sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Edifícios Abandonados em Portugal - Ricardo Raimundo [Opinião]

Título: Edifícios Abandonados em Portugal
As histórias fascinantes por detrás dos nossos castelos, palácios e ruínas
Autor: Ricardo Raimundo
Editor: Manuscrito Editora 
Ano: 2022
N.º de Páginas: 264

Em Coina, existe um palácio abandonado com uma torre sumptuosa. A sua história é mais impressionante do que a estranha construção: erigida por um homem que fez fortuna a recolher lixo, nunca chegou a ser habitada. Supersticioso que era, Manuel Martins Gomes Júnior acreditou nas palavras da mulher: «Quem constrói uma casa, morre no seu interior».

Em Portugal, não faltam exemplos de notáveis locais abandonados que suscitam curiosidade em quem por eles passa (ou deles ouve falar). Castelos, palácios, casas senhoriais, hotéis, sanatórios e até parques aquáticos, todos eles foram projetos megalómanos, mas acabaram em ruínas. Porquê? O que aconteceu? E porque foram construídos? Qual foi, afinal, a sua história?

Num livro que resulta de uma minuciosa e exaustiva investigação, o historiador Ricardo Raimundo leva-nos numa viagem entre os séculos XVIII e XX, com o objetivo de nos contar as histórias por detrás dos mais emblemáticos edifícios abandonados em Portugal.

Jogos de poder, tragédias inigualáveis, projetos demasiado ambiciosos, refúgios para os que só queriam viver mais um dia. É este o outro lado da História, a descoberto pelo nosso património em ruínas.


🏚️Abandonados, pela sua história, pelas pessoas que passaram por lá, é óbvio que não podia deixar de ler o livro de Ricardo Raimundo Edifícios Abandonados em Portugal.

🏚️Já conheço o autor de livros anteriores e sabia bem com o que contar. O autor escreve muito bem, de forma detalhada e documentada, pelo que só poderia resultar num excelente livro.

🏚️Pelas páginas deste livro consegui visitar o Hotel Monte Palace nos Açores, as célebres piscinas e pistas do Ondaparque, a lindíssima Casa do Relógio na Foz do Porto, o Palácio da Quinta das Águias, o Solar dos Pimenteis, passando pelo Pavilhão Carlos Lopes e os Pavilhões do Parque D.Carlos I. Mas ainda há mais. A maior parte já conhecia, mas da sua história sabia pouco.

🏚️Este é um livro tão bom para os amantes do género que se fica com a vontade de querer ler mais sobre outros tantos edifícios portugueses que estão ao abandono e cujas histórias devem ser também interessantes.








Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt