quarta-feira, 14 de junho de 2017

João Morgado e «Vera Cruz» distinguidos no Brasil

O livro Vera Cruz recebeu ontem no Brasil a Medalha De Mérito Literário da Ordem de Cabral pela qualidade inegável da obra e a importância da mesma no resgatar da vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral e por aportar uma visão histórica inovadora sobre a sua chegada a terras da Vera Cruz. Uma obra crucial para a história de Portugal e Brasil , referiu o chanceler-mor da Ordem, Dom Gualdino Cocchiaro.

Já João Morgado foi distinguido com a Grã Cruz da Ordem de Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela república Federativa do Brasil, que outorga o título de Dom. A distinção é atribuída pelo trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral, editada nos livros Vera Cruz e Índias assim como nos livros infantis e juvenis Cabralito e Cabral - O Gigante dos Mares, ambos sobre o navegador português.

«O autor continua, com probidade, a visão de Alexandre Herculano, fundador do romance histórico em Portugal, sobre a confeção rigorosa deste género literário». Miguel Real

Desde o seu primeiro livro que leitores e críticos são unânimes, João Morgado é mestre na arte de recriar ambientes históricos longínquos, diálogos verosímeis, personagens fascinantes.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt