segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Edição de 2015 do “Correntes D’Escritas” homenageia o escritor Almeida Faria

A edição 2015 do “Correntes D’Escritas” homenageia o escritor Almeida Faria no ano em que se assinala o 50.º aniversário da publicação de A Paixão (Assírio & Alvim).
Leonardo Padura apresentará o seu livro Hereges e serão anunciados os vencedores do VII Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas / Porto Editora.
O encontro de escritores de expressão ibérica “Correntes D’Escritas”, que se realiza na Póvoa de Varzim e que é o mais importante evento do género a ter lugar em Portugal, vai homenagear o escritor Almeida Faria, assinalando os 50 anos desde a primeira edição de A Paixão (Assírio & Alvim) e acolhendo também a reedição de Cavaleiro Andante, que será assinalada com uma conversa com o editor da Assírio & Alvim, Vasco David, na quinta-feira, dia 26, às 21:30, no Hotel Axis Vermar.
Mas nesta edição há um outro escritor em grande destaque, o cubano Leonardo Padura, que estará no “Correntes D’Escritas” para o lançamento do seu livro Hereges (Porto Editora), a ter lugar na Sala de Atos do Cine-Teatro Garrett, às 17:00 de sexta-feira, dia 27. Na véspera, Leonardo Padura participará na mesa “A Literatura é um poço de liberdades” (Sala Principal do Cine-Teatro Garrett, 17:30). Leonardo Padura estará também na sessão “Correntes no Instituto Cervantes”, em Lisboa, dia 2 de março, a partir das 18:30. De realçar ainda a participação neste “Correntes D’Escritas” de José Tolentino Mendonça (participará na mesma mesa de Leonardo Padura), Ana Luísa Amaral (mesa “A verdade dos Prémios Literários: o poder das narrativas e/ou as narrativas do Poder”, dia 27, 10:00, Sala Principal do Cine-Teatro Almeida Garrett), Francisco José Viegas (mesa “O silêncio é o sal da escrita em construção”, dia 27, 17:30, Sala Principal do Cine-Teatro Almeida Garrett) e Gonçalo M. Tavares (mesa “Literatura: uma questão de inteligência invisível”, dia 28, 15:30, Sala Principal do Cine-Teatro Almeida Garrett).

Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas / Porto Editora
Para além da natural expectativa em relação ao Prémio Casino da Póvoa, é de assinalar o interesse crescente em relação ao Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas / Porto Editora. Já na sua sétima edição, esta iniciativa dirigida aos alunos e professores do 4.º ano de escolaridade tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, a criatividade e a imaginação através do desenho e, não menos importante, contribuir para o desenvolvimento de um espírito de grupo, de colaboração e de partilha de objetivos comuns. O desafio lançado é escrever e ilustrar um conto original, havendo total liberdade temática, através de um trabalho coletivo e sob a supervisão do professor.
Tal como nos anos anteriores, concorreram dezenas de escolas de todo o país e os trabalhos vencedores serão conhecidos na sessão oficial de abertura do “Correntes D’Escritas”, marcada para as 11:00 de quinta-feira, dia 26. Os prémios serão entregues na sessão de encerramento agendada para as 18:00 de sábado, dia 28.


Sem comentários: