quarta-feira, 26 de abril de 2017

Porto Editora: Melissa Fleming e Doaa Al Zamel apresentam "Uma esperança mais forte do que o mar" em Lisboa

Título: Uma esperança mais forte do que o mar
Autor: Melissa Fleming
Prefácio: Rui Marques
Tradução: Ana Maria Chaves, Maria da Luz Rodrigues e Márcia Montenegro
Págs.: 240
Capa: mole com badanas
PVP: 16,60 €

Presença na despedida das novas missões da Polícia Marítima no Mediterrâneo e lançamento do livro marcam passagem por Portugal.
Depois de ter publicado, a 20 de abril, Uma esperança mais forte do que o mar, a Porto Editora traz a Portugal a autora, Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Doaa Al Zamel, protagonista deste impressionante testemunho, para apresentar este livro e participar em várias iniciativas, nos próximos dias 27 e 28 de abril.

Na quinta-feira, dia 27 de abril, às 15:30, Melissa Fleming e Doaa Al Zamel irão participar na Cerimónia de Despedida do pessoal da Polícia Marítima que irá integrar as Operações Frontex em 2017. A cerimónia decorre na Sala da Balança das Instalações Centrais da Marinha.
Após esta cerimónia, o livro é apresentado às 18:30, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, numa sessão que conta com a presença de Rui Marques (Plataforma de Apoio aos Refugiados) e Pedro Calado (Alto-Comissário para as Migrações). Nesta apresentação será possível ouvir o testemunho da autora e de Doaa Al Zamel, que dá rosto à tragédia pela qual passam milhares de pessoas em busca de paz e de uma vida melhor. No dia 28 de abril, o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, abre as portas do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14), para mostrar o exemplo português à porta-voz do ACNUR.

Sinopse:
Uma Esperança Mais Forte do que o Mar é uma chamada de atenção para a situação dramática por que passam largos milhares de refugiados sírios que procuram abrigo na Europa, tentando escapar a uma guerra que destruiu o seu país. Esta é a história extraordinária de uma jovem corajosa e da sua luta pela sobrevivência.

Melissa Fleming é a porta-voz mais competente que eu encontrei em 45 anos de vida política e profissional. Mas o que este livro demonstra vai muito para além disso. Ele revela não só o conhecimento profundo do tema dos refugiados em toda a sua complexidade, a inteligência das análises e o talento literário da autora, mas também uma extraordinária sensibilidade humana, um profundo empenhamento militante numa causa tão nobre e uma total solidariedade com os que sofrem, com os mais vulneráveis dos vulneráveis neste mundo cruel. Um livro admirável duma autora que o não é menos. António Guterres

Sobre a autora:
Melissa Fleming é a Diretora de Comunicação e a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Tem sido uma das vozes mais ativas no combate à indiferença, chamando a atenção para a grave crise humanitária que aflige milhões de seres humanos deslocados devido à guerra nos seus países de origem.




Sem comentários: