselhos e dicas úteis para receber com estilo os seus convidados.
Escolher a ementa ideal, criar um ambiente acolhedor, saber colocar uma mesa ou escolher um bom vinho são passos fundamentais para que você e os seus amigos desfrutem de momentos inesquecíveis à mesa.
O gosto de Joana Mayer pela gastronomia relevou-se desde cedo. Herdeira de antigas receitas de família e dotada de uma enorme curiosidade pela arte de receber à mesa, Joana Mayer aprendeu a recriar com mestria sabores, texturas e aromas numa cozinha simples, baseada na qualidade dos produtos confeccionados, mas com uma alma que a torna muito especial.

Joana Mayer realizou cursos em França, Espanha e Itália e, juntamente com a sua mãe que lhe transmitiu o gosto pela arte de receber, serviu chefes de Estado e personalidades como a rainha Isabel II de Inglaterra; Sua Santidade, o Papa João Paulo II; Ronald Reagan ou George Bush.


Título:1558-2009 Michael Jackson
Autor: J. Randy Taraborrelli
Colecção: Fora de colecção
P.V.P: 35 €
ISBN: 978-989-626-192-4
Páginas: 656 + 32 extratextos

Sinopse:

Já tanto se escreveu sobre a vida e a carreira de Michael Jackson que é quase impossível separar o homem do mito. Fruto de uma pesquisa de mais de 30 anos, com entrevistas exclusivas a familiares, amigos e ao próprio artista em diversas ocasiões, o prestigiado jornalista J. Randy Taraborrelli traça um retrato objectivo, verdadeiro e revelador da vida do artista que marcou para sempre o mundo da música.
Da sua infância enquanto criança talentosa, à relação com o pai, das batalhas judiciais e aparições públicas controversas, à sua progressiva transformação física, dos casamentos polémicos às suas grandes paixões e vícios, o autor revela-nos as estórias por trás das luzes do palco enquanto nos faz viajar pelo mundo musical em que o artista cresceu. Dos primeiros passos junto dos seus irmãos, Jackson 5, aos vídeos inovadores e grandes êxitos como Thriller ou Bad. Da voz original aos passos de dança geniais, Michael Jackson, que morreu aos 50 anos de idade, conquistou o seu lugar como rei da pop.
Uma biografia fundamental não só para os grandes fãs do cantor, mas para todos os que gostam de música.

J. Randy Taraborrelli é um respeitado jornalista do mundo do entretenimento e participa em vários programas de televisão. É autor de vários livros entre eles, Sinatra: The Man Behind the Myth, Madonna: An Intimate Biography. É jornalista correspondente para The Times, Paris Match e Daily Mail.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Planeta lança: "Luís de Camões- Sonetos e outros poemas", em edição bilingue, organizada e traduzida por Richard Zenith

Título: Luís de Camões - Sonetos e Outros Poemas
Autor: Richard Zenith, João Fazenda
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 288
Editor: Planeta


Sinopse:
Luís Vaz de Camões viveu a sua vida, cheia de amores e aventura, em três continentes. Possuindo uma capacidade extraordinária de fundir o seu pensamento e as suas vivências em versos cristalinos e apaixonados, o poeta revela o seu drama pessoal e a universalidade dos sentimentos. Entre a malícia e a doçura, a melancolia e a esperança, o caos e a harmonia, a angústia e o amor, navegamos na verdade da natureza humana. A nossa alma. Pela sua grandeza e profundidade emocional, a poesia lírica de Camões merece ser lida e cantada em todos os tempos e lugares. Até à eternidade.



Uma selecção cuidada da lírica de um dos maiores poetas portugueses, pela primeira vez em Portugal em edição bilingue, com ilustrações de João Fazenda, e um ensaio original de Richard Zenith sobre a vida e obra de Camões.

Sextante edita "Outras vozes, outros lugares" de Truman Capote‏

A Sextante Editora edita aquele que é o primeiro romance de Truman Capote "Outras vozes, Outros lugares"

Sinopse:
Joel é um rapaz solitário e algo efeminado, que, com treze anos, vai viver com o pai, após a morte da mãe. Este, que o abandonou à nascença, vive numa mansão no meio dos campos do Alabama. Segue-se um painel de encontros que irão mudar para sempre a vida do jovem protagonista.
Outras Vozes, outros lugares é um livro semiautobiográfico e o primeiro romance publicado por Truman Capote

domingo, 22 de novembro de 2009

As Obras-Primas de T. S. Spivet - Reif Larsen [Opinião]

-->
Título: As Obras-Primas de T. S. Spivet
Autor:
Reif Larsen
Título Original: The Selected Words of T. S. Spivet Tradução: Alice Rocha
Páginas:
396
Colecção: Diversos Literatura N.º 46
Preço:
24,90€

Sinopse:
Este romance de estreia, de características invulgares, apresenta-nos Tecumseh Sparrow Spivet, um rapazinho de 12 anos que tenta submeter os enigmas da vida, às configurações de mapas variados, que vai organizando por temas nas paredes do seu quarto. Este cartógrafo genial consegue mesmo colaborar em publicações científicas, sem revelar a sua idade. Um dia é surpreendido por um telefonema anunciando‑lhe a atribuição de um importante prémio. Spivet terá de partir sem que ninguém saiba, numa longa e solitária travessia da América. O livro reproduz os fascinantes desenhos, nota e mapas, do jovem cientista.

A minha opinião
Começando por explorar tudo o que havia na pequena comunidade de Divide, com o seu irmão Layton, desde o caminho-de-ferro até ao rio Big Hole, Spivet é um rapazinho invulgar. Mas invulgar é praticamente toda a sua família. A mãe, cientista, raramente está com os filhos, isolando-se no seu mundo de investigação de pequenos animais. O seu pai vive para o campo, para as plantações. De Layton, seu companheiro de aventuras, pouco se sabe, apenas que morreu jovem, e Gracie, a sua irmã mais velha, que sonha em ser actriz (talvez a mais “normal” e vulgar da família). Quando, com 12 anos, é-lhe transmitido, via telefone, a atribuição de um importante prémio criado por adultos e para adultos, Spivet fica surpreendido. Tudo começara por um envio de uma primeira ilustração ao Smithsonian, tornando-se o total das suas pesquisas num projecto de obra científica inovador. Resta dizer que ninguém da parte do Smithsonian sabia que ele era apenas um jovem com 12 anos. Com o convite começa também a sua aventura para Washington, partindo, sem ninguém saber, para receber o prémio, num comboio de mercadorias. Tão inteligente e tão solitário, T.S. mostra, na maior parte das vezes o seu lado infantil. Exemplo disso é o Happy Meal que pede no McDonald’s e, apesar de estar faminto, a primeira coisa que vê é o brinde. Nesta viagem, descobre também algo que não sabia sobre a sua família. Sem querer, leva consigo para a sua jornada um caderno de apontamentos da sua mãe, a quem chama constantemente de Dr.ª Clair, que incidia sobre a vida de Emma Osterville (bisavó da sua mãe) a primeira mulher a casar-se com um Spivet e também a primeira cientista da família.

Mas nem tudo em Washington corre como o esperado e, no fim, T.S. é salvo pelo pai, que o leva de novo para o seu mundo, mais sossegado e menos competitivo.
Um livro que se lê de um trago e é importante salientar a encadernação assim como as anotações e mapas que T.S. vai fazendo ao longo do seu percurso na história.