terça-feira, 19 de abril de 2011

Amanhã... Tertúlia sobre novos autores portugueses na Bulhosa

Os escritores Afonso Cruz, João Tordo, Pedro Vieira e David Machado vão estar na livraria Bulhosa de Campo de Ourique, amanhã, quarta-feira, 20 de Abril, às 18h30, para mais uma tertúlia Conversas de Bairro.
“Os novos autores portugueses” é o mote para esta conversa conduzida por Sérgio Lavos, livreiro e blogger do Arrastão.

Afonso Cruz nasceu em 1971 na Figueira da Foz e estudou nas Belas Artes de Lisboa, no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e na António Arroio. É escritor, músico, cineasta e ilustrador. Escreveu cinco livros: A Carne de Deus (Bertrand), Enciclopédia da Estória Universal (Quetzal – Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco 2010), Os Livros Que Devoraram o Meu Pai (Caminho – Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009), A Contradição Humana (Caminho – Prémio Autores 2011 SPA/RTP) e A Boneca de Kokoschka (Quetzal). Ilustrou, desde 2007, cerca de trinta livros para crianças, trabalhando com autores como José Jorge Letria, António Torrado, Alice Vieira. O livro Bichos Diversos em Versos foi seleccionado pela Biblioteca Internacional de Juventude /White Ravens 2010 e Galileu à Luz de uma Estrela ganhou o Prémio Ler/Booktailors 2011 - Melhor Ilustração Original.
João Tordo nasceu em Lisboa a 28 de Agosto de 1975, filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco, ligada ao cinema e mais tarde à moda. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Trabalha como guionista, depois de ter passado pelo jornalismo, tendo publicado, entre outros, n' O Independente, Sábado, Jornal de Letras, ELLE e a revista Egoísta. Escreveu, em parceria, o guião para a longa-metragem “Amália, a Voz do Povo” (2008). Foi vencedor do prémio Jovens Criadores em 2001. Publicou quatro romances, O Livro dos Homens Sem Luz, Hotel Memória, As Três Vidas (vencedor do Prémio José Saramago 2009) e O Bom Inverno, o seu último romance que tem a chancela da Dom Quixote.
Pedro Vieira nasceu em Lisboa em 1975, cidade onde reside. Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalha como criativo no Canal Q das Produções Fictícias, sendo actualmente um dos responsáveis pelo programa “Ah, a Literatura!”. Trabalhou como livreiro nos grupos Almedina e Bulhosa Livreiros e como designer no Centro Cultural Olga Cadaval. Fez formação adicional na área de ilustração, que exerce em regime freelance, em cursos promovidos pela Ar.Co e pela Fundação Calouste Gulbenkian. É ilustrador residente da revista Ler. Blogger indefectível, criou o Irmaolucia e é co-autor do Arrastão.
David Machado nasceu em Lisboa em 1978. É autor do romance O Fabuloso Teatro do Gigante e do livro de contos Histórias Impossíveis. Em 2005 o seu conto infantil A Noite dos Animais Inventados recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, e desde então publicou mais três contos para crianças: Os Quatro Comandantes da Cama Voadora, Um Homem Verde Num Buraco Muito Fundo e O Tubarão na Banheira, distinguido com o Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Islândia e Marrocos. Traduziu os livros O Herói das Mulheres, de Adolfo Bioy Casares e Obrigada Pelo Lume, de Mario Benedetti.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt