quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Maldito Karma - David Safier [Opinião]


Título: Maldito Karma
Autor:
David Safier
PVP: 17,75€
N.º de Páginas: 280
ISBN: 978-989-657-146-7

A apresentadora de televisão Kim Lange encontra-se no melhor momento da sua carreira, quando sofre um acidente e morre, esmagada pelo urinol de uma estação espacial russa.
No Além, Kim dá-se conta de que, ao longo da sua vida, se limitou a acumular mau Karma: enganou o marido, descurou a sua filha e amargurou a vida de todos os que a rodeavam. Descobre então o seu castigo: está num formigueiro, tem duas antenas e seis patas… é uma formiga!
Kim não tem a mais pequena vontade de continuar a arrastar migalhas de bolos depois de ter passado a vida a evitar os hidratos de carbono. Além disso, não pode permitir que o marido vá afogar as mágoas da sua perda com outra.
Só lhe resta, por isso, uma saída: acumular bom Karma, para ascender na escala da reencarnação e voltar a ser humana. Mas o caminho para deixar de ser insecto e se converter num bípede é duro e está pejado de contratempos.
Na Alemanha, um milhão de leitores já se deliciou com este romance hilariante, que colocou David Safier no mais alto patamar da cena literária europeia. Maldito Karma é uma história transbordante de fantasia, uma fábula entusiasmante que, entre gargalhadas, nos ajuda a reflectir sobre as prioridades da vida. Leia-o e descubra o segredo da felicidade.

A minha opinião:
Se não fossem as maravilhosas críticas que fui lendo na blogosfera talvez nunca tivesse comprado Maldito Karma. Mas em boa hora o fiz.
Este hilariante livro mais não traz do que uma excelente lição de moral para quem não olha a meios para atingir os fins. Kim Lange é um desses exemplos. Extremamente ambiciosa no trabalho, é capaz de ultrapassar todas as barreiras possíveis, mesmo que para isso tenha de inventar todos os tipos de mentiras sobre os seus colegas de trabalho, para conseguir alcançar o topo. E no que toca à família também há muito a limar. Votada completamente ao abandono, a sua filha Lily é completamente colocada em segundo plano no dia do seu aniversário porque a sua mãe está nomeada para uns prémios de televisão. No entanto, é nesse dia que Kim Lange vai ter o pior dia da sua vida. Apesar de ter ganho o tão aguardado prémio, um urinol de uma estação espacial russa cai-lhe em cima da cabeça e Kim vai desta para melhor. Perante todas as acções tomadas ao longo da sua existência, Kim foi acumulando mau Karma e, por isso mesmo, reencarnou numa formiga obreira tendo como principal função trabalhar várias horas por dia acartando grandes quantidades de comida. Aí descobre que ela não é o único humano que teve a possibilidade de reencarnação e dá de cara com Giacomo Casanova, transformado também ele em formiga e juntos tentam fazer boas acções para tentar acumular bom karma e reencarnarem em animais mais interessantes e, quem sabe, noutro ser humano. De formiga, a porquinho-da-índia, a vaca, a esquilo, a minhoca, a escaravelho, a cachorro…
Kim vai vivendo peripécia atrás de peripécia tornando a leitura deste livro cada vez mais divertida e hilariante.
Gostei sobretudo de ver a transformação da personagem principal ao longo do romance. Da fria e temperamental Kim, para a doce e ternurenta Kim do final do livro, que ama o marido e a filha e que faz tudo para os ver feliz. Mas que também se preocupa com o que a rodeia e que não pensa apenas na sua felicidade, mas também na dos outros. Adorei também a personagem do Casanova, que sem perder o seu jeito engatatão, era um eterno romântico e morreu por amor.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt