segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lançamento:"Acta Est Fabula Memórias - III - Lourenço Marques Revisited (1955 - 1976)" de Eugénio Lisboa, 24 Outubro


Eugénio Lisboa, de seu nome completo, Eugénio Almeida Lisboa, nasceu em Lourenço Marques (Moçambique), em 25 de Maio de 1930. Frequentou ali a escola primária e o liceu, tendo vindo estudar engenharia electrotécnica, em Lisboa (1947), no Instituto Superior Técnico. A extrema alta qualidade de professores que teve, no liceu, deu-lhe, para sempre, um amor não conflituoso pelas chamadas “duas culturas”. Os livros que seu pai lhe comprava, com evidente sacrifício e clandestino prazer, e o singular legado de um belo acervo bibliográfico feito por Abel Menano, colega de seu pai, permitiram-lhe, muito cedo, abrir-se aos marcos da cultura universal. Iniciação que, para sempre, o marcou.

No período final do seu curso de engenharia, coincidindo com o seu serviço militar em Portalegre, conheceu José Régio, que o marcou profundamente e foi responsável pela sua (relutante) iniciação como escritor.

Trabalhou, já de regresso a Moçambique, como engenheiro electrotécnico e como operador e gestor, no sector petrolífero, ensinou (literatura) em universidades de África e da Europa, foi Conselheiro Cultural, durante dezassete anos, na embaixada, em Londres, Presidente da Comissão Nacional da Unesco (1995 – 1998) e terminou a sua vida oficialmente activa, como Professor Catedrático Visitante da Universidade de Aveiro, pela qual guarda especial carinho.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt