terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma Noite em Nova Iorque - Tiago Rebelo [Opinião]

Título:Uma Noite em Nova Iorque
Autor: Tiago Rebelo
Edição/reimpressão: 2011
N.º de Páginas: 184
Editor: Edições Asa
Colecção: Autores Portugueses
PVP: 11.90€
Sinopse:
Filipe é um conceituado escritor de visita a Nova Iorque, onde conclui o seu novo romance no dia em que completa 50 anos. Patrícia, a sua mulher, médica, vive a angústia de um casamento em crise. Há muitos anos, Isabel jurou que se encontraria com Filipe em Nova Iorque, neste mesmo dia, no terraço do Empire State Building, caso a vida os separasse. Jonas, cantor famoso, está na cidade para um concerto. Catarina, jornalista, vive com Ricardo, mas já não o ama e, em contrapartida, deixa a sua vida em suspenso para ir atrás de Jonas. Luísa, uma jovem estudante de uma beleza invulgar, é a mulher que Jonas quis, embora não a amasse. E Catarina é a mulher que ele ama, apesar de ser demasiado egoísta para se comprometer. De alguma maneira, todas estas vidas se cruzam em determinado momento e, de alguma forma, influenciam-se umas às outras. Nova Iorque, a cidade de todos os encantos, é o local onde o passado e o futuro destas pessoas se encontram, para onde, estejam ou não presentes, os seus destinos convergem e as suas vidas se decidem. Uma Noite em Nova Iorque é uma complexa história de encontros e desencontros, promessas e desilusões; mas também uma história de descoberta e de esperança, que reflecte o dilema dos protagonistas divididos entre duas forças poderosas: a obrigação de perpetuar uma união que já não lhes traz alegria e a urgência de correr atrás de uma enorme paixão que mais não é do que uma carta fechada.

A minha opinião:
Se nunca leu qualquer livro de Tiago Rebelo não aconselho a começar por "Uma noite em Nova Iorque". Com uma capa apelativa e com uma sinopse reveladora até demais, o novo livro de um dos meus escritores preferidos ficou muito aquém das minhas expectativas. Esperava mais deste livro, mais das personagens, sobretudo de Filipe, escritor famoso a atravessar uma crise no casamento e de Isabel, uma mulher recém divorciada que conhece numa sessão de autógrafos e, no meio disto tudo, Patrícia, mulher de Filipe, que recorda com saudade o início do namoro de ambos; mais de Catarina, uma jovem jornalista e Jonas um fútil músico em ascensão e Luísa uma estudante ignorante que se ilude com o sucesso mediático do músico... Toda esta sucessão de relacionamentos torna a história um pouco confusa, a meu ver, levando a maior parte das vezes a minha leitura a parte nenhuma, coisa que nunca acontecera antes em nenhum dos outros romances do autor.

9 comentários:

Kamila Raupp disse...

Oi Maria, tudo bom?
Adorei sua resenha e a dica, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas vou procura-lo!
Estou seguindo seu blog, ta uma passadinha e siga la no meu? http://vicio-de-leitura.blogspot.com
Beijão!

***** disse...

Tem aqui um exemplo de uma pessoa que nunca tinha lido nenhum livro do Tiago Rebelo e que gostou imenso deste. Recomendo.

Maria Manuel Magalhães disse...

Ainda bem, eis a prova que não podemos gostar todos da mesma coisa :)

Chuva de livros disse...

terminei ontem a leitura deste livro. E foi o primeiro livro que li de Tiago Rebelo. Ao ler a tua opiniao, não podia concordar mais... Mas vou entao dar outra oportunidade ao autor e procurar outro livro dele... Este foi mesmo cansativo com tanto encontro, desencontro... para nao chegar a lado nenhum....
Continuação de boas leituras
bj

MARGARIDA disse...

Acabei ontem de ler o liveo de Tiago Rebelo "Uma Noite em Nova Iorque" gostei , mas estava `a espera de outros finais, contudo vou ler mais obras do autor para ficar com mais informação.

Anónimo disse...

Nunca lera o autor e "comecei" por "Uma noite em Nova Iorque"... gostei... achei uma escrita fluída e interessante. Sinceramente, aconselho
José Veiga

Anónimo disse...

Este novo livro do Tiago Rebelo apresenta uma forma de escrita completamente diferente dos livros anteriores: mais ligeira, descontraída, ao estilo de margarida rebelo pinto.
Nao aprecei muito os desfasamentos temporais ao longo da historia... as vezes ficava um pouco confusa.
De qualquer das formas, gostei do livro. De tal forma, q o li em dois dias. É uma boa opção para ler durante as férias.

Dora disse...

Este foi o livro do Tiago Rebelo que menos gostei e o primeiro que li.

Maria Manuel Magalhães disse...

Já somos duas Dora. Também não gostei muito deste.

WOOK - www.wook.pt