segunda-feira, 4 de janeiro de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

A Hora Solene - Nuno Nepoumceno [Opinião]

Título: A Hora Solene
Freelancer - Livro III
Autor: Nuno Nepomuceno
Lutai, vós homens de valor.
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 430
Editor: Top Books
PVP: 16,99€

Sinopse:
Através de uma viagem frenética por entre os deslumbrantes cenários reais de Londres, Hong Kong, Macau, Praga, Belize, Moscovo e Lisboa, as missões multiplicam-se, os disfarces sucedem-se. Questões sobre ética, moral, família e o valor da vida humana são levantadas. E uma teia de meias-verdades, ilusões, e complexas relações interpessoais é finalmente desvendada no capítulo final de uma série que já estabeleceu novos patamares para a ficção nacional.

A minha opinião: 
A Hora Solene põe fim à trilogia Freelancer de Nuno Nepomuneco. Terminada a sua leitura sinto a vazio normal de abandonar o personagem principal, esperando que o autor o coloque em novas aventuras e faça reviver André Marques-Smith e o traga de volta de ao mundo da espionagem. Portugal precisa de um espião do seu gabarito.

Tal como o final de A Espia do Oriente que, a meu ver, foi arrebatador, o início deste livro foi envolvente e viciante. Sangue, muito sangue, terrorismo e muita violência faz com que o leitor não se consiga despegar das suas páginas. Posso apenas acrescentar, e para não estragar muito da história, que o começo do livro é brutal!
Como vem sendo habitual Nuno não deixa que nos desliguemos de histórias antigas já que nos vai relembrando do que foi acontecendo nos livros anteriores (por vezes em demasia).

O último livro da trilogia Freelancer de Nuno Nepomuceno é um misto de emoções. Primeiro porque a vontade de que me chegasse às mãos para ver como terminava a história de André era muita mas, por outro, a tristeza por ter chegado ao fim também é grande.

Gostei de acompanhar as aventuras do espião português, que, como todos os espiões, levam uma vida dupla. De me deixar levar pelas peripécias, pelas paisagens, pelos cenários e por todas as aventuras que culminaram neste fantástico livro.

Obrigada pelo agradecimento no final do livro. Eu é que agradeço pelo carinho e pela excelente trilogia. Fico à espera por mais livros.