sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mágoas da Escola, de Daniel Pennac é o próximo livro da Porto Editora


“Nenhum tratado sobre os problemas da docência, por muitos dados e opiniões autorizadas que contenha, poderá competir com este livro, escrito a partir das próprias entranhas do conflito, a partir dos dramas do adolescente que, à sua maneira, luta para parecer normal.” (Clara Sánchez, El País)

Distinguido com o Prémio Renaudot 2007, traduzido em 24 países, com mais de 800 000 exemplares vendidos em França, Mágoas da Escola oferece-nos um retrato da Escola e da Educação de uma perspectiva surpreendente: a de um mau aluno.
Tem a palavra o mau aluno
Um dos nomes mais importantes da literatura francesa da actualidade aborda os problemas da escola de uma forma inédita.
Daniel Pennac foi um péssimo estudante. Hoje, é um dos nomes mais importantes – e populares – da literatura francesa. O que à partida poderia parecer incongruente, torna-se compreensível através da leitura de Mágoas da Escola, que a Porto Editora se orgulha em publicar. Neste livro, Pennac apresenta-nos a escola sob uma perspectiva surpreendente: a de um mau aluno. É sob esse ponto de vista que o autor analisa os problemas que se vivem nas escolas e na educação, dando à figura do cábula a dignidade e a atenção que merece e, não menos importante, sublinhando a angústia e a dor que inevitavelmente o acompanha – “a dor de não compreender”.
Para além do registo autobiográfico, o que torna este Mágoas da Escola um livro especial é a forma sedutora com que Pennac envolve o leitor, quase como se estivesse a ler um (excelente) romance. Por isso, mas sobretudo pela reflexão que inevitavelmente proporciona, Mágoas da Escola é um livro que todos os pais, educadores, professores, pedagogos, jornalistas, líderes de opinião e responsáveis políticos não podem deixar de ler – e dar a ler.

Sobre o autor
Daniel Pennac nasceu em Casablanca, em 1944, e é hoje considerado um dos mais importantes nomes da Literatura francesa, estando a sua obra traduzida em praticamente todo o mundo − nomeadamente em Portugal, onde o seu livro Como Um Romance obteve um grande sucesso de vendas (mais de 100 000 exemplares).
Mágoas da Escola obteve o prestigiado Prémio Renaudot em 2007, depois de ter estado mais de 50 semanas nos tops de vendas franceses. Traduzido em 24 países, vendeu, só em França, mais de 800 000 exemplares. Em 2008, Daniel Pennac obteve, pelo conjunto da sua obra, o Prémio “Metropolis Bleu”, anteriormente atribuído a escritores como Margaret Atwood, Carlos Fuentes, Paul Auster ou Norman Mailer.

Título: Mágoas da Escola Autor: Daniel Pennac
N.º Págs.: 256 PVP: 15,50 € Preço WOOK.pt: 13,95 €
Pode ver excertos do livro aqui

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Asa cria blogue dedicado a escritores consagrados

Inspirada por um conceito intrinsecamente associado a qualidade e singularidade, a Colecção Vintage tem por objectivo reunir obras literárias excepcionais, da autoria de escritores consagrados.

Podem visitar esta colecção através do endereço http://asavintage.blogs.sapo.pt/

Cidade feita de livros - que paraíso

Uma cidade feita de livros foi o que decidiu elaborar a editora inglesa 4th Estate, pertencente à HarperCollins. "City of Books" é uma animação que surpreende qualquer um que seja amante dos livros como eu. Esta animação foi feita com a intenção de comemorar o 25.º aniversário da editora e mostra uma cidade completamente feita de livros, desde prédios, pessoas, calçadas, animais (cães, pássaros) que foram criados com páginas, palavras e capas de mais de 1000 livros a sério. Cada movimento foi fotografado, num trabalho que demorou cerca de 2 semanas e que envolveu 20 animadores.
“This is where we live”, é a frase que finaliza esta apresentação que mostra uma cidade idílica para quem gosta do mundo dos livros, e passa grande parte do seu tempo livro à volta deles. Podem visionar a apresentação no site http://www.25thestate.com/

Novidade Saída de Emergência - Sangue Fresco - Charlaine Harris

Sangue Fresco é uma série de livros que manteve 7 títulos ao mesmo tempo no Top 20 do New York Times.
Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade.Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças...Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita - porque é - mas acontece que Sookie tem um certo "problema": consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna uma pessoa muito sociável. Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exactamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro.Para além da má reputação, ele relaciona-se com os mais temidos e difamados vampiros e, tal como eles, é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana. Aos poucos, uma nova subcultura dispersa-se um pouco por todos os lados e descobre-se que o próprio sangue dosvampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?

Novidade Quinta Essência - Troca de Identidades - Don & Susie Van Ryn e Newell, Colleen & Whitney Cerak com Mark Tabb

Histórias de Vida

Duas famílias, uma sobrevivente, o fim e o renascer da esperança.

Laura Van Ryn e Whitney Cerak, duas jovens universitárias, foram vítimas de um trágico acidente de viação. Uma foi sepultada sob o nome errado, a outra ficou em estado de coma e a ser tratada por uma família que não era a sua.
Troca de Identidades é uma história sem precedentes de duas famílias traumatizadas, que, ao descreverem a bizarra provação a que foram sujeitas, descobrem o laço que as une enquanto enfrentam a reviravolta de uma vida perdida e de uma vida redescoberta.
Enquanto as famílias tentam lidar da melhor forma com a chocante revelação, Whitney Cerak, a única sobrevivente, luta por um novo começo.
Troca de Identidades tece uma envolvente narrativa de perda, esperança, fé e amor perante uma das mais estranhas ironias do destino que se possa imaginar e celebra as dádivas e os mistérios insondáveis da vida.

«Um caso verdadeiramente chocante e comovente.»
Oprah Winfrey

Autores
A família Van Ryn — Don, Susie, Lisa, Kenny e Mark — vive em Grand Rapids, Michigan. Don e Susie, casados há trinta anos, dedicam cada vez mais do seu tempo a um retiro espiritual juvenil. Lisa pretende seguir a carreira de fisioterapeuta e Kenny reside e trabalha na Califórnia do Sul. Mark casou recentemente e vive na zona de Detroit.
A família Cerak — Newell, Colleen, Carly, Whitney e Sandra Sepulveda — vive no norte do Michigan. Newell é sacerdote da Pastoral Juvenil e Colleen é treinadora e professora de Educação Física. Carly formou-se na Universidade de Taylor e viveu em África durante seis meses, desenvolvendo uma missão para crianças de rua. Sandra está agora de regresso à universidade para concluir a formação em Enfermagem, depois de uma paragem de um ano. Whitney é caloira de Psicologia na Universidade de Taylor.
Mark Tabb é autor e co-autor de vinte livros, incluindo Out of the Whirlwind, finalista do prémio Gold Medallion, em 2004. Colaborou com Stephen Baldwin no bestseller do New York Times, The Unusual Suspect. Vive em Indiana.
Mais informações em www.quintaessencia.com.pt e em http://oficinadolivro.blogs.sapo.pt

terça-feira, 31 de março de 2009

Presença com preços atractivos

A partir de 1 de Abril, o site da Presença vai abrir a época de saldos e colocar livros a preços atractivos. Todas as semanas será lançado o Livro da Semana com descontos variáveis.
Além disso, irá ter promoções com preços que poderão ir até aos 50% de redução. Boa iniciativa para os amantes das letras!

Novidade da Sextante. Novidade: Contos completos I, de John Cheever‏

segunda-feira, 30 de março de 2009

Alguém como tu - novidade Quinta Essência

Três mulheres. Três desejos…

…E a felicidade espreita à porta


Emma, Leonie e Hannah têm um desejo por concretizar – e então serão verdadeiramente felizes…

Para a recém-casada Emma, a felicidade consiste em conceber um filho e escapar ao domínio do pai, que continua a controlar e a criticar cada um dos seus passos.

Leonie, uma divorciada mãe de três adolescentes e dona de um coração grande, procura o verdadeiro amor. Mas quando o homem dos seus sonhos finalmente aparece terá ela coragem para seguir o seu coração?

E para Hannah, a restabelecer-se de uma dolorosa separação, a felicidade advém de uma carreira de sucesso, que lhe dará a tão desejada independência e segurança – algo que, acredita ela, nenhum homem alguma vez lhe poderá dar. Ou será que pode?

Mas, por vezes, desejar algo do fundo do coração pode destruir a felicidade que espreita à porta…

Alguém como Tu enaltece a importância da amizade. À medida que cada uma segue a sua vida, aprende que, com amigas como estas, a vida floresce de formas maravilhosas e muitas vezes surpreendentes.


Autora
Cathy Kelly nasceu em Belfast e cresceu em Dublin. Iniciou a sua carreia num jornal nacional irlandês, onde foi editora de moda e de notícias, crítica cinematográfica e autora da popular coluna de conselhos «Dear Cathy». Actualmente colabora com o jornal Sunday World.

Editou o seu primeiro romance, Woman to Woman, em 1997, que se transformou de imediato num êxito de vendas e converteu Cathy Kelly numa autora reconhecida internacionalmente: os seus livros estão traduzidos em mais de quinze línguas, com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Alguém como Tu recebeu o prémio Romantic Novel of the Year, para o melhor romance do ano, em 2001.

Actualmente, Cathy Kelly vive no condado de Wicklow, na Irlanda, com o companheiro e os filhos gémeos.

Para saber mais, visite www.cathykelly.com e http://www.quintaessencia.com.pt/

Salva-me - Guillaume Musso [Opinião]


Sinopse
-->
Uma história encantadora repleta de fantasia, "suspense" e amor. O insólito encontro entre Juliette e Sam é explosivo e mágico. Mas o apaixonado fim-de-semana que vivem juntos é maculado pela mentira. Sam, viúvo, diz ser casado; Juliette, empregada num café, diz-se advogada. Juliette tem de regressar a Paris e Sam acompanha-a ao aeroporto. É o instante decisivo em que o destino deles pode mudar, mas nem um nem outro ousa pronunciar as palavras necessárias. Meia hora mais tarde, chega a notícia: o avião de Juliette explodiu em pleno voo. Sam é agora um homem desesperado. Está longe de imaginar que a história deles não acaba aqui...

Excertos
"Cada um corre por sim sem se preocupar com o vizinho.As pessoas são esmagadas umas contras as outras e, no entanto, estão extremamente sós."

"... Se já amou sinceramente uma vez na vida, tem todas as hipóteses de amar novamente..."

"A única verdade sobre a Terra é que nunca sabemos de que se fará o amanhã"

"... O brilho de algumas horas de felicidade é por vezes suficiente para tornar toleráveis as desilusões e as injustiças com que a vida não deixa de nos contemplar"

-->
Este foi o segundo livro que li deste autor, e tal como o primeiro, há sempre uma personagem bastante estranha e sombria para complicar a vida dos protagonistas. Neste caso é Grace Costello que aparece do nada, para dizer a Sam que a mulher da sua vida, Juliette vai morrer muito brevemente e que a missão dela é fazer com que isso aconteça, porque esse é o destino dela. Lutando contra um trágico destino Sam procura todos os meios ao seu alcance para modificar tão triste fim e no meio disto tudo descobre que Grace Costello morreu há dez anos, em cumprimento do seu serviço enquanto polícia. Uma história surpreendente que agarra o leitor até à última página deste emocionante Salva-me.