terça-feira, 26 de abril de 2011

Dias do Livro chegam ao Península

“Ler é sonhar pela mão de outrem”: assim chegam, ao Península Boutique Center, galeria comercial no Porto, os Dias do Livro.
De 26 de Abril a 8 de Maio, aquele espaço acolhe livros e autores, numa iniciativa que encontra nas palavras de Pessoa o seu mote.


Richard Zimler, Ana Luísa Amaral, Mário Cláudio e João Pedro Mésseder são os convidados de honra. À mesa, os escritores marcam presença em tertúlias, sessões de leitura e sessões de autógrafos - momentos em que o público terá, também, a oportunidade de lhes falar e conhecer melhor as obras e os indivíduos por detrás delas.

O evento, que tem o Grupo Editorial Leya e CE Livrarias como principais parceiros, contará ainda com um espaço de exposição e venda de livros que contempla, além de uma zona de oportunidades, com preços de 4,90€ e 8,90€, descontos na ordem dos 10% para os restantes títulos.

Com os Dias do Livro, o Península Boutique Center pretende, assim, complementar a sua oferta habitual, adicionando a literatura à moda. No futuro, aquela galeria comercial prevê a realização de outras actividades ligadas à Cultura, área em que pretende actuar.

Datas das sessões:
- Ana Luísa Amaral, 28 de Abril, 20 horas
- João Pedro Mésseder, 03 de Maio, 18 horas
- Richard Zimler, 05 de Maio, 18 horas
- Mário Cláudio, 07 de Maio, 16h30

Sobre os autores:

Ana Luísa Amaral
Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa, a 5 de Abril de 1956, e vive, desde os nove anos, em Leça da Palmeira.
Organizou, com Ana Gabriela Macedo, da Universidade do Minho, o Dicionário de Crítica Feminista (Afrontamento, 2005). Co-traduziu para inglês poemas de Xanana Gusmão (Mar Meu/My Sea of Timor, Porto, Granito, 1998) e traduziu para português a poesia de Eunice de Sousa (Poemas Escolhidos, Cotovia, 2001) e de John Updike (Ponto Último, Civilização, 2009).
Em 2007, venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas, com o livro A Génese do Amor. Foi ainda galardoada em Itália com o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi. O seu livro Entre Dois Rios e Outras Noites obteve, em 2008, o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Depois de Se Fosse Um Intervalo, editado em 2009 pela Dom Quixote, o seu mais recente livro é Inversos – Poesia 1990-2010.

João Pedro Mésseder
João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto, e aí completou os estudos universitários. É autor de A Cidade Incurável (Caminho, 1999) e Ordem Alfabética (Quasi Edições, 2000) (poesia) e recebeu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, 1999, da Câmara Municipal de Loures, pelo livro Fissura (Caminho, 2000). Publicou ainda dois livros para a infância: Versos com Reversos (Caminho, 1999), nomeado para a «IBBY Honour List» de 2000, e De Que Cor É o Desejo? (Caminho, 2000). Tem colaboração dispersa em obras colectivas, revistas e outras publicações

Richard Zimler
Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, Nova Iorque. Fez um bacharelato em religião comparada na Duke University e um mestrado em jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto.
Tem actualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Na última década publicou sete romances, uma colectânea de contos e um livro para crianças. Os Anagramas de Varsóvia é o seu romance mais recente.

Mário Cláudio
Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, Mário Cláudio, nascido no Porto, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres.
É autor de uma vasta e multifacetada obra que abarca a ficção, a poesia, a dramaturgia e o ensaio. As biografias romanceadas Amadeo (1984), Guilhermina (1986) e Rosa (1993), reunidas em 1993 num só volume, Trilogia da Mão, vieram incluir Mário Cláudio entre os maiores ficcionistas portugueses contemporâneos. Tocata para Dois Clarins (1992), As Batalhas do Caia (1995), O Pórtico da Glória (1997), Peregrinação de Barnabé das Índias (1998), Ursamaior (2000), Oríon (2003), Gémeos (2004), Camilo Broca (2006) e Boa Noite, Senhor Soares (2008) são alguns dos seus títulos mais conhecidos.
As obras de Mário Cláudio, que desde 1992 são editadas pelas Publicações Dom Quixote, foram muitas vezes premiadas e encontram-se traduzidas em castelhano, francês, italiano e alemão. Mário Cláudio foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2004 e, em 2008, foi agraciado com os prémios Vergílio Ferreira e Fernando Namora.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt