quarta-feira, 27 de abril de 2011

Na Feira do Livro de Lisboa, o Grupo Porto Editora terá um espaço de 1250 m2 pensado para o encontro dos leitores com os livros e os autores

Começa amanhã, 28 de Abril, a 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa e, pela primeira vez, o Grupo Porto Editora (GPE) estará presente num espaço único onde estarão representadas todas as chancelas do maior grupo editorial português, incluindo as do universo Bertrand e Círculo de Leitores: Porto Editora, Areal Editores, Lisboa Editora, Ideias de Ler, Albatroz, Sextante Editora, Bertrand, 11x17, Círculo de Leitores, Temas e Debates, Quetzal, Pergaminho, Contraponto, GestãoPlus e ArtePlural.
Luís Miguel Rocha, Gonçalo M. Tavares, Jojo Moyes, José Luís Peixoto, Luís Sepúlveda, Teolinda Gersão, Rentes de Carvalho José Manuel Saraiva e Robert Muchamore são apenas alguns dos nomes que vão passar pelo espaço do GPE – um espaço de 1250 m2 que vai acolher inúmeras iniciativas durante toda a Feira do Livro, de sessões de autógrafos a workshops, sem esquecer acções pensadas para público infantil e juvenil, com o objectivo de proporcionar um verdadeiro encontro dos leitores com os livros e os autores.
Sendo certo que, todos os dias, haverá um autor em destaque, será aos fins de semana que o espaço do GPE acolherá os principais eventos, nomeadamente os que proporcionarão encontros com os escritores. Destes, destaque para a presença de:
Gonçalo M. Tavares: Matteo perdeu o emprego, o primeiro livro de Gonçalo M. Tavares no catálogo da Porto Editora, estará em destaque numa sessão de autógrafos que promete ser concorrida.
Jojo Moyes: com Silver Bay – A Baía do Desejo, a Porto Editora apresentou às leitoras portuguesas uma escritora inglesa cujo talento é inegável. E tal como noutros países, Jojo Moyes começa a ser em Portugal um caso sério de sucesso, constituindo por isso uma forte aposta para esta Feira do Livro.
Ignacio del Valle: um dos mais talentosos escritores espanhóis da nova geração vem à Feira do Livro de Lisboa para estar com os seus leitores.
Luís Miguel Rocha: autor do A Mentira Sagrada, o livro mais vendido em Portugal nas últimas semanas.
Luís Sepúlveda: o escritor chileno tem milhares de leitores fiéis, sendo de sublinhar o sucesso que tem, inclusive, nos leitores mais novos.
José Luís Peixoto: É o nome mais sonante da nova geração de escritores portugueses. A sua obra foi traduzida em vários idiomas e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. O seu primeiro romance, Nenhum Olhar, recebeu o Prémio Literário José Saramago. Livro, o seu romance mais recente, foi publicado pela Quetzal, em 2010.
José Manuel Saraiva: um autor que há poucas semanas entrou no universo da Porto Editora com o romance A Terra Toda.
José Rentes de Carvalho: A viver na Holanda desde a década de 1950, onde a sua obra tem tido o reconhecimento da crítica e dos leitores, J. Rentes de Carvalho só agora começa a ser conhecido no seu próprio país. A Quetzal publicou Ernestina, Com os Holandeses, A Amante Holandesa, Tempo Contado e, já este ano, La Coca.
Afonso Cruz: Escritor, ilustrador, realizador de filmes de animação e músico, Afonso Cruz é uma das grandes revelações da literatura portuguesa dos últimos anos. Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e na Quetzal já publicou A Enciclopédia da Estória Universal (Prémio Camilo Castelo Branco) e A Boneca de Kokoschka.
Francisco Louçã: Francisco Louçã é professor catedrático de Economia e deputado. Tem livros e artigos científicos publicados em onze línguas. Publicou recentemente com a Bertrand Editora “Portugal Agrilhoado – A Economia Cruel na Era do FMI”. O livro convida os leitores a discutirem a crise no tempo do FMI, a analisarem as teorias económicas, a conhecerem os problemas e a escolherem o que vai ser da nossa vida.
Paulo Cardoso e Jerónimo Pizarro: Paulo Cardoso é astrólogo, pintor e ensaísta, tendo publicado até ao momento 33 livros. Na área da astrologia realizou cerca de 18 500 estudos astrológicos, sendo considerado o mais prestigiado astrólogo português da actualidade. Jerónimo Pizarro pertence ao grupo de trabalho que prepara a Edição Crítica de Fernando Pessoa, projecto para o qual já contribuiu com 8 volumes. Em 2009 organizou o livro Fernando Pessoa: o Guardador de Papéis. Entre 2008 e 2010 coordenou a digitalização da biblioteca particular de Fernando Pessoa. Juntaram-se para trazer à luz do dia uma faceta de Pessoa que a maioria desconhece: a de Astrólogo.
Teolinda Gersão: A Cidade de Ulisses, publicado pela Sextante Editora, surge no momento em que se assinalam os 30 anos de carreira literária desta escritora.
Para os jovens leitores, de referir a presença de Robert Muchamore, de quem muitos se lembrarão do estrondoso sucesso de que se revestiu a passagem deste escritor na Feira do Livro de Lisboa do ano passado, com centenas de jovens a quererem estar perto do autor da famosa coleção juvenil Cherub. Para os mais novos, as atrações serão, sem dúvida, as mascotes dos Irmãos Koala, do Panda e da Ovelha Choné.

Quanto a workshops e outros eventos especiais, destacam-se os seguintes:

Apresentação de Gestão do tempo para mulheres (muito) ocupadas, de Maria José Silveira Núncio, com workshop, 1 de maio, 18:00;
“Escrita Criativa”, com Pedro de Sena-Lino, 7 de maio, 19:30
Concerto de Jazz, tarde de 7 de maio (a propósito dos livros do José Duarte,e ditados pela Sextante Editora);
Livreiros por um dia - sábados e domingos, das 17h00 às 20h00, no stand da Quetzal Editores, os autores da casa, Mónica Marques, Paulo Ferreira, Afonso Cruz, Karla Suarez, Pedro Vieira, Marta Rebelo e António Manuel Venda vestirão a camisola de livreiros e aconselharão os visitantes sobre os melhores livros a comprar na feira – não escondendo preferências.
“Mulheres Activistas” é uma exposição fotográfica sobre o tema abordado no livro Metade do Céu, de Nicholas D. Kristof e Sheryl WuDunn. Este casal de jornalistas vencedor do prémio Pulitzer reúne testemunhos de mulheres de todo o mundo, que transformaram a opressão em oportunidade. Com início às 17h30 do dia 1 de maio
Workshop sobre o sono para pais e crianças, dirigido por Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto, que explora e explica importância de dormir bem e ter hábitos de sono saudáveis. 1 de maio, das 17h00 às 18h00
Workshop de Culinária a propósito do livro premiado Taberna 2780: Bernardo Mendonça abriu, juntamente com o amigo de longa data e sócio de muitos projetos Nuno Barros, o restaurante Taberna 2780, em Oeiras. Nuno Barros completou o curso na famosa escola Le Cordon Bleu, em Londres. Em 2008, esteve entre os candidatos a melhor chef português do ano. Horário: 8 de Maio, das 18h00 às 20h00.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt